Artigos
Opinião A Verdade em bases falsas
Já se disse, com propriedade, que a realidade social não nasce pendente em árvores, ela é fruto de uma construção diária, com a interpretação dos fatos que acontecem à nossa volta e com ações que visam determinados objetivos. Ocorre, no entanto, que paralelo ao trabalho da construção da realidade, que gera os frutos social e do conhecimento, existe outro caminho que produz frutos venenosos, gerados com a mesquinhez de seres que existem para desfazer, desconstruir e que promovem o desacerto social, combustível que lhes move.
Opinião Troca-troca
Vou propor a mudança do nome de todas as ruas, becos, avenidas, praças e edifícios públicos de Cuiabá. Este seria o primeiro passo para enterrar definitivamente a história desta cidade, que tanto desconforto e perturbação parecem estar causando a algumas pessoas. Extinguir do currículo escolar a disciplina de História do Brasil - principalmente de Mato Grosso, também deve ser levado em conta. Outra medida fundamental seria o fechamento dos cursos de História das Universidades, do Instituto Histórico e Núcleo de Documentação Histórica, assim como das obsoletas Secretarias de Cultura. Além disso, seria preciso que as poucas bibliotecas públicas doassem os seus livros e documentos históricos de Mato Grosso a alguma ONG estrangeira. Lembro ainda que o governo, ao ficar livre dos seus professores de História, faria uma colossal economia, especialmente neste período de gastança com os preparativos da Copa do Mundo.
Opinião Recordar é viver
O bom da vida é a gente ter a possibilidade de lembrar do passado, que não foge de nossa memória! São sinais de que ainda estamos vivos apesar do tempo.
Opinião Cedro do Líbano
O justo florescerá como a palmeira, Crescerá como o Cedro do Líbano. Baseado nesta mensagem Bíblica que ouvi há muito tempo, referindo-se a qualidade da palmeira.
Opinião O enterro do Galo
As eleições deste ano em Mato Grosso ficarão indelevelmente marcadas por alguns episódios, entre os quais destaco três.
Opinião Nosso voto contra a corrupção
Se a justiça ainda não estabeleceu o Ficha Limpa, nós, com a força e a consciência cívica do voto, a faremos. De deputados mensaleiros, sacoleiros de votos; a sanguessugas do nosso dinheiro, lembraremos de todos. Muitos não estão atrás de mandato, mas de imunidade parlamentar. São os nossos corruptos de todo dia. Não compram votos, mas a segurança de que podem roubar, prevaricar, que nada, nada lhes acontecerá.
Opinião O novo governo e os velhos obstáculos têxtil
O setor têxtil nacional fatura US$ 46 bilhões anuais, emprega 1,65 milhão de pessoas, representa 5,5% do PIB da indústria brasileira de transformação e 17% do total de seus empregos. Seus investimentos em 2010 deverão fechar o exercício na casa de US$ 1,5 bilhão.
Opinião Atuação fraca da imprensa
Talvez pelas verbas oficiais que recebem dos governos, a imprensa brasileira demonstra muita insegurança ou sensibilidade com relação às palavras das autoridades federais quando a criticam, em especial do presidente da República. É preciso reforçar a idéia de que a democracia já tem força suficiente para superar ameaças, concretas ou vãs, de uma única pessoa, independente do cargo que ocupe.
Opinião De olhar
João Figueiredo deixou a faixa presidencial num canto dos aposentos e foi para Nogueira cuidar de seus cavalos. Tancredo Neves, que deveria sucedê-lo, morreu pouco antes de assumir o cargo e o Brasil ficou numa encruzilhada histórica: empossa ou não o vice José Sarney?
Opinião Os degraus da vida pública
O ser humano tem que viver um dia de cada vez. Cada dia que passamos, é um degrau a mais que subimos na escada da vida até chegarmos ao topo que imaginemos.