Noticias Educação/Vestibular
Estudantes de Comunicação da UFMT se reúnem hoje com Ministério Público
Os estudantes de Comunicação Social da UFMT irão se reunir, nesta quinta-feira, 22, às 15h, com o promotor do Ministério Público Federal, Gustavo Nogami, para discutir a falta de professores no curso e exigir providências imediatas. Este é o último recurso encontrado pelos alunos para garantir seus direitos.
Cresce número de crianças sem ensino infantil em SP
O deficit no ensino infantil na rede pública municipal de São Paulo registrou aumento de 22 mil vagas neste ano, somando 123.780 crianças até cinco anos, informa reportagem de Fábio Takahashi, publicada nesta quinta-feira pela Folha.
Inscrições do vestibular para bacharel em Administração Pública vão até 31 de maio
Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para o vestibular do curso bacharel em Administração Pública na cidade de Guarantã do Norte (distante 721 km ao norte de Cuiabá). As inscrições devem ser feitas por intermédio do site da Universidade Estadual de Mato Grosso - Unemat. O curso é oferico pela Universidade Aberta do Brasil - UAB, em parceria com o pólo da Unemat, coordenado por Marta Helena.
UFMT abre concurso público para 56 vagas de docência
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza concurso público de provas e títulos para provimento de cargos na carreira do magistério superior. O edital saiu publicado na edição do dia 1º de abril, do Diário Oficial da União. São 56 vagas, distribuídas entre os campi de Cuiabá (19 vagas), Sinop (14 vagas), Médio Araguaia (13 vagas) e de Rondonópolis (10 vagas) .
Fim de greve de alunos depende de reunião desta 5ª com reitora
Os estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) continuam em greve até quinta-feira, quando ocorrerá uma nova reunião entre os acadêmicos e a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder. “A partir dessa reunião, vamos decidir se a greve continua ou se termina”, explicou o acadêmico de Ciências Sociais, Jelder Pompeu.
Governo estuda implantação de campus da UFMT em Várzea Grande
O governador Silval Barbosa se reuniu nesta terça-feira (20.04) com a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, e a secretária de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, para estudar a implantação de um campus da UFMT em Várzea Grande.
Estudantes em greve ocupam reitoria da UFMT
A greve dos estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) completou uma semana, nesta segunda (19), com a ocupação do prédio da reitoria. A manifestação durou ao menos cinco horas. Os ânimos dos estudantes só acalmaram quando eles receberam a confirmação de que a reitora Maria Lúcia Cavalli que iria recebê-los durante à tarde para uma tentativa de conciliação. A reunião deveria ter ocorrido pela manhã, mas Cavalli preferiu conversar com alunos no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) a receber os manifestantes na reitoria, o que levou o grupo a ocupar o prédio da administração.
Projeto dos Cefapros será modelo para o país
Mais uma ação de Mato Grosso deve se transformar em referência nacional para a Educação, a exemplo do que já aconteceu com políticas de democratização do setor. A planta arquitetônica dos Centros de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) deve ser utilizada na construção dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em todo o país.
Seduc, MEC e prefeituras discutem investimentos do PAR
Prefeitos e secretários de Educação de diversos municípios de Mato Grosso estão participando de uma reunião no auditório da Secretária de Estado de Educação (Seduc). O objetivo é discutir a agilização de investimentos do Plano de Ações Articuladas (PAR) nos municípios. O PAR é uma ferramenta de gestão do Ministério da Educação (MEC) que possibilita apoio técnico e financeiro às escolas.
Secretaria de Educação realiza reunião de trabalho com prefeitos
MT é destaque no investimento em transporte escolar
Mato Grosso é o primeiro Estado da União a massificar o uso do modelo de ônibus escolar selecionado pelo Ministério da Educação (MEC). A informação é do diretor de Articulação e Apoio ao Sistema de Ensino da Educação Básica do ministério, Romeu Wellington Capputo.