Noticias Saúde
Efeitos colaterais de remédio para colesterol precisam ser monitorados
Pessoas que tomam estatinas para baixar o colesterol correm um risco maior de sofrer disfunção hepática, insuficiência renal, fraqueza muscular e cataratas. Os efeitos colaterais da droga devem ser cuidadosamente monitorados, informaram pesquisadores nesta sexta-feira.
Governo vai vacinar crianças até 4 anos contra gripe suína
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou na tarde desta sexta-feira (21) que o governo vai usar o estoque extra de 10 milhões de vacinas contra a gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína, e incluirá um novo segmento da população na campanha: a de crianças de dois anos até quatro anos (antes, apenas os bebês de seis meses a dois anos de idade estavam no grupo com direito a tomar a dose).
Entre 35 e 39 anos, de cada cinco brasileiras, uma já fez aborto
A primeira pesquisa nacional sobre aborto no Brasil traça um novo perfil da mulher que interrompe a gravidez. Ao contrário do que se pensava, a maioria não é de jovens solteiras, e sim de mulheres que têm um companheiro. Quase 60% delas também têm filhos. Quanto maior o grau de escolaridade, menor o número de mulheres que fizeram aborto.
Estudo mostra que 15% das mulheres brasileiras entre 18 e 39 anos já fizeram aborto
Concluída a maior pesquisa já feita sobre o aborto no Brasil. O estudo foi coordenado por professores da Universidade de Brasília e de um instituto ligado aos direitos humanos. E os dados são surpreendentes. Em cada 100 mulheres entre 18 e 39 anos, 15 já interromperam a gravidez.
Vacina contra gripe suína pode causar "falso positivo" em exame de HIV
O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica para profissionais da área em que informa que a vacina contra a gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína, pode influenciar os resultados de exames que detectam o vírus HIV. A vacina, que começou a ser aplicada no dia 8 de março, pode fazer com que o teste dê positivo para o vírus da Aids mesmo que a pessoa não esteja infectada pela doença. O efeito é temporário.
Brasil obtém vitória na defesa de genéricos
Após uma semana de tensos debates, foi aprovada na 63º Assembléia Mundial de Saúde uma decisão dos estados-membros que estabelece um grupo que discutirá os mecanismos que permitirão lutar contra os medicamentos falsificados sem que haja qualquer confusão com os medicamentos genéricos. Liderados pelos ministérios da Saúde do Brasil e da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), a iniciativa é um passo significativo para a proteção da circulação de genéricos no mundo, que vinham tendo crescentes apreensões na Europa, quando rumavam para países em desenvolvimento.
A garota Molly Moore em foto de família.
Menina de seis anos tenta se recuperar após derrame
No verão passado, Molly Moore, de seis anos de idade, foi a uma fazenda com pôneis pela primeira vez.
Imunização contra gripe suína vai até domingo em MT
A Saúde pública resolver manter até este domingo a imunização contra a gripe A (H1N1), também conhecida como suína, em todo o Estado. Até o início da semana, pouco mais de 50% da meta para Mato Grosso, dentro dos públicos prioritários para a campanha, haviam sido atingidos. A imunização no fim de semana acontece em shoppings, supermercados e órgãos públicos. Todas as pessoas dentro das faixas a serem atingidas podem procurar os locais de vacinação.
Álcool faz bem ou mal à saúde?
Estudo francês, recentemente publicado no European Journal of Clinical Nutrition, revela que pessoas que ingerem doses moderadas de álcool têm uma saúde melhor do que aquelas que bebem demais ou das que nunca colocam uma gota de álcool na boca. Apesar dos achados, a Organização Mundial da Saúde adverte para o fato de que 2,3 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência do alcoolismo.
I Encontro de Atividades Médicas Solidárias será em maio
Neste ano, a Associação Médica Brasileira (AMB) elegeu ações solidárias na área da Medicina como foco de atenção durante a realização da 17ª edição da Feira + Fórum Hospitalar. “Um dos fundamentos da Medicina é a solidariedade. Não é possível pensar em assistência sem considerá-la, por isso a AMB elegeu essa temática”, explica José Luiz Gomes do Amaral, presidente.