Noticias Saúde
Suspenso prazo para que farmácias iniciem registro de antibióticos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), suspendeu o prazo para que as farmácias iniciassem o registro da venda de antibióticos no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. O prazo deveria encerrar-se no dia 25 deste mês.
Deputados federais aprovam audiência com presidente do Incra
O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lacerda, será chamado para audiência pública, na Câmara dos Deputados. O requerimento, de autoria do deputado federal Homero Pereira (PR-MT), foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Capadr), nesta quarta-feira (13/04). A data do encontro ainda será definida.
Secretária de Saúde de Diamantino diz sobre a importância da capacitação e prevenção
A capacitação dos profissionais da Saúde em Diamantino para detectar os casos de hanseníase, ocorre até o dia 14 de abril na Câmara Municipal, e vem de encontro com o anseio do gestor Juviano Lincoln em propagar melhorias na qualidade de vida dos munícipes.
Governador cumpre agenda política com prefeitos na AMM
O Governo do Estado e os municípios iniciaram nesta terça-feira (12) uma programação de reuniões que serão realizadas com o objetivo de debater e dar encaminhamento às principais reivindicações dos prefeitos. A agenda política foi cumprida na Associação Mato-grossense dos Municípios, durante todo o dia.
A enfermeira Chavely Berbel explicou que o quanto antes a doença for descoberta mais eficaz é o tratam
Enfermeira explica os sintomas da hanseníase durante capacitação em Diamantino
Para combater os casos de hanseníase em Diamantino, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual, proporcionam três dias de curso aos profissionais da área. O encontro que vai até o dia 14 de abril ocorre nas dependências da Câmara Municipal.
MP-AL abre inquérito para apurar mortes por bactéria em hospital
O Ministério Público (MP) de Alagoas instaurou inquérito civil para apurar as mortes no Hospital Universitário (HU) supostamente ligadas a infecções provocadas pela superbactéria Acinetobacter baumannii. Segundo portaria publicada no Diário Oficial na segunda-feira, a Promotoria de Justiça Coletiva Especializada de Defesa da Saúde, do Idoso e do Deficiente iniciou as investigações por conta de "notícias veiculadas pela imprensa no sentido de que uma infecção por bactéria estaria acometendo pacientes no Hospital Geral do Estado e no Hospital Universitário, tendo neste último, inclusive, causado mortes".
Mortes por dengue caem 95% no trimestre em MT
Vários Estados comemoraram, ao término do primeiro trimestre do ano, a redução de uma estatística: o número de mortes, casos graves e notificações de dengue. No país, na comparação dos três primeiros meses de 2011, frente ao mesmo período de 2010, a queda nos índices chega a 64% para mortes e 69% para as formas graves da doença. A confirmação é do Ministério da Saúde e apesar de os números serem encarados de forma positiva, o governo diz que não são motivos para "se baixar a guarda".
Saúde lança campanha de vacinação antirábica
De 01 de julho a 31 de agosto de 2011, a Secretaria de Estado de Saúde realiza em parceria com o Ministério da Saúde, a Campanha Estadual de Vacinação contra a Raiva Animal para cães e gatos. Com o slogan “Não deixe a bola cair, vacine seu cão e gato!”, a Campanha tem por objetivo vacinar as populações de cães e gatos em todos os 141 municípios, visando prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, diminuindo assim a possibilidade da ocorrência da raiva humana.
Mulheres médicas discutem inteligência emocional na APM
Será realizada em 14 de abril de 2011, das 20h às 22h, no auditório da Associação Paulista de Medicina, mais uma Reunião Científica da Associação Brasileira de Mulheres Médicas. Desta vez, a palestra “Liderança e Inteligência Emocional”, será ministrada pela ginecologista e obstetra dra. Elizabeth Kipman, especialista em logoterapia.
Reduzir o consumo de tabaco é o objetivo prioritário para salvar milhões das doenças mais mortais
Reduzir o consumo de tabaco deve ser prioridade para os líderes mundiais que fazem frente à enorme e crescente quantidade de mortes causadas por doenças não transmissíveis (DNT). Essa é a conclusão de um relatório, elaborado por cientistas e quatro grandes ONGs internacionais – Federação Internacional de Diabetes, União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares, União Internacional de Controle do Câncer e Federação Mundial do Coração. A análise foi divulgada esta semana pelo jornal The Lancet, um dos principais da área médica.