Noticias Politica MT
Taques e entidades se reúnem hoje com Silval sobre obras da copa
O senador Pedro Taques (PDT) e representantes de 11 instituições de Mato Grosso, ligadas às áreas de engenharias e arquitetura, se reunirão, daqui a pouco, com o governador Silval Barbosa (PMDB) para tratar das questões técnicas referentes à mobilidade urbana para a Copa do Mundo em Cuiabá em 2014. Pela manhã, o senador e os dirigentes se reuniram e vão trabalhar em conjunto com objetivo de tomar conhecimento de todas as informações. Foi consenso o fato de que as informações fornecidas até o momento pela Secopa são insuficientes para uma análise técnica, foco principal do grupo
PSD entrega carta, dá prazo, tem reunião, mas continua no staff
Um mês após entregar a carta oficializando a saída do PSD dos cargos que ocupa no Governo Silval Barbosa (PMDB) e mesmo depois da audiência com o peemedebista, os 3 representantes do partido no 1° escalão continuam à frente de suas suas funções. Os secretários estaduais de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga e de Ciência e Tecnologia, Adriano Breunig, bem como o presidente do Cepromat, Wilson Teixeira, o Dentinho, continuam despachando normalmente nesta segunda (5).
"O governante não pode ser tímido; tem que decidir"
Após liderar o movimento que resultou na entrega dos cargos do PSD no governo do Estado, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva, já começou a intensificar seu discurso no convencimento de que é necessário - e urgente - o governador Silval Barbosa (PMDB) realizar uma reforma administrativa que diminua o tamanho da máquina estatal.
Jacy diz que não foi intimada pela Justiça por confusão no endereço
A ex-vice-prefeita de Cuiabá Jacy Proença (PSC) alegou, em entrevista coletiva concedida nesta segunda (05), que não foi encontrada pela Justiça, pois estavam procurando a pessoa errada. Segundo ela, uma intimação datada de agosto do último ano a citava como esposa do ex-diretor da Agecopa, Roberto França (DEM) e, inclusive, foi encaminhada para o endereço da antiga autarquia. Acontece que França, ex-prefeito de Cuiabá, é casado com Iracy França, ex-vice-governadora do primeiro mandato de Blairo Maggi (2004-2008). O intrigante é que Iracy não responde a processo por improbidade, como é o caso de Jacy.
Deputado quer "Bolsa Aluguel" para famílias em áreas de risco
Em meio crise orçamentária que afeta o Estado, com um déficit de R$ 1, 2 bilhão em 2011, o deputado Walter Rabello (PSD) tenta convencer os colegas de Parlamento a aprovarem a criação da “Bolsa Aluguel”. A ideia, segundo ele, é que o Estado auxilie as famílias, com renda de até três salários mínimos, a pagar a locação. Para requerer, o cidadão precisa comprovar que a residência em que reside está em condições precárias e que, por isso, os familiares precisam ser removidos de área de risco, não passível de adequação urbanística. “O objetivo é proteger famílias que foram atingidas por fatos extraordinários. Como desastres de obras, casos de enchente, desapropriações e desocupações”, pontua Walter Rabello.
Vi acidentes debaixo de radares, diz Sérgio em reação à medida
Defensor há tempos da extinção dos radares eletrônicos, o deputado Sérgio Ricardo (PR), retoma suas críticas ao sistema, que considera “falho” na tentativa de solucionar o excesso de velocidade e demais imprudências dos condutores de veículos. Ele defende medidas educativas para que os motoristas sejam reeducados e não castigados. “O Poder Público deve fazer campanhas educativas. Já vi muitos acidentes debaixo de radares, isso não resolve”, sustenta.
Pagot autoriza PR a divulgá-lo como pré-candidato a prefeito de Cuiabá
Luiz Antonio Pagot, que ainda está cambaleando com o porrete recebido com a saída da direção-geral do Dnit, após acusação de envolvimento em irregularidades, se animou com a ideia de disputar a Prefeitura de Cuiabá. A proposta foi lançada pelo novo presidente do diretório municipal Eder de Moraes e Pagot reagiu positivamente. Como tem 3 meses de prazo para se definir, até as convenções de junho, Pagot pretende manter seu nome no páreo para inserir o PR nas discussões acerca de projeto próprio. Ele autorizou o PR a propagar o seu nome. Apesar disso, a possibildade é remota do ex-secretário de Infraestrutura, Casa Civil e Educação do governo Blairo Maggi encarar a sucessão municipal deste ano.
Savi quer campanha de doação de órgãos; MT não faz cirurgias
O deputado estadual Mauro Savi (PR) defende a realização de uma campanha sobre a importância da doação de órgãos junto às escolas. A iniciativa, enviada ao governador Silval Barbosa (PMDB), levanta a discussão sobre os transplantes em Mato Grosso. Acontece que os procedimentos não podem ser realizados no Estado por falta de unidades de saúde capacitadas. A única cirurgia feita é a de córnea por conta de convênios com clínicas particulares. Para as demais cirurgias, os pacientes devem procurar outro Estados, o principal destino é São Paulo.
DEM articula candidatura própria em 3 cidades da região Sul de MT
O DEM anunciou que terá candidatura na região Sul. O partido aposta, por exemplo, na reeleição de João Batista para a Prefeitura de São José do Povo. Além do atual gestor, a sigla conta com mais 4 vereadores na cidade. O DEM quer também disputar o comando de Pedra Preta. A cidade passou por momentos conturbados nos últimos anos, a começar com renúncia do ex-prefeito Augustinho Freitas Martins para que seu vice Marionilo Corte Souza assumisse. Ele também deve entrar na disputa. Lá os Democratas estudam lançar o vereador Paulo Santana ou empresário Paulo Belondi para contrapor o atual gestor.
Decisão do TSE deve gerar mais recursos judiciais durante a eleição
Especialistas consultados por A Gazeta avaliam que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de considerar inelegíveis candidatos com contas de campanha reprovadas deverá gerar muitos recursos, inclusive para o Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta corte do país. O novo entendimento pode mudar o cenário em várias cidades de Mato Grosso.
