Noticias Meio Ambiente
Desmatamento "migra" para o Cerrado em Mato Grosso
A destruição das áreas de mata em Mato Grosso já ultrapassou os limites da Floresta Amazônica. Agora, outro bioma do Estado - o Cerrado - sofre com a degradação provocada, na maioria das vezes, pelo avanço da agropecuária e produção de carvão vegetal oriundo de mata nativa e destinado à indústria siderúrgica.
Ministro participará de lançamento do estudo e demarcação de Parque do Lago do Manso
O Ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolim, estará na manhã de sábado (28.08), em Chapada dos Guimarães, onde dará início, às 9h00, aos trabalhos de demarcação do Parque Aquícola no Lago do Manso, no distrito de João Carlos.
Umidade abaixo de 20% aumenta risco de queimadas em MT
A umidade relativa do ar deve chegar a níveis abaixo de 20% nesta quarta-feira no centro-oeste e em parte das regiões norte, sudeste e sul. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), o tempo seco aumenta o risco de queimadas.
Umidade abaixo de 20% em grande parte do país aumenta risco de queimadas
A umidade relativa do ar deve chegar a níveis abaixo de 20% nesta quarta-feira (25) no centro-oeste e em parte das regiões norte, sudeste e sul. De acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), o tempo seco aumenta o risco de queimadas.
Aviões e sete caminhões dos bombeiros vão combater queimadas em Cuiabá
As queimadas urbanas em Cuiabá e Várzea Grande serão atendidas diariamente pelo Corpo de Bombeiros com a utilização de sete viaturas que normalmente são utilizadas para o incêndio em instalações prediais.
AcquaBrasilis é referência no mercado de sistemas para reuso de água e captação de chuva
No mercado desde 2001, a AcquaBrasilis surgiu com uma proposta inovadora na época em que a preocupação com o meio ambiente começou a se evidenciar nos projetos empresariais e empreendimentos imobiliários, e se tornando um importante diferencial de compra para os consumidores.
Projetos de infraestrutura e pequenas hidrelétricas reduzem unidades de conservação
A Amazônia perdeu pelo menos 49 mil quilômetros quadrados (km2) de áreas protegidas por causa da extinção e redução de unidades de conservação (UCs) e terras indígenas entre 2008 e 2009. A área equivale aos estados de Alagoas e Sergipe juntos. Os números são de levantamento da organização não governamental (ONG) do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgado hoje (23).
Pesquisa identifica 85 espécies de peixes raros em Mato Grosso
Uma pesquisa realizada pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, em parceria com a ONG Conservação Internacional do Brasil, identificou 819 espécies de peixes raros de água doce nas águas brasileiras.
Amazônia perde 29 áreas protegidas entre 2008 e 2009
Por pressão de madeireiros, fazendeiros, mineradores ou do próprio governo, 29 áreas protegidas na Amazônia foram reduzidas ou extintas entre 2008 e 2009.
EUA exige da BP plano para substituir sistema de prevenção de vazamentos
O governo dos Estados Unidos exigiu da BP (British Petroleum) a entrega de um plano no qual detalhe o procedimento para retirar e substituir o sistema de prevenção de vazamentos que falhou na explosão e afundamento da plataforma "Deepwater Horizon", no Golfo do México, em abril.