Publicado em Quarta - 28 de Setembro de 2011 | por Marcelo Ferraz

Opinião Os mitos do crédito fácil

Render-se ao crédito para ter a tranqüilidade de resolver a falta de recursos em uma situação inesperada ou não precisar adiar a compra de um bem que traga mais conforto ou segurança é uma alternativa a que grande parte dos brasileiros recorre. A opção pelo empréstimo de curto prazo, entretanto, assim como outras operações financeiras, requer alguns cuidados, para que o consumidor não se torne alvo de armadilhas de golpistas.
Leia mais...

Opinião Reprises e Certezas

Publicado em Segunda - 26 de Setembro de 2011 | por Lourembergue Alves

É grande a movimentação em torno das disputas eleitorais de 2012. Reuniões são realizadas e reencontros são agendados. Os líderes se encontram, independentemente de suas correntes partidárias. Afinal, contam-se muito mais os projetos pessoais. Daí a correria. Inclusive para atravessar a ponte que divide cidades. Pois pessoas buscam outros domicílios eleitorais, onde possam ter melhor sorte; enquanto outras, que perderam recentemente o emprego, fazem suas escolhas partidárias. 
Leia mais...

Opinião Vozes que se alçam

Publicado em Segunda - 26 de Setembro de 2011 | por Bruno Peron

A voz de abertura da 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) conquistou espaço nalguns dos principais jornais do mundo. E não é porque a proferidora das palavras iniciais tenha recebido sapatadas, tapas ou agressões de outro tipo. A vibração nas membranas da laringe transformou-se em contornos textuais de manchetes.
Leia mais...

Opinião Deputados de São Paulo sob suspeita

Publicado em Segunda - 26 de Setembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Da forma que foram produzidas e divulgadas, as gravíssimas declarações do deputado Roque Barbiere (PTB) – de que deputados estaduais paulistas “vendem” suas emendas ao orçamento para um esquema de empreiteiras e prefeitos – colocam sob suspeita a totalidade dos 94 detentores de mandatos na Assembléia Legislativa de São Paulo e carecem de profunda investigação. Experiente,  já está no seu sexto mandato, o parlamentar deve saber o vespeiro em que mexeu e dispor de provas suficientes para sustentar suas denúncias.
Leia mais...

Opinião Sustentabilidade corporativa: um reporte dos avanços globais

Publicado em Segunda - 26 de Setembro de 2011 | por Ricardo Zibas

A KPMG International, em conjunto com a Economist Intelligence Unit, divulgou recentemente um estudo sobre a importância da sustentabilidade dentro do ambiente de negócios e a atitude dos executivos em relação ao tema. Esta pesquisa global entrevistou 378 gestores de empresas em uma série de indústrias, abrangendo a América do Norte, Europa, Ásia, Oceania, América do Sul, África e Oriente Médio.
Leia mais...

Opinião Um pouco de ar fresco permite novos olhares

Publicado em Segunda - 26 de Setembro de 2011 | por Erika de Souza Bueno

Caso você ache que seus problemas vão sufocar toda sua esperança de ter uma vida com mais qualidade, quem sabe um pouco de ar fresco pode ajudá-lo a ver as coisas de um modo diferente. Erga sua cabeça e olhe para o céu que, mesmo com nuvens, tem muito a ensinar. Você vai ver que, quando abaixar novamente sua cabeça, novas ideias estarão povoando seus pensamentos.
Leia mais...

Opinião Má qualidade do ensino

Publicado em Sábado - 24 de Setembro de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

Este é um daqueles problemas brasileiros que todos os diagnósticos já foram publicados assim como todos os prognósticos. Todas as causas e os efeitos são totalmente conhecidos, mas a cada dia que passa só piora e, de novidade, só as justificativas banais das autoridades e algumas medidas exóticas para camuflar a gravidade do problema
Leia mais...

Opinião INPE vai ao interior da Antártica

Publicado em Sexta - 23 de Setembro de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

Nos últimos meses o INPE voltou a surpreender por suas pesquisas audaciosas e inovadoras, apesar da instabilidade que o governo jogou a instituição, que continua sem uma política de reposição de recursos humanos e sem política salarial. Alguém precisa acordar o país e tornar a prioridade do discurso em prioridade nas ações.

Leia mais...

Opinião O direito de greve e o grevismo profissional

Publicado em Sexta - 23 de Setembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

"É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei". Com esse texto, o artigo 9º da Constituição Federal garante o direito à greve, já reconhecido anteriormente na Carta de 1946.
Leia mais...

Opinião O Pior Cego Ignora os Erros

Publicado em Sexta - 23 de Setembro de 2011 | por Lourembergue Alves

A transparência é tão importante que, a ausência dela, provoca desgastes gigantescos a administração pública. Situação que pode levar quaisquer governos ao descrédito. Ainda não se chegou a isso. Mas a estampa que se visualiza apresenta o dito perigo. Tanto que, sequer, a maquiagem utilizada já não consegue mais escondê-lo. Nem mesmo disfarçá-lo. Pois são nítidos os traços de seu desenho. Desenho que tende a aumentar, caso persista a falta de alguém capaz de servir de ponte entre o governo estadual e a sociedade mato-grossense.   
 
Leia mais...