Noticias Meio Ambiente
MT teve 69 km2 do bioma amazônico desmatado em janeiro
O número representa uma queda de 61% em relação a janeiro de 2022, quando foi registrada uma área derrubada de 430 km² no bioma. Esse é o primeiro dado mensal do Sistema Deter, após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
MT apresenta queda de 52% em alertas de desmatamento na Amazônia Legal
Ao término do "ano referência" do órgão, que vai de agosto a julho, os dados são consolidados e geram o dado oficial sobre desmatamento no Brasil. No último ano, o levantamento consolidado do Inpe apontou uma redução real de 13% no desmatamento no estado.
Amazônia Legal: desmatamento cai 61% em janeiro
O Deter captura apenas parte das alterações ocorridas, devido à menor resolução das imagens/sensores utilizadas e também as restrições de cobertura de nuvens. Por isso, os dados podem ser revisados.
Programa vai formar empreendedores que apoiem floresta amazônica
O Programa Gênese pretende incentivar também a pesquisa orientada para produtos e processos de impacto para a floresta.
Sema-MT emite carteira de pesca amadora ou esportiva pela internet
Conforme o coordenador de Arrecadação da Sema-MT, Alirio Malabazi, a taxa para a emissão da carteira é de R$ 111,58 neste mês. O valor representa 50% da Unidade Padrão Fiscal (UPF), que varia mensalmente.

Diagnóstico fluvial: lixo, esgoto e tablados ameaçam o Rio Cuiabá
Essas ameaças foram constatadas durante a Expedição Fluvial no Rio Cuiabá, realizada nesta última semana, com o objetivo de diagnosticar as condições do rio, além de observar as águas e margens do principal canal de água que leva o nome da capital de Mato Grosso.
Amazônia: garimpo ilegal em terras indígenas subiu 1.217% em 35 anos
A mineração ilegal em terras indígenas da Amazônia Legal aumentou 1.217% nos últimos 35 anos. De 1985 para 2020, a área atingida pela atividade garimpeira passou de 7,45 quilômetros quadrados (km²) para 102,16 km².

Projeto cria técnica de restauração ambiental em áreas degradadas de MT
A técnica tem ganhado espaço por ser mais econômica e, também, por ser usada para a restauração ecológica, além da adequação ambiental em propriedades na Amazônia e no Cerrado.
Pesca é liberada nesta sexta-feira (03.02) nos rios de Mato Grosso
Dentro das Unidades de Conservação estaduais, municipais e federais, a pesca é proibida durante todo o ano. O Dourado (Salminus brasiliensis) e Piraíba (Brachyplatystoma filamentosum) são espécies cuja captura, venda e transporte são proibidos pela Lei 9.794/2012.
Sema apreende mais de 9 km de redes, tarrafas e embarcações durante a proibição da pesca nos rios de MT
Já o volume de peixes apreendidos, de 421 kg, foi 53% menor que a piracema passada. Essa redução, segundo o secretário executivo de Meio Ambiente, Alex Marega, se deve à presença ostensiva da fiscalização que coibiu a captura do pescado.