Noticias Saúde
Índice de infestação predial em Rondonópolis coloca população em situação de alto risco
O índice de infestação predial do mosquito da dengue em Rondonópolis, distante 218 Km de Cuiabá, superou o limite aceitável e coloca a população em situação de alto risco. Segundo o Ministério Público Estadual, em alguns bairros, o percentual chega a 30% para casos positivos, quando o recomendado seria de até 1%. Os dados constam na Leitura de Índice Rápido para Aedes Aegypti (Lira), realizada nos dias 15, 16 e 17 de dezembro.
Greve em VG deixa saúde de Cuiabá lotada
A demanda por atendimento na Policlínica do Verdão, em Cuiabá, aumentou 70% desde que a greve dos médicos iniciou em Várzea Grande, há 19 dias. A média de pessoas que chegam à Policlínica em dias normais é de 250, mas no dia 20 de dezembro atingiu o pico de 476 pacientes. Sete profissionais de enfermagem já foram contratados pela administração, que também procura 3 médicos extras. Na rua, uma tenda do exército foi montada para abrigar as pessoas, que em determinados momentos não conseguem aguardar na sala de espera.
Estudo desenvolve anti-inflamatório a partir de árvore amazônica
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da USP, está desenvolvendo um anti-inflamatório a partir do óleo da copaíba, árvore encontrada em todo o país, principalmente na Amazônia.
Médica oncologista que teve câncer de mama defende mamografia
Marisa Weiss agendou sua mamografia para a primavera, como faz todos os anos. Ela havia acabado de completar 51 anos e, depois de fazer exames anuais durante uma década, ela sabia o que esperar: seu tecido denso nas mamas dificultava a leitura dos filmes --"é como procurar um urso polar numa nevasca"--, e o técnico provavelmente pediria que ela sentasse para algumas observações adicionais.
CFM e novo ministro da Saúde têm consenso sobre necessidade de mais verbas para a assistência
O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o futuro ministro da Saúde, Alexandre Padilha, já possuem um ponto de consenso quanto à agenda de prioridades para o setor no país. Ambos são defensores da aprovação da lei que regulamenta a Emenda Constitucional 29, que fixa os percentuais mínimos a serem investidos anualmente em saúde pela União, por estados e municípios.
Brasil registra queda de casos, internações e mortes por malária
O Brasil observou, entre 2005 e 2009, avanços importantes nos principais indicadores de controle da malária– uma das doenças de maior impacto na saúde pública do país. No período, o número de casos caiu pela metade, passando de 607.801 para 306.908. Também foi observada redução semelhante, de 52,5%, no número de óbitos: de 122 para 58. Nas internações, o impacto foi maior: o número de pessoas com malária que precisaram ser hospitalizadas diminuiu de 11.149 para 4.442 – uma queda de 60,2%.
MT notifica 6 mortes por dengue em uma semana
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso divulga dados sobre a dengue referentes à quarta semana de Dezembro do ano de 2010. De 1º de janeiro até a data de hoje (23.12), a notificação é de 44.762 casos da doença. Desse total, 923 foram notificados como casos graves da doença.
Pesquisa confirma papel chave de células-tronco cancerígenas
Os pacientes de leucemia com células-tronco cancerígenas particularmente ativas têm um prognóstico menos favorável, revela uma pesquisa publicada na terça-feira (21) no "JAMA" (Journal of the American Medical Association).
Começa transição na Saúde e equipe conhece novo secretário, Pedro Henry
O secretario de Estado de Saúde, Augusto Amaral, promoveu reunião com a equipe de trabalho da secretaria, composta pelos secretários adjuntos, superintendentes, coordenadores, gerentes e diretores das Unidades Desconcentradas, a fim de iniciar a transição da Pasta da Saúde vez que deixa o cargo no dia 31 de dezembro e o deputado federal Pedro Henry passa a assumir como secretário de Saúde no ano de 2011.
MT ficou entre os cinco estados que menos reduziu a mortalidade infantil
O Ministério da Saúde divulgou novas informações do Saúde Brasil 2009 e revelou alguns dados de Mato Grosso. A pesquisa é uma análise da situação da saúde no Brasil, está em sua sexta edição e foi produzido por 46 autores entre profissionais do Ministério da Saúde, IPEA, SES/SP e 6 universidades (USP, UnB, UFG, UFPE, UFRGS, UFF).
