Noticias Meio Ambiente
Queimadas no Brasil têm aumento de 85% no ano, informa Inpe
Os incêndios no Brasil aumentaram 85% entre 2009 e 2010, comparando o período entre 1º de janeiro e 12 de agosto, informa o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Mato Grosso em chamas: focos de calor aumentam 440%
Dados dos focos de calor dos meses de julho e início de agosto, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), confirmam e agravam a tendência de aumento das queimadas já verificada no primeiro semestre deste ano em Mato Grosso.
Fogo que ameaçava atingir aldeia no Xingu é controlado
Foi controlado o incêndio que ameaçava atingir a aldeia indígena Moigu, da etnia Ikpeng no Parque Nacional do Xingu. O fogo começou na semana passada e só foi controlado na manhã desta sexta-feira. Cerca de 380 famílias moram na aldeia que fica próximo a cidade de Feliz Natal (538 quilômetros de Cuiabá).
Megaoperação contra incêndios ainda não apresenta resultados
A tragédia em Marcelândia ocorre justamente no período em que o Estado montou uma megaoperação de combate aos incêndios criminosos envolvendo diversos órgãos ambientais. O problema é que até agora nenhum balanço das ações foi divulgado. De acordo com o secretário da Casa Civil, Eder Moraes, o incêndio é que tomou proporções incontroláveis. “Por conta do pó de serragem ele cresceu muito. O nosso efetivo não era suficiente para combatê-lo de imediato porque estava espalhado em outros pontos do Estado”, define.
Queimadas aumentaram 300% em Mato Grosso
O número de focos de calor em Mato Grosso entre 8 de julho e 8 de agosto - primeiro mês do período proibitivo de queimadas - foi 300% maior que no mesmo período do ano passado e cria um estado de alerta à população. Foram 22.217 focos em 30 dias deste ano, sendo que ao longo de 2009, o total foi de 36.927 focos de calor.
Incêndio atinge parque no Tocantins
Um incêndio atinge a mata do Parque Estadual de Lajeado, em Palmas, há pelo menos três dias, conforme informações do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Sema e parceiros realizam palestras em escolas de Tangará da Serra
A Diretoria da Unidade Desconcentrada de Tangará da Serra (230 quilômetros de Cuiabá, na Região Médio-Norte do Estado), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) está realizando uma série de palestras em escolas. A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público, Corpo de Bombeiro, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Secretaria de Educação (Seduc), Polícia Militar e Prefeitura de Tangará da Serra, e integra a campanha “Queimada, o Futuro você decide”.
Incêndio que começou em lixão atinge fazendas no interior de MT
Um incêndio que começou no lixão em Rondonópolis provocou estragos após atingir algumas fazendas da região. O fogo começou no sábado (07) e se alastrou por propriedades rurais causando muito prejuízo. As chamas só foram controladas nesta terça-feira.
Força-tarefa deixa Cuiabá rumo ao interior do Estado para coibir queimadas
Dez equipes de fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Defesa Civil, com apoio do helicóptero do Ciopaer – Centro Integrado de Operações Aéreas -, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mais equipes do Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Ministério Público, Instituto Brasileiros de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)/ Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Polícia Judiciária Civil/Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) deram início na manhã desta segunda-feira (09.08) a mais uma operação com foco no combate às queimadas em Mato Grosso.
MT tem duas cidades entre as 10 com maior desmatamento em junho na Amazônia
O estado do Pará tem metade das 10 cidades com maior desmatamento detectado para o mês de junho na Amazônia Legal, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável pelo monitoramento da mata, por meio do Sistema de Deteção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).
