Artigos
Opinião Entre o velho e o viciado
Pelos jornais os principais candidatos à presidência da República se digladiam, em um dantesco big brother político e midiático. No paredão, o futuro da nação assiste a inexistência de programas de governo, quando é eliminada a esperança de mudança em um futuro próximo. Tudo, uma sucessão de ataques desnecessários, pueris, que acrescentam nada à democracia, à política e a consciência cívica de um povo.
Leia mais...
Opinião Que estadista que nada
Outro dia, um dos muitos e-mails recebidos por esta coluna realçava a figura do presidente da República. Sua presteza e dedicação à frente dos negócios públicos. O que lhe assegura uma vaga entre os maiores estadistas do mundo.
Opinião Moisés e a Travessia
Uma das passagens bíblicas mais conhecidas no mundo ocidental é saga de Moisés na condução do Povo de Israel à Canaã - a Terra Prometida.
Opinião O desarmamento e a segurança dos bandidos
Vivemos em um país em que muitas vezes os valores se invertem e, nessa espécie de guerra urbana e social contra a violência diária, contra a marginalidade que cresce assustadoramente, contra a criminalidade que aumenta gradativamente a todo tempo em todo lugar, comprova-se que o Estado protetor mostra-se ineficiente para debelar tão afligente problemática e por isso teima em produzir programas emergentes que surgem e insurgem sem atingir os seus reais objetivos.
Opinião A punição sem educação
Em outras épocas, quando educar era construir cidadania, a falha, o erro e as atitudes erradas, especialmente numa criança, eram corrigidas com a punição da palmada. O tempo passou, a população aumentou e os costumes mudaram. E como mudaram! Porém, cada pai e cada mãe sabem muito bem educar seus filhos. O estado não precisa interferir, exceto em situações onde as crianças correm riscos. Mas isso são outros quinhentos, como diziam nossos queridos antepassados.
Opinião Os Municípios e a Saúde
A regulamentação da Emenda Constitucional 29 é vital para a gestão das ações de Saúde nos municípios. Este ano, os prefeitos participaram de diversas mobilizações em Brasília com a finalidade de ver aprovada a PEC 29 como é conhecida.
Opinião Elefante branco
O todo poderoso Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em recente entrevista - após a eliminação do Brasil - deixou milhões de telespectadores surpresos ao declarar que a FIFA impôs ao Brasil a realização de uma subsede na Amazônia e outra no Pantanal. Acrescentou que do Brasil, o mundo só vê de positivo a Amazônia, com seus mistérios, e o nosso Pantanal, com suas belezas exóticas – além é claro da nossa ex-Cidade Maravilhosa.
Opinião A importância do P&D
O Brasil aumentou o investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) na última década. É evolução constante, ano após ano. A soma de valores já ultrapassou 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB). Ainda assim, é pouco.
Opinião Definição e punição à alienação parental
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou o projeto de lei n°. 4.053/2008, no último dia 07 de julho, que define formas de manifestação e dispõe sobre a punição ao pai ou mãe que tente desconstruir a imagem do outro genitor para o filho, gesto conhecido como alienação parental.
Opinião Segurança: pipas, só longe da rede elétrica
Com as férias escolares de julho, colocar uma pipa no céu parece ser uma ótima opção de lazer para a garotada. O que é para ser apenas diversão pode ter um final triste se não forem observadas questões ligadas à segurança. Soltar pipa é uma brincadeira saudável, da confecção ao ato de empinar, mas é preciso tomar cuidado para não gerar transtornos à sociedade e oferecer riscos à vida dos transeuntes (pedestres, ciclistas e motociclistas) e, principalmente, para quem faz uso dessa brincadeira.