Publicado em Quarta - 12 de Maio de 2010 | por Julio Tabile

Feliz Natal tem maior número de focos de queimadas, diz Sema

A primeira reunião do ano do Comitê de Gestão Estadual do Fogo debateu o alerta do aumento dos focos de queimadas no Estado. O monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) revela que a qualidade do ar já está prejudicada, principalmente, em municípios como Sorriso, Tapurah e Juara.  Em 2009, foram registrados 1.350 focos de calor no Estado. Este ano, só nos quatro primeiros meses, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram 1.800 focos. Feliz Natal lidera com 157, seguido de Querência com 131, Nova Ubiratã com 112 e, Cocalinho, 81.
Leia mais...

Campanha contra queimadas será lançada dia 15 de junho em Tangará da Serra

Publicado em Quarta - 12 de Maio de 2010 | por Fabíola Tormes

Foi realizada na manhã de ontem, 11, na sede da Promotoria de Justiça de Tangará da Serra, uma reunião afim de definir algumas ações que serão desenvolvidas na campanha contra queimadas no município. A reunião contou com a presença do promotor público responsável pela 1ª Promotoria de Justiça Cível de Tangará da Serra, Antônio Moreira da Silva, além de responsáveis da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), das secretarias Municipais de Educação (Semec), Finanças, Saúde, Meio Ambiente e setores da Vigilância Sanitária e Fiscalização.
Leia mais...

MT Legal será tema de reunião com produtores de Lucas do Rio Verde

Publicado em Quarta - 12 de Maio de 2010 | por Maria Barbant

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia cumpre nesta quarta-feira (12.05) agenda em Lucas do Rio Verde, 354 quilômetros de Cuiabá, na Região Norte do Estado. No município o secretário participa de reuniões com o prefeito em exercício, Joci Piccini e o prefeito licenciado, Mariano Ferraz, e produtores rurais com quem irá falar e trocar experiências sobre os programas de licenciamento ambiental, Lucas do Rio Verde Legal e MT Legal.
Leia mais...

Secretário de Meio Ambiente diz que Lucas do Rio Verde é exemplo para o Estado nas questões ambientais

Publicado em Quarta - 12 de Maio de 2010

Em visita a Lucas do Rio Verde, localizado a 354 quilômetros da capital, na região norte do Estado, o secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso, Alexander Torres Maia se reuniu, hoje (12.05) pela manhã, com o prefeito em exercício, Joci Piccini, o prefeito licenciado, Marino Franz e a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Luciane Copetti.
Leia mais...
Briquetes foi uma das tecnologias da Embrapa Agroenergia apresentada pelo Presidente Lula a comitiva africana.
Briquetes foi uma das tecnologias da Embrapa Agroenergia apresentada pelo Presidente Lula a comitiva africana.

Brasil-África: biocombustível é destaque em visita do Presidente Lula à Embrapa

Publicado em Terça - 11 de Maio de 2010

“Essa tecnologia evita o desmatamento”, diz o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao explicar a produção de briquetes para a comitiva de cerca de 50 países africanos, em visita às instalações da Embrapa Agroenergia, na segunda-feira (10).
Leia mais...

Mato Grosso é referência na redução de desmatamentos

Publicado em Terça - 11 de Maio de 2010 | por Arlindo Teixeira Júnior

Leia mais...

País tem maior impacto ao ambiente, mostra estudo

Publicado em Segunda - 10 de Maio de 2010 | por Afra Balazina e Andrea Vialli

Um estudo publicado na revista científica Plos One na semana passada conclui que o Brasil é o País com maior impacto absoluto ao ambiente. Em segundo lugar estão os Estados Unidos e, em terceiro, a China. Tonga, na Polinésia, foi o melhor colocado.
Leia mais...

Perda de biodiversidade já ameaça economia, diz ONU

Publicado em Segunda - 10 de Maio de 2010

A destruição de ecossistemas da Terra deve começar a afetar economias de vários países nos próximos anos, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta segunda-feira.
Leia mais...

Questões ambientais são abordadas durante Seminário Regional em Tangará

Publicado em Segunda - 10 de Maio de 2010

Poluição sonora, desmatamento e queimadas, planos diretores municipais, recursos hídricos, destinação de resíduos sólidos e Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Esses foram alguns temas abordados durante o "Seminário Regional Ambiental – MP e Sociedade", promovido na última sexta-feira (07.05), em Tangará da Serra. O evento, promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE), reuniu mais de 150 pessoas, entre promotores de Justiça, juízes de direito, gestores municipais, técnicos ambientais e representantes de entidades públicas e privadas.
Leia mais...

Fiscalização intensifica trabalho contra a queimada urbana em Rondonópolis

Publicado em Segunda - 10 de Maio de 2010 | por Roberto Nunes

As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma, formadas por oito fiscais e duas viaturas, intensificam os trabalhos de fiscalização para combater as queimadas urbanas.  Segundo informações do titular da pasta Lindomar Alves, nos meses de abril a outubro o registro de focos de incêndio costuma aumentar.  “Isso se deve ao tempo de seca. Neste mesmo período de 2009 nós emitimos mais de 200 notificações. Em caso de infração é previsto multa e processo junto ao Juizado Volante Ambiental – Juvam”,relata o secretário.
Leia mais...