Publicado em Quarta - 14 de Setembro de 2011 | por KLEBER LIMA

Opinião Situação extrema, medida extrema!

Escrevo este artigo na madruga de segunda (12.09), antes de conhecer a decisão do governador Silval Barbosa sobre a nova crise da Agecopa. Seja o que for que tenha decidido (se é que já decidiu), não creio que tenha tocado no ponto central: A Agecopa nasceu pelos motivos errados, portanto, a única solução definitiva seria sua extinção.
Leia mais...

Opinião Tecnologia de ponta e salário do policial

Publicado em Quarta - 14 de Setembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A instalação de rede de comunicação digitalizada e especial, radar, GPS, computadores e até dos recém lançados “tablets” nas viaturas é a nova onda em todo o país. A adoção de tecnologia faz o mesmo efeito midiático antes cumprido pela compra de viaturas, coletes e pistolas que substituíram o velho revólver 38.
Leia mais...

Opinião Quando os populares se apropriam da tecnologia

Publicado em Terça - 13 de Setembro de 2011 | por Fernanda Quevêdo

Em uma época não muito distante, a principal forma de participação popular na construção de políticas  públicas era a modesta representação em audiência na câmara de vereadores. Hoje, os movimentos sociais têm pautado cada vez mais a construção de políticas sociais, de novos paradigmas e quebra de antigos, definição de conceitos e comportamento. Além disso, a população tem se movimentado literalmente, de forma cada vez mais incisiva pela internet. Que a sociedade tem se apropriado das ferramentas virtuais e tecnológicas para provocar transformações sociais é fato.
Leia mais...

Opinião Sinop, a cidade do conhecimento

Publicado em Terça - 13 de Setembro de 2011 | por José Riva,

Sinop, cidade que se tornou referência no desenvolvimento de Mato Grosso, completa 37 anos neste dia 14 de setembro. O seu crescimento pujante pode ser visto em todos os setores. É a que mais cresce no estado com importante participação no ranking da produção agropecuária brasileira. E a população segue tranquila podendo usufruir de nove faculdades, com mais de 60 cursos superiores e técnicos. O que considero uma ferramenta imprescindível para a transformação social.
Leia mais...

Opinião De velhinhos

Publicado em Segunda - 12 de Setembro de 2011 | por Eduardo Gomes de Andrade

Nosso encontro foi obra do acaso. Parei num córrego para lavar o para-brisas, quando ele surgiu montado numa mula preta e acenou com timidez. Respondi puxando prosa. Zé do Wantuil apeou e conversamos por alguns minutos. Com um pedaço de graveto riscando o chão da Cuiabá-Santarém contou sua história. Era ainda moço, lá pelos 35 anos, com mulher e três filhos pequenos quando deixou o Jequitinhonha
Leia mais...

Opinião CPMF e o fim da tortura na Saúde

Publicado em Segunda - 12 de Setembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves –

Durante os últimos meses, vemos decolar a discussão sobre a volta ou não da CPMF (Contribuição Provisória da Movimentação Financeira), o chamado “imposto do cheques”, para custeio da Saúde Pública. Governistas tentam justificar o tributo como  única forma de socorrer a população.
Leia mais...

Opinião A narrativa como memória familiar

Publicado em Segunda - 12 de Setembro de 2011 | por José Ruy Lozano

A palavra “narrativa”é bastante conhecida. As pessoas de mais idade cresceram ouvindo seus pais e avós contando histó­rias e aprenderam a produzir narrativas na escola, principalmente nas séries ini­ciais. O universo dessa narrativa, no entanto, é pejorativamente associado às fábulas e aos contos maravilhosos, ligado necessariamente ao mundo da in­fância. No mundo dos adultos, informa-se, diz-se, descreve-se, opina-se, twitta-se, fofoca-se, mas muito pouco se narra. Na sociedade contemporânea em particular, o espaço da narrativa no meio familiar en­contra-se cada vez mais reduzido, sitiado pelo distanciamento e pelas novas mídias.
Leia mais...

Opinião Desviaram o Assunto

Publicado em Domingo - 11 de Setembro de 2011 | por Lourembergue Alves

Crises são, quase sempre, resultados de desentendimentos, e estes, na maioria das vezes, frutos do despreparo e da ausência de habilidade de negociar e de dialogar. Ausência que nega a existência da política, e a inexistência desta denúncia a falta de um espaço apropriado, o qual desaparece pela incompetência dos atores. É nesse sentido que deve ser discutido o problemão identificado no coração da Agecopa.
Leia mais...

Opinião Rutiândia de modernidade

Publicado em Domingo - 11 de Setembro de 2011 | por Bruno Peron Loureiro

Feliz do momento em que os brasileiros tomarmos consciência do que se faz politicamente neste e deste país, pois estaremos aptos ao "controle social" ou a assumir as rédeas desta fulgurante locomotiva.
Leia mais...

Opinião Reciclar é preciso, mas com cuidados

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Reciclar papel, plástico, vidro, ferro e outras matérias-primas é atitude política e ecologicamente correta. Evita a deposição na natureza desses produtos usados em forma de lixo e, ainda, poupa os minerais e vegetais que fazem parte de sua composição. Com a reciclagem, as reservas minerais ficam guardadas para as futuras gerações e os vegetais são mantidos em pé, atuando no equilíbrio ambiental. Mas o trabalho de reciclagem exige cuidados que, infelizmente, ainda não observados Brasil afora.
Leia mais...