Noticias Educação/Vestibular
Inscrições do vestibular para bacharel em Administração Pública vão até 31 de maio
Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para o vestibular do curso bacharel em Administração Pública na cidade de Guarantã do Norte (distante 721 km ao norte de Cuiabá). As inscrições devem ser feitas por intermédio do site da Universidade Estadual de Mato Grosso - Unemat. O curso é oferico pela Universidade Aberta do Brasil - UAB, em parceria com o pólo da Unemat, coordenado por Marta Helena.
Curso é voltado para uso de recursos em sala de aula
As estratégias mais eficientes de apoio ao ensino em sala de aula são aquelas que empregam os modernos recursos da informática, tais como os computadores e data-show? Nem sempre. Nos cursos que estão sendo realizados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o uso destes equipamentos certamente é destacado, mas se está resgatando também o emprego de recursos que já existem nas escolas, como os mimeógrafos e retroprojetores, mas que se encontram subutilizados. Estes cursos são voltados aos professores e técnicos dos Laboratórios de Informática Educativa (LIEDs).
Unemat vai sediar seminário de pesquisas em literatura e ibero-afro-americano em Cáceres
No período de 16 a 18 de junho a Universidade do Estado de Mato Grosso sedia no campus Jane Vanini, em Cáceres) o II Seminário de Pesquisas do Centro de Pesquisas em Literatura (Ceplit), o II Seminário Ibero-afro-americano e o I Encontro de coordenadores de pós-graduação do Centro-Oeste. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 16 de junho por meio do site do evento: www.vcfaz.net/ceplit.
Trabalhadores da educação de Cláudia retomam atividades após acordo
Os trabalhadores da educação de Cláudia, a 608 km de Cuiabá, retomaram às atividades hoje (24). A paralisação, que completou mais de dois meses, foi encerrada em função da assinatura, por parte do prefeito municipal, Vilmar Giachini (PMDB), do Termo de Compromisso. Depois de várias tentativas de negociação, a categoria e o Poder Executivo assinaram um acordo, após a intervenção, pela segunda vez, do governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB).
MEC cria
Professores devem ter 1ª prova do "Enem" em 2011, prevê MEC
O Ministério da Educação (MEC) instituiu nesta segunda-feira (24) o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. O ministério pretende realizar a primeira prova em 2011. Na primeira edição, poderão participar educadores dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e da educação infantil
UFMT oferece vagas remanescentes para mestrado em Física
O Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece cinco vagas para o curso de mestrado em Física. As vagas são para as áreas de Magnetismo e Transições de Fase, e Caracterizações de Materiais, para ingresso no segundo semestre. As inscrições poderão ser feitas no período de 20 a 22 de julho.
Olimpíada de língua portuguesa recebe inscrições até 7 de junho
Professores da educação básica da rede pública têm até 7 de junho para se inscrever na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O concurso, promovido pelo Ministério da Educação junto com a Fundação Itaú Social, ocorre a cada dois anos e se destina a alunos dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio. As inscrições devem ser feitas via internet.
MEC prorroga adesão dos municípios para programa do livro didático
O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) resolveu prorrogar o prazo de adesão das secretarias municipais e estaduais ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) PNLD, que terminaria em 31 de maio. A partir deste ano, só receberão as obras as redes de ensino que firmarem esse termo de adesão. Antes, os livros eram enviados para todas as escolas, mesmo que não houvesse uma solicitação formal.
Baixa visão é confundida com cegueira e prejudica desempenho de alunos
Dandara Sousa, 7, coloca o livro bem próximo aos olhos para ler e usa telelupa para enxergar a lousa. Aos 11 meses, os médicos diagnosticaram baixa visão --ou visão subnormal. O dia a dia da menina não é nada fácil na sala de aula, mas, com o empenho da família e da escola, seu desempenho não fica atrás do de seus colegas.
Prefeitura de Várzea Grande descumpre acordo com trabalhadores da educação
Os trabalhadores da educação de Várzea Grande reivindicam, há cerca de cinco anos, a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). No começo de 2010, em resposta à greve da categoria, o então secretário municipal de Educação, Isaac Nassarden, estipulou o dia 30 de junho como prazo final para a conclusão de um estudo acerca do documento. “Mas, até hoje, não houve avanços”, lamentou a presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Maria Aparecida Cortez.