Publicado em Sexta - 03 de Setembro de 2010

Filhote de baleia-jubarte aparece morto no litoral norte da BA

Mais um caso de baleia-jubarte encalhada no litoral da Bahia eleva para 21 o número de casos registrados naquele Estado pelo Instituto Baleia Jubarte só neste ano.
Leia mais...

Seis Estados respondem por 71% das queimadas; MT lidera

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010

Apenas seis Estados respondem por 71% das queimadas registradas n o Brasil até 31 de agosto, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas espaciais (Inpe). O Mato Grosso sozinho lidera com folga a tragédia ambiental, com 13.459 focos que incêndio ou 28,32% do total de 47.514 das queimadas detectadas até agora.
Leia mais...
Três municípios de MT tentam deixar lista de 43 mais desmatadores para recuperar crédito de produção
Três municípios de MT tentam deixar lista de 43 mais desmatadores para recuperar crédito de produção

Amazônia: Menos desmate em MT

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010 | por René Dióz

Leia mais...
Ministério do Meio Ambiente afirma que 67% dos focos estão em áreas privadas e terras indígenas
Ministério do Meio Ambiente afirma que 67% dos focos estão em áreas privadas e terras indígenas

Queimada avança 890% em MT

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010 | por Caroline Rodrigues

As queimadas aumentaram quase 890% em Mato Grosso no mês de agosto em comparação ao mesmo período do ano passado. Os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram 65.537 focos de calor até o início da noite de ontem, sendo que em 2009 foram 6.627. Os números colocam Mato Grosso como líder no ranking de queimadas, com 27% do total de focos detectados no país.
Leia mais...

Desmatamento reduz 51% em Mato Grosso

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010 | por Caroline Rodrigues

O desmatamento reduziu na área de Amazônia Legal conforme os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Ano passado, Mato Grosso estava em 1º lugar no ranking e este ano passou para 2º. Conforme a análise dos satélites do Desmatamento em Tempo Real (Deter), foram desmatados 699,81 quilômetros quadrados entre agosto de 2009 e julho de 2010. O número é 51% inferior ao registrado entre agosto de 2008 e julho de 2009, quando foram detectados 1.428,34 quilômetros quadrados.
Leia mais...

Queimadas causam mais de 75% da emissão de gás carbônico no Brasil

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010

As queimadas são responsáveis por mais de 75% da emissão de gás carbônico no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado faz parte da publicação Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2010, divulgada nesta quarta-feira (1º). Ainda segundo o instituto, o Brasil está entre os dez maiores emissores de gases de efeito estufa para a atmosfera.
Leia mais...

Agosto registra aumento de 499% no número de focos de calor em Mato Grosso

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2010 | por Jéssica Benitez

Cerca de 8.279 focos de calor foram registrados entre 1º e 30 de agosto deste ano, em Mato Grosso. No mesmo período de 2009 foram registrados 1.382 focos, o que significa um aumento de 499%, segundo dados do Instituto de Pesquisa Espaciais (Inpe) registrados por satélite. Isso ocorre devido ao aumento de massa seca, que deixa a vegetação como um todo mais propícia para combustões. Em todo o país, foram registrados 26.753 focos de calor só em agosto deste ano.
Leia mais...

Municípios de MT e do Pará terão ajuda para regularização ambiental

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2010

Cinco municípios da Amazônia Legal, considerados prioritários no combate ao desmatamento, oficializaram ontem, em Brasília, a parceria com o Ministério do Meio Ambiente para implementar o Projeto de Assistência Técnica para realização de Cadastro Ambiental Rural (CAR). As cidades escolhidas são Feliz Natal, Brasnorte e Juína, em Mato Grosso, e Santana do Araguaia e Marabá, no Pará. Estes municípios fazem parte da lista de 42 municípios que mais desmatam na região amazônica.
Leia mais...

Capacitação orienta técnicos sobre Pronaf Sustentável

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2010

Trinta profissionais que prestam assistência técnica a famílias assentadas em Candiota, Hulha Negra e Aceguá participam até sexta-feira (03), em Bagé (RS), da capacitação sobre Pronaf Sustentável, promovida pelo Incra e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento faz parte do processo de implementação deste tipo de crédito na região.
Leia mais...

Desmatamento na Amazônia manteve queda em julho

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2010

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou nesta terça-feira (31) que detectou 485,1 km² de desmatamento na Amazônia Legal em julho. Com o dado do último mês foi fechado o “calendário do desmatamento”, que vai de agosto de um ano a julho do ano seguinte. Os números apontam queda da devastação na região.
Leia mais...