Noticias Saúde
Calça apertada pode afetar circulação e saúde íntima de homens e mulheres
A consequência de usar uma calça apertada demais pode extrapolar o mero desconforto. Nesta semana, médicos descreveram um caso ocorrido na Austrália em que uma mulher sofreu lesões nos nervos e músculos da perna por ficar muito tempo agachada vestindo uma calça skinny. Questões relacionadas à circulação, à digestão e à saúde íntima de homens e mulheres também podem ser desencadeadas pelo excesso de aperto dos jeans da moda.
Câncer nos pulmões: novas terapias à vista
As terapias voltadas para o câncer de pulmão estão entre as que mais avançaram nos últimos cinco anos. Isso porque foi possível identificar alterações moleculares relacionadas a ele e, com isso, desenvolver terapias específicas para estas mutações. Pesquisas para combater este tipo de câncer tiveram enorme destaque durante o encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco), realizado este mês em Chicago. Laboratórios como Bristol-Myers Squibb, Merck e Novartis apresentaram dados de estudos clínicos de terapias para inibir o tumor. O foco das atenções ficou por conta da classe de drogas de imunoterapia conhecidas como inibidores de PD-1, que chegou a reduzir o risco de mortalidade em cerca de 60%. Entre eles, estão o nivolumabe e o ipilimumabe, que já tinham resultados positivos para melanoma e estão se mostrando eficientes também para alguns tipos de câncer de pulmão, sobretudo quando combinados.
Beber leite materno em idade adulta é prejudicial à saúde, alerta estudo
Beber leite materno em idade adulta é "um perigo" para a saúde, alertaram pesquisadores britânicos.O produto ─ disponível para a venda na internet ─ vem ganhando adeptos com a promessa de que aumenta as defesas do organismo.Mas cientistas da Universidade Queen Mary, em Londres, dizem o contrário.
Saúde realiza dispensa de licitação para adquirir medicamentos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicará esta semana vários processos de dispensa de licitação para aquisição de medicamentos de forma emergencial para reposição de estoque da Farmácia de Alto Custo, Judicial e para atendimento da portaria 172/2010 do Governo do Estado.
Anvisa suspende venda e uso de lotes de antibiótico e de álcool em gel
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (19) a suspensão, em todo o país, da distribuição, comercialização e do uso do Lote 15A70W, com validade para 01/2017, do medicamento cloridrato de ciprofloxacino, comprimidos de 500 mg, fabricado pelo Laboratório Prati-Donaduzzi.
Anvisa libera importação de medicamento a base de maconha para bebê de VG
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou a importação do medicamento a base de Canabidiol (CBD) - um dos componentes da maconha - que será destinada ao tratamento do bebê Ricardo Curvo de Almeida, de 11 meses, que mora em Várzea Grande. O lote do medicamento estava retido pela Anvisa desde o início do mês.
OMS recusa declarar emergência sanitária mundial devido ao vírus Mers
O comitê de emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS), responsável por avaliar os riscos decorrentes da propagação da Síndrome Respiratória do Médio Oriente (Mers), decidiu que, por enquanto, a síndrome não constitui razão para alarme mundial.
Nova vítima na Coreia do Sul eleva para 20 número de mortos causados por Mers
O governo da Coreia do Sul registrou hoje (17) uma nova morte devido à Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), elevando o número de mortos para 20. A mulher de 54 anos sofria de doença respiratória e pressão arterial alta antes de contrair o coronavírus, informou o Ministério da Saúde local.
Diabetes e obesidade ameaçam redução de mortes por doença cardíacas, diz OCDE
O aumento do número de pessoas obesas e com diabetes ameaça a redução das mortes por doenças cardiovasculares, que nos últimos 50 anos caiu 60%, informou hoje (17) a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Estudo vê menor risco cardíaco em pessoas que comem mais chocolate
Um estudo feito por pesquisadores britânicos com 25 mil homens e mulheres mostrou que aqueles que declaram consumir mais chocolate têm estatisticamente menos doenças cardiovasculares.