Noticias Meio Ambiente
Derramamento de óleo no rio Paraíba do Sul deixa 400 mil sem água no sul fluminense
A captação e a distribuição de água potável nas cidades de Volta Redonda e Barra do Piraí, no sul fluminense, foram interrompidas na manhã de desta sexta-feira devido ao derramamento de 26 mil litros de resíduos de óleo mineral em um afluente do Rio Paraíba do Sul, em Barra Mansa, também no sul do Estado. Cerca de 400 mil pessoas estão sem água.
Estoques de petróleo sobem para 366,2 milhões de barris nos EUA
O Departamento de Energia dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira que os estoques de petróleo subiram para 366,2 mb (milhões de barris) na semana terminada em 22 de outubro, alta de 1,4% em relação à semana anterior
Outubro registra 11 mil focos de incêndio a menos que o mês anterior
O número de focos de incêndio registrados em Mato Grosso diminuiu drasticamente em Outubro. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, neste mês foram registrados 11 mil focos a menos que no mesmo período do ano passado.
Emissão de gases do efeito estufa cresce 45% em 11 anos no Brasil
As emissões brasileiras de gases que contribuem para o efeito estufa cresceram 45% em 11 anos, de 1994 a 2005, atingindo, no total emitido apenas nesse último ano, 2,19 bilhões de toneladas, indica um levantamento divulgado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia nesta terça-feira.
Produção pesqueira na região amazônica sofre com a estiagem
A atividade de pesca na região amazônica contabiliza os prejuízos por conta da estiagem. O baixo nível dos rios tem comprometido não apenas a atividade pesqueira, mas também o abastecimento de água na zona rural e a saúde da população.
Amorim diz que próxima reunião da ONU sobre clima terá poucos avanços
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta terça-feira que não há expectativas de grandes acordos na próxima Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-16, marcada para novembro em Cancún, no México.
Cientistas descobrem 1.200 novas espécies na Amazônia em 10 anos
O homem ainda desconhece grande parte da riqueza do ecossistema da Amazônia, tal como aponta um estudo da organização WWF (World Wildlife Fund) publicado nesta terça-feira (26), que revela que nos últimos dez anos foram descobertas 1.200 novas espécies, uma a cada três dias.
Declaração de Estoque de Pescado pode ser feita até o segundo dia útil após o inicio do período de defeso da piracema
O período de defeso da piracema inicia em Mato Grosso no próximo dia 01 de novembro, nos rios da Bacia Hidrográfica do Araguaia/Tocantins e no dia 05 de novembro, nos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Paraguai, e se estende até o dia 28 de fevereiro de 2011. A partir dessas datas a pesca estará proibida no Estado, inclusive na modalidade “pesque e solte”.
Datas diferentes para piracema em MT
Com datas de início diferentes, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) definiu ontem o período de proibição da pesca em Mato Grosso. Nos rios que compõem as bacias hidrográficas do Amazonas e do Araguaia/Tocantins, o defeso inicia-se no dia 1º de novembro. Já a partir do dia 5 do próximo mês, a proibição se estende para a bacia do Paraguai. Nas três bacias, o período termina em 28 de fevereiro de 2011.
Piracema já tem data para começar em MT
A piracema já tem data marcada para começar em Mato Grosso. Fica proibida a pesca nos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Araguaia/Tocantins a partir do dia 01 de novembro e a partir de 05 de novembro, nos rios da Bacia Hidrográfica do Paraguai. Ambos se estendem até o dia 28 de fevereiro de 2011.
