Publicidade

Publicado em Sábado - 11 de Setembro de 2010 | por Dhiego Maia

Quieimadas: Período proibitivo deve ser estendido

Perto de completar três meses, o período proibitivo de queimadas que já foi antecipado este ano e terminaria no próximo dia 15 em Mato Grosso vai ser prorrogado por mais duas semanas. A proposta foi elaborada durante reunião ocorrida na manhã de ontem no Comitê de Gestão do Fogo, que engloba vários órgãos ambientais do Estado.
Leia mais...

Empresas Eletrobras fazem campanha contra queimadas sob linhas de transmissão

Publicado em Sexta - 10 de Setembro de 2010

Autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, as empresas Eletrobras começam a divulgar no próximo dia 15 de setembro campanha institucional contra as queimadas, por meio de anúncios na televisão, rádio e cartilhas educativas. Dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe, mostram, em agosto de 2010, o registro de 263 mil focos de calor no Brasil inteiro, contra 38,6 mil em agosto do ano passado, um aumento de quase sete vezes no período. Embora nem todos os focos de incêndio sejam queimadas, eles dão uma indicação da explosão do número de incêndios nessa época de seca.
Leia mais...

Rios da Amazônia registram níveis próximos aos de vazantes recordes

Publicado em Sexta - 10 de Setembro de 2010

A região Amazônica enfrenta uma das maiores secas dos últimos anos. Por causa da falta de chuva, os rios Javari, Juruá, Japurá, Acre, Negro, Purus, Iça, Jutaí, Solimões e Madeira estão com níveis abaixo da média.
Leia mais...

Queimadas levam governo a decretar emergência ambiental em 14 estados

Publicado em Sexta - 10 de Setembro de 2010 | por Carolina Pimentel

O Ministério do Meio Ambiente decretou estado de emergência ambiental em 14 estados e no Distrito Federal (DF) por causa do grande número de focos de queimadas. Estão na lista os estados do Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, do Pará, Piauí, Tocantins, da Bahia e de Goiás e Minas Gerais.
Leia mais...

Emissões de CO2 da UE caíram 7% em 2009 devido à crise econômica

Publicado em Sexta - 10 de Setembro de 2010

A União Europeia diminuiu suas emissões de dióxido de carbono (CO2) em 6,9% em 2009 com relação ao ano anterior, principalmente devido à crise econômica que afetou todos os setores, informou a Agência Europeia do Ambiente (EEA, na sigla em inglês) nesta sexta-feira (10).
Leia mais...
Mato Grosso já contabiliza mais de 120 mil focos de calor este ano e lidera ranking dos que mais queimam no país.
Mato Grosso já contabiliza mais de 120 mil focos de calor este ano e lidera ranking dos que mais queimam no país.

Emergência ambiental é decretada no Estado

Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2010 | por Tania Rauber

Líder no número de queimadas, Mato Grosso é um dos 14 estados brasileiros em estado de emergência ambiental, decretado pelo Ministério do Meio Ambiente. Também estão na lista o Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Pará, Piauí, Tocantins, Bahia, Goiás e Minas Gerais.
Leia mais...

Fogo espalha no Parque Nacional de Chapada

Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2010 | por Fernando Duarte

A extensão da queimada que ameaça o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães ainda não foi calculada pelos técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio). O fogo afeta a região desde domingo (5) e é acompanhado de muita fumaça. Três brigadistas foram retirados do combate às chamas devido problemas com intoxicação.
Leia mais...

Mato Grosso: Inpe aponta 17 mil focos de queimadas em seis dias

Publicado em Quarta - 08 de Setembro de 2010 | por Karoline Kuhn

O período proibitivo das queimadas em Mato Grosso termina no dia 15 e, entre os dias 1° a 6 de setembro já foram contabilizados 17.788 focos de calor em todo o Estado. Os números são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com base nos registros de todos os satélites (cerca de 20).
Leia mais...

Mudança climática deve aumentar mortes por desastres naturais

Publicado em Terça - 07 de Setembro de 2010

Desastres naturais têm causado menos mortes, mas a mudança climática deve interferir nestas estatísticas ao provocar condições mais extremas do clima, e que deixam sequelas posteriores como doenças e má nutrição, dizem especialistas.
Leia mais...

Queimadas aumentam 650% mês passado em Mato Grosso

Publicado em Sexta - 03 de Setembro de 2010 | por Alex Fama

Mato Grosso foi, disparado, líder nacional em incêndios florestais no mês de agosto, com 9.082 registros. Na comparação com o mesmo mês em 2009 houve um aumento de cerca de 650%, quando foram registrados apenas 1.384 focos de calor. O Pará vem logo em seguida, mas bem atrás do Estado, com 6.061. Os dados são com base no satélite NOAA-15 do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Leia mais...