Noticias Meio Ambiente
Megaoperação contra incêndios ainda não apresenta resultados
A tragédia em Marcelândia ocorre justamente no período em que o Estado montou uma megaoperação de combate aos incêndios criminosos envolvendo diversos órgãos ambientais. O problema é que até agora nenhum balanço das ações foi divulgado. De acordo com o secretário da Casa Civil, Eder Moraes, o incêndio é que tomou proporções incontroláveis. “Por conta do pó de serragem ele cresceu muito. O nosso efetivo não era suficiente para combatê-lo de imediato porque estava espalhado em outros pontos do Estado”, define.
Queimadas aumentaram 300% em Mato Grosso
O número de focos de calor em Mato Grosso entre 8 de julho e 8 de agosto - primeiro mês do período proibitivo de queimadas - foi 300% maior que no mesmo período do ano passado e cria um estado de alerta à população. Foram 22.217 focos em 30 dias deste ano, sendo que ao longo de 2009, o total foi de 36.927 focos de calor.
Incêndio atinge parque no Tocantins
Um incêndio atinge a mata do Parque Estadual de Lajeado, em Palmas, há pelo menos três dias, conforme informações do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Sema e parceiros realizam palestras em escolas de Tangará da Serra
A Diretoria da Unidade Desconcentrada de Tangará da Serra (230 quilômetros de Cuiabá, na Região Médio-Norte do Estado), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) está realizando uma série de palestras em escolas. A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público, Corpo de Bombeiro, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Secretaria de Educação (Seduc), Polícia Militar e Prefeitura de Tangará da Serra, e integra a campanha “Queimada, o Futuro você decide”.
Incêndio que começou em lixão atinge fazendas no interior de MT
Um incêndio que começou no lixão em Rondonópolis provocou estragos após atingir algumas fazendas da região. O fogo começou no sábado (07) e se alastrou por propriedades rurais causando muito prejuízo. As chamas só foram controladas nesta terça-feira.
Força-tarefa deixa Cuiabá rumo ao interior do Estado para coibir queimadas
Dez equipes de fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Defesa Civil, com apoio do helicóptero do Ciopaer – Centro Integrado de Operações Aéreas -, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mais equipes do Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Ministério Público, Instituto Brasileiros de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)/ Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Polícia Judiciária Civil/Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) deram início na manhã desta segunda-feira (09.08) a mais uma operação com foco no combate às queimadas em Mato Grosso.
MT tem duas cidades entre as 10 com maior desmatamento em junho na Amazônia
O estado do Pará tem metade das 10 cidades com maior desmatamento detectado para o mês de junho na Amazônia Legal, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável pelo monitoramento da mata, por meio do Sistema de Deteção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).
Umidade do ar atinge estado de alerta em Cuiabá
A umidade relativa do ar caiu bastante nesta segunda-feira (9) em Cuiabá e chegou a 16% por volta das 14h, de acordo com informação divulgada há pouco pelo Clima tempo. Esse índice indica estado de alerta. Já o Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet, confimou há pouco ao site da TVCA que neste momento, apesar de ter subido um pouco, a umidade relativa do ar ainda é muito baixa e está em torno de 20%.
Chefe da ONU já admite fracasso na reunião climática de Cancún
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, admitiu nesta segunda-feira que a conferência climática do final do ano em Cancún talvez não resulte em um acordo definitivo para conter o aquecimento global. Muitos negociadores e alguns subordinados de Ban já haviam expressado essa preocupação.
Desmatamento: Amazônia perde 246,7 km² de mata em junho
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou desmatamento de 246,74 km² da floresta amazônica para o mês de junho, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (9). A área equivale a cerca de 154 vezes o tamanho do Parque Ibirapuera, em São Paulo, ou a pouco mais de 6 vezes o tamanho do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.