Noticias Meio Ambiente
Em 1 semana, 3 áreas são embargadas e 14,3 mi em multas aplicadas
Até o momento, 1.923 hectares de terra foram fiscalizados, sendo que o trabalho resultou ainda na apreensão de 2.233 peças de madeira de castanheira serradas, 440 cabeças de gado, dois tratores, quatro motosserras, três motocicletas e uma serraria móvel.
Operação Abafa Amazônia 2022 aplica R$ 14,3 milhões em multas e apreende 2 mil peças de madeira em MT
A comandante da operação, tenente-coronel Jusciery Rodrigues, explica que no primeiro momento, são 26 alvos definidos pelo Corpo de Bombeiros, com a participação de 41 efetivos da Secretaria de Estado de Segurança Publica (Sesp-MT), Sema e Força Nacional.
Sema publica regulamentação para drenos existentes em área úmida para atividades agropecuária
O documento do Conselho Estadual de Meio Ambiente regulamenta o uso sustentável, preservação, conservação e recuperação das áreas úmidas e estabelece procedimentos para o licenciamento das atividades potencialmente poluidoras ou degradadoras.
Amazônia tem recorde de desmate em setembro, segundo o Inpe
Antes disso, já havia monitoramento do Deter, mas, pelo melhora nos sensores de detecção de desmate, não são válidas comparações com períodos anteriores.
Proibição da pesca nos rios de MT começa nesta segunda
Esta decisão é votada pelo Conselho Estadual da Pesca (Cepesca) levando em consideração estudos que mostram uma maior probabilidade de reprodução em outubro.
Estado concentra 70% da exploração ilegal de madeira na Amazônia
Levantamento da Rede Simex (Imazon, Imaflora e ICV) aponta que sete em cada dez hectares de florestas com exploração madeireira não autorizada na Amazônia estão em Mato Grosso.
Crise climática e ação humana estão levando o Pantanal ao desequilíbrio
Misto de campos abertos, cerrados e florestas, a macrorregião abriga a maior planície inundável do planeta e compõe, juntamente com a região do Chaco, situada mais ao Sul, um complexo de áreas úmidas com grande biodiversidade, que fornece serviços ecossistêmicos e culturais para o Brasil, a Bolívia e o Paraguai.
Polícia Ambiental flagra garimpo ilegal e multa proprietário em R$ 809,1 mil
A ocorrência foi registrada como fazer funcionar empreendimento potencialmente poluidor sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, descumprimento de embargo e dificultar regeneração natural de floresta ou demais formas de vegetação nativa.
Governo reavalia lista de risco, que proibia a pesca do pintado
A suspensão da vigência vai até 5 de dezembro, coincidindo com o início do período do defeso, quando a pesca é suspensa para a reprodução dos peixes. Na maior parte das bacias, o defeso vigora até o último dia do mês de fevereiro do ano seguinte.
Proibição da pesca nos rios de MT começa no dia 3 de outubro
O padrão da atividade reprodutiva dos peixes nos rios de Mato Grosso foi constatado por monitoramento e pesquisa feitos por especialistas da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que monitoram os peixes.