Noticias Saúde
Uso de lareiras: conheça os riscos e tome cuidado!
Para o brasileiro, acostumado com o clima tropical e o calor em grande parte do ano, a chegada do inverno traz uma série de desconfortos em algumas regiões. As temperaturas baixas especialmente nas regiões sudeste e sul requerem roupas mais pesadas, que nos protejam efetivamente do frio intenso. Na tentativa de trazer para casa um pouco mais de aconchego, uma das saídas são as lareiras domiciliares
David Braz volta para Rio de Janeiro e é internado em hospital
O zagueiro David Braz retornou de Curitiba para o Rio de Janeiro ainda antes do jogo do Flamengo contra o Atlético-PR, nesta quarta-feira.
Bebê com doença rara consegue doador de medula óssea na Alemanha
“Tiraram 500 quilos das nossas costas”, desabafou Luiz Cláudio Anísio, pai do menino Guilherme Mezabarba Anísio, de onze meses, após saber que uma medula óssea compatível com o filho foi encontrada no banco internacional de doadores.
Coxim tem 19 casos de leishmaniose humana confirmados, segundo Saúde
Os casos de leishmaniose em humanos, no município de Coxim, já são considerados epidemia. Até o final da manhã desta quarta-feira (24), a informação da secretaria de Saúde é que existiam 26 casos notificados e 19 confirmados.
Frequência urinária pode indicar problemas de saúde
Problemas relacionados ao trato urinário geralmente apresentam sintomas em estágio avançado. Como saber, então, se uma pessoa está fazendo xixi demais? “Adultos saudáveis urinam entre quatro e seis vezes ao dia, sendo que o volume pode variar de 700 ml a dois litros”, diz o doutor Paulo Campana, médico patologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo.
Brasileiro desconhece danos do sal à visão
A Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE mostra que 7 em cada 10 brasileiros consome mais sal do que o recomendado – 5 gramas/dia para crianças e idosos ou 6 gramas/dia para adolescentes e adultos com até 60 anos. O problema é que a maioria desconhece os problemas de saúde que podem resultar desse hábito. Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, a falta de informação e o envelhecimento da população estão aumentando o número de pessoas com alterações na retina.
Pesquisa alerta para falta de diagnóstico de viroses
Dores de cabeça, nos músculos e articulações, febre e erupções na pele não significam apenas malária ou dengue no Amazonas: há inúmeras possibilidades ainda desconhecidas da ciência. Pesquisa conduzida por cientistas da FMTM-HVD (Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado) com 631 pacientes com esses sintomas detectou que 33 tinham sido infectados por um arbovírus (vírus transmitidos por mosquitos) chamado Mayaro e outras 128 pelo vírus Oropouche. Já os 470 restantes também ficaram curados, mas nunca souberam qual doença tiveram.
Futuros médicos ignoram riscos e engrossam estatísticas de fumantes no país
Estudo sobre a prevalência do tabagismo em universitários da área de saúde, realizado na cidade de Passo Fundo, no estado do Rio Grande do Sul, apontou ainda um alto índice de tabagismo entre os futuros médicos, revelando a urgente necessidade de estratégias preventivas e de cessação do tabagismo mais eficazes para os jovens brasileiros, particularmente os que se preparam para as profissões da saúde.
Prestar atenção aos picos de líbido alimenta desejo sexual
É comum as pessoas perguntarem qual a melhor hora para se fazer sexo e se a mesma favorece a performance sexual. Uns reclamam de incompatibilidade com o parceiro em relação ao melhor horário. Um estudo encomendado por uma empresa norte-americana que vende produtos eróticos mostra que a maioria dos adultos daquele país prefere ter relações sexuais à noite, embora as tenham durante a madrugada.