Noticias Meio Ambiente
Desmatamento na Amazônia cai 50% em relação a 2009, diz Inpe
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta quinta-feira que houve queda de 50% no desmatamento na Amazônia, em relação ao ano passado, quando as taxas de 12,9 mil km² caíram para 7,4 mil.
Fábio Feldmann ministra palestra sobre Política de Mudanças Climáticas
O ex-secretário Executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, o consultor Fábio Feldmann ministra nesta quinta-feira (20.05), das 8 às 12 horas, no Auditório do Parque Estadual Massairo Okamura, palestra sobre o tema “A política nacional e a construção da política de mudanças climáticas do Estado de São Paulo". Durante a palestra o consultar irá falar sobre suas experiências na construção da política de mudanças climáticas de São Paulo.
Malária pode não ser afetada por aquecimento global, diz estudo
Medidas para combater a malária parecem estar neutralizando a esperado difusão da doença com o aumento da temperatura global.
Projeto de despoluição visual alcança postos de combustíveis
Denominado Cidade Limpa, o projeto que regulamenta a publicidade em Cuiabá também vai disciplinar a comunicação visual nos postos de combustíveis da Capital. Regras já existem para corrigir a poluição visual no comércio e uma regulamentação será criada específica para esse setor de revenda. O assunto foi discutido no Palácio Alencastro, em reunião nesta quarta (19), entre a diretoria do Sindipetróleo, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), Archimedes Pereira Lima Neto, e o adjunto Josemar de Araújo Sobrinho.
2010 pode ser o ano mais quente da história, diz relatório
Este pode ser o ano mais quente já registrado, segundo dados dos primeiros quatro meses de 2010 divulgados nesta semana pela agência climática do governo dos EUA.
Temperatura segue baixa em MT até esta 5ª
A passagem de uma frente fria vinda do Sul do país provocou o declínio da temperatura, inclusive chuviscos em algumas localidades de Mato Grosso. A mudança no clima, associada uma forte neblina, contribuiu para o controle do fogo na região da serra do Quebra-Gamela, próximo ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que queimava desde domingo.
Extinto fogo que ameaçava Parque Nacional de Chapada dos Guimarães
O fogo que atingia desde o último domingo (16.05) a região de morro do Quebra-Gamela, em Chapada dos Guimarães, foi extinto há pouco. A chuva que caiu no local nesta manhã colaborou para cessar às chamas.
Quatro áreas de desmatamento são embargadas em MT
Quatro áreas de desmatamento irregular foram localizadas na região médio norte de Mato Grosso no último final de semana. Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, com apoio da Polícia Militar Ambiental, começaram operação contra desmatamentos irregulares no dia 14 deste mês. As áreas foram localizadas em Boa Esperança do Norte (755 hectares), Santa Rita do Trivelato (400 hectares) e dois em Nova Ubiratã (180 e 350 hectares).
Nestlé dá um passo pela floresta
A Nestlé, a maior empresa alimentícia do mundo, anunciou nesta segunda-feira a intenção de parar de comprar matéria-prima cuja produção tenha provocado o desmatamento de florestas tropicais.
Em VG, fogo pode ter sido provocado por bituca de cigarro. Outro incêndio consumiu lixo em terreno
Brigadista tentam evitar que fogo atinja o Parque Nacional, em Chapada
A semana começou dando sinais de que está aberta a “temporada” de queimadas em Mato Grosso este ano, tanto florestais quanto urbanas. Com o início da estiagem, ontem o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães se viu pela primeira vez neste ano ameaçado por uma frente de incêndio que bombeiros, brigadistas do Parque e um helicóptero do governo tentavam controlar até o final do dia. Já na área urbana, o incêndio numa área central de Várzea Grande gerou uma coluna de fumaça vista até de alguns locais do centro de Cuiabá até o meio da tarde.