­

Publicado em Sábado - 02 de Outubro de 2010

Período de proibição de queimadas é prorrogado novamente em MT

O período de proibição de queimadas em Mato Grosso foi prorrogrado pela segunda vez neste ano. Por causa das condições climáticas, o prazo acaba em 15 de outubro, segundo decreto publicado no "Diário Oficial do Estado" que circulou na sexta-feira (1º).
Leia mais...

Queimadas: Mais 15 dias de proibição ao uso de fogo

Publicado em Sábado - 02 de Outubro de 2010

O Estado prorrogou por mais de 15 dias o período de proibição de queimadas que terminaria no dia 30 de setembro. Já antecipado este ano, esta é a primeira vez que o proibitivo é prorrogado por duas vezes. A decisão circulou no Diário Oficial de ontem. Segundo o governo, as condições climáticas desfavoráveis mais uma vez ocasionaram a prorrogação da medida.
Leia mais...

Governo publica decreto ampliando proibição de queimadas em MT

Publicado em Sexta - 01 de Outubro de 2010 | por Alex Fama

O governo do Estado publicou no Diário Oficial de ontem (que circula hoje) o decreto que prorroga até o dia 15 de outubro o período proibitivo das queimadas em Mato Grosso. Esta é a segunda ampliação do prazo este ano. O motivo da ampliação do período, segundo o decreto, é devido ao aumento dos focos de calor registrados no Estado nos meses de junho, julho e agosto, "cuja a tendência é de se agravar nos meses de setembro e outubro, em razão da previsão do prolongamento do período de estiagem".
Leia mais...

MT é líder em áreas degradadas

Publicado em Quinta - 30 de Setembro de 2010 | por Caroline Rodrigues

Mato Grosso é líder na quantidade de áreas degradadas e segundo lugar em desmatamento da Amazônia Legal. Os dados são do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). No mês de agosto, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) da organização registrou 1.549 km de áreas degradas no país, sendo que 711 quilômetros quadrados ou 46 % estão no Estado. Na lista de devastação, o Pará está em segundo lugar com 591 quilômetros quadrados ou 38%.
Leia mais...

Cerca de 4 bilhões de sacolas plásticas deixam de ser consumidas no Brasil

Publicado em Quarta - 29 de Setembro de 2010

Os organizadores do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas estimam que, até o final de 2010, a redução no consumo destas embalagens no Brasil chegue a 3,9 bilhões de unidades. Iniciado em 2007, numa parceria entre a indústria e o varejo, o Programa, visa conscientizar o consumidor para que pratique o consumo responsável, além do descarte adequado das sacolas plásticas. De lá para cá, foi implantado em sete capitais (São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro e Recife). Até o final de 2010, Florianópolis e Belo Horizonte também serão incluídas.
Leia mais...

Proibição de queimadas no Estado é prorrogada pela 2ª vez

Publicado em Quarta - 29 de Setembro de 2010

O período proibitivo das queimadas será prorrogado por mais 15 dias devido a falta de chuvas. Esta é a segunda ampliação do prazo em 2010. Os incêndios florestais aumentaram 631% este ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados coletados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) mostram que, entre 1º de janeiro e 28 de setembro, foram registrados 211.946 focos de calor no Estado, sendo que em 2009, foram 28.991 focos.
Leia mais...

Um quinto das plantas do planeta corre risco de extinção, alerta estudo

Publicado em Terça - 28 de Setembro de 2010

Mais de um quinto das espécies de plantas do mundo corre o risco de se extinguir, uma tendência com efeitos potencialmente catastróficos para a vida na Terra, revela um estudo publicado nesta quarta-feira. Uma segunda pesquisa também alertou que a extinção dos mamíferos havia sido superestimada e sugeriu que algumas espécies que se acreditavam extintas ainda poderão ser redescobertas.
Leia mais...

Gastos em queimadas em MT duplicaram em 2010

Publicado em Sábado - 25 de Setembro de 2010 | por Isa Souza

A união de hábitos "culturais" com a falta de conscientização popular tem feito Mato Grosso superar a si mesmo no número de queimadas. Campeão brasileiro de focos de calor, o Governo do Estado estima um gasto de R$ 4 milhões em novos equipamentos e contratação de brigadistas, neste ano. O número é o dobro do que se gastava no combate de incêndios, até então.
Leia mais...

Dez municípios de MT detêm ao menos 500 focos cada um

Publicado em Sexta - 24 de Setembro de 2010 | por Dhiego Maia

Os dez municípios que mais queimaram em Mato Grosso este ano concentram acima de 500 focos de calor, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ribeirão Cascalheira (com total de 849), Paranatinga (740), São Félix do Araguaia (740), Cocalinho (642), Confresa (620), Vila Rica (582), Novo Santo Antônio (557), Rosário Oeste (544), Pedra Preta (522) e Barão de Melgaço (508) formam o ranking.
Leia mais...
Pantaneiro demonstra área perdida com chamas. Dentro do hotel, horta foi queimada, assim como casa-atração
Pantaneiro demonstra área perdida com chamas. Dentro do hotel, horta foi queimada, assim como casa-atração

Incêndio segue descontrolado em Poconé

Publicado em Sexta - 24 de Setembro de 2010 | por Alecy Alves

O fogo está fora de controle na Estação Ecológica Sesc Pantanal, no município de Poconé, a 140 quilômetros de Cuiabá. Há quatro dias, um incêndio de origem desconhecida destrói o cerrado e mata animais.
Leia mais...

emailfacebookgooglepluspinteresttwitterwhatsapp