Artigos
Opinião Balanço da MarchBalanço da Marcha
O balanço é sempre necessário. Também nas atividades públicas. Necessidade, aliás, imprescindível em um Estado democrático e de direito. Pois é através do tal balanço ou relatório que a população pode ter maior conhecimento a respeito das ações de seus representantes. Nesse sentido, a carta da XIV Marcha a Brasília em defesa dos municípios tem a sua relevância.
Opinião Voto em lista fechada exclui os jovens da política
A questão da reforma eleitoral volta à pauta das discussões, ancorada por três demandas: baratear o custo das eleições, aproximar os eleitores dos eleitos e melhorar a qualidade da representação política e, consequentemente, a eficácia e a imagem do Poder Legislativo. Não faltam, também, os que defendem a necessidade de fortalecer os partidos políticos.
Opinião Pessoas que Documento Revelador
Em razão do texto do último domingo (08/05), intitulado “Viagem, VLT e deslizes”, esta coluna recebeu dezenas de e-mails elogiosos. Um deles trazia anexo, cópia do documento preliminar datado de janeiro de 2010, elaborado pelo saudoso Bento Porto – agrônomo que se fez conhecido e respeitado por sua competência profissional e luta em favor do planejamento. Planejar, dizia ele, é tarefa imprescindível também para a administração pública. Assim, o dito documento recomendava enfaticamente a necessidade de se “avaliar tecnicamente as alternativas entre o VLT e o BRT”, ainda que saísse em defesa do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT).
Opinião As oportunidades de Galindo
As crises políticas que assolam Cuiabá e Várzea Grande talvez não encontrem par na história recente dos dois municípios. E geram uma espécie de fadiga em toda a Baixada Cuiabana, agora renomeada como Vale do Rio Cuiabá. A AMM demonstrou por meio de pesquisa sócio-econômica, na semana passada, que praticamente todos os municípios da região, num raio de cerca de 100 km de Cuiabá, vivem algum tipo de crise severa, em geral lastreada em problemas de desenvolvimento econômico, com baixo dinamismo, estagnação ou retrocesso.
Opinião É possível treinar o cérebro para enxergar melhor
Um dos avanços mais expressivos da oftalmologia não implica em lentes ou cirurgia, mas em treinar o cérebro para enxergar melhor. Mais: não há restrições nem em termos de idade, nem de condição física. Basta ter acesso a um computador e disciplina para realizar as sessões de acordo com as recomendações do oftalmologista.
Opinião O caos na saúde pública
Tem um ditado popular muito conhecido que diz: casa onde falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão. Esse é o caso da saúde em Mato Grosso, mas principalmente em Cuiabá, sua capital.
Entra prefeito, sai prefeito, entra governo, sai governo, e a crise só agrava. E quem paga o pato é a população carente e desvalida que precisa de atendimento médico e não pode pagar um plano de saúde.
Entra prefeito, sai prefeito, entra governo, sai governo, e a crise só agrava. E quem paga o pato é a população carente e desvalida que precisa de atendimento médico e não pode pagar um plano de saúde.
Opinião A Reforma ortográfica, bitucas e sustentabilidade”
É para refletir. O que têm de comum estas palavras do título do artigo? Vamos por partes. Primeiramente, a definição. Sustentabilidade é um princípio de uma sociedade que mantém as características necessárias para um sistema social justo, ambientalmente equilibrado e economicamente próspero por um longo período de tempo.
Opinião O Degradante Trabalho Policial
Uma preliminar: minha total solidariedade às vítimas da brutalidade policial e minha repulsa ao policial infrator, torturador e que estabelece a condenável promiscuidade com o crime organizado. Eu mesma já fui vítima... seja, na minha adolescência, com o assassinato do meu irmão Cosme Luiz - com vários tiros de espingarda 12 – seja contra o meu próprio corpo e minha dignidade pessoal e política. Mas explicito da mesma forma e intensidade a minha solidariedade aos policiais que perderam suas vidas ou foram mutilados na tentativa de exercer com dignidade as suas atribuições em precárias condições de trabalho.
Opinião Pichar é crime
Não existe uma cidade brasileira que não sofra de pichações. Essa prática cresceu exacerbadamente a partir da década de 80 quando passou a ser encarada como diversão e disputa de afirmação de espaço entre gangues das cidades. Em São Paulo, por ser a maior do país, ficou mais evidente a destruição, a ponto de não haver um muro limpo, antes e depois da chamada lei Cidade Limpa, aprovada na atual gestão.
Opinião A democracia do terror
A história dos Estados Unidos da América nos últimos séculos é a história da farsa. A maior democracia do mundo faz fora o que não é capaz de fazer dentro, em seu território, contra seu povo. Inventam inimigos para ganhar eleições. Financiam e empossam ditadores para escravizar povos e confiscar suas riquezas naturais. Assim é, assim foi, em anos e anos de domínio e desprezo por povos menos desenvolvidos. Até bem pouco tempo, fez da América Latina sua latrina, legando a nós a submissão e as atrocidades de sanguinárias ditaduras que vitimaram, sobretudo, o desenvolvimento de um sentimento de nação, de povo, de Estado.