Noticias Saúde
Quimioterapia ajuda menina com artrite rara
Uma menina britânica de seis anos de idade que sofria de artrite em todas as articulações do corpo conseguiu resultados surpreendentes fazendo tratamento com um remédio usado em pacientes com câncer.
Estudante perde 95% da visão após pingar vodca no olho
Um estudante de 23 anos ficou com apenas 5% da visão após pingar vodca em um dos olhos e terá de passar por um transplante de córnea (a parte transparente do olho).
Mortalidade materna cai 34% em 2 décadas, diz ONU
Cerca de 358 mil casos de mortalidade materna foram registrados no mundo em 2008, o que representa uma queda de 34% em relação aos níveis de 1990, mas 99% de todas as mortes seguiram ocorrendo nos países em desenvolvimento.
Paralisia Cerebral: alerta para a prevenção
Paralisia cerebral é uma lesão de uma ou mais partes do cérebro, provocada muitas vezes pela falta de oxigenação das células cerebrais. Acontece durante a gestação, no momento do parto ou após o nascimento, ainda no processo de amadurecimento do cérebro da criança. A especialista em ortopedia Ana Paula Tedesco, do Instituto de Neuro-ortopedia, de Caxias do Sul, vem desenvolvendo um importante papel no estudo e tratamento desta doença.
Saúde alerta população e investiga mortes provocadas por meningite
A Secretaria de Estado de Saúde fez um alerta hoje sobre os cuidados que a população devem tomar com as meningites. Na comunidado trouxe também esclarecimentos sobre as recentes notificações ocorridas no município de Jaciara.
Alzheimer é um assunto para não se esquecer!
Dificuldades de raciocínio e para realizar tarefas habituais, alterações frequentes de humor e comportamento, mudanças de personalidade, desorientação no tempo e no espaço. Estes são alguns dos sinais de alerta para a doença de Alzheimer e para que uma pessoa procure ajuda médica.
Ministério da Saúde incentiva “pré-natal masculino”
Depois de ampliar o acesso da população masculina à rede de saúde, a Política Nacional de Saúde do Homem – que este ano completa um ano – tem agora um novo desafio. Paralelamente às ações de incentivo ao aumento da quantidade de procedimentos urológicos no Sistema Único de Saúde (SUS) – como exames e cirurgias de próstata, vasectomia e fimose – a Política vai estimular os futuros pais a fazerem um check up durante o pré-natal da parceira.
Saúde do Estado alerta para uso indiscriminado de colírios sem prescrição médica
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) alerta a população para o uso indiscriminado de colírios sem prescrição de oftalmologista, neste tempo de baixa umidade relativa do ar. A prática pode trazer consequencias sérias para a visão, inclusive cegueira. Qualquer medicamento deve ser prescrito por um especialista, mesmo o lubrificante ocular.
Genéricos elevam vendas de remédios para impotência
Em apenas um mês, a chegada de remédios genéricos e similares do Viagra já mudou o cenário do mercado de remédios para disfunção erétil. Em julho, um mês após a chegada dos novos medicamentos às farmácias, houve um aumento de 47,5% na venda desses produtos. Dados da consultoria IMS obtidos pelo R7 indicam que o consumo de remédios para impotência saiu de 2,15 milhões de comprimidos em junho para 3,17 milhões em julho.
Vodka no olho pode cegar
Nem colírio, nem óculos escuros. A nova ‘onda’ entre jovens é derramar uma dose de vodka nos olhos para embriagar mais rápido. Batizada de “vodka eyeballing” a experiência que começou nos Estados Unidos e se alastrou pela Europa, está chegando ao Brasil. Dois universitários que colocaram vodka no olho, recentemente foram atendidos pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto.