Noticias Politica MT
Riva garante a votação do FAP já em fevereiro
Futuro presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP) afirma que o possível retorno do extinto Fundo de Assistência Parlamentar (FAP) deverá entrar na pauta de votação da Casa logo em fevereiro. O benefício garante aposentadoria vitalícia a 107 pessoas e foi vetado pelo vetado pelo governador Silval Barbosa (PMDB), mas poderá ser reativado para contemplar políticos que ocuparam mandato nos últimos 4 anos.
José Riva (PP)
Veto ao FAP vai a análise na AL e Riva defende extinção
O deputado eleito José Riva (PP), tido como principal candidato à presidência da Assembleia Legislativa, sinalizou ser favorável à manutenção do veto do governador Silval Barbosa (PMDB) ao retorno do Fundo de Assistência Parlamentar (FAP), previsto para ser apreciado logo após o retorno das atividades legislativas, no início de fevereiro.
Em Cuiabá, Prefeito de Diamantino irá apresentar as reivindicações do município
Engajado em trazer melhorias para Diamantino, o Prefeito Juviano Lincoln (PPS), juntamente com uma equipe da Prefeitura e da Câmara Municipal, irão nesta quinta-feira (27), para capital do Estado para tratar de vários assuntos importantes com o Governador Silval Barbosa.
Não quero parecer interesseiro, diz Fabris sobre assumir cadeira na AL
O deputado estadual Gilmar Fabris (DEM), que pode ser beneficiado com a ida de José Domingos Fraga (DEM) para a secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), garante que não participou das reuniões relativas a esta questão. Ele pondera que tem se mantido afastado por entender que não seria bom pressionar o governador Silval Barbosa (PMDB) para que ele consiga assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa. O democrata não conseguiu se reeleger, ficando na primeira suplência, por isso, a ida de Fraga para o staff seria providencial. “Não participei de nenhuma reunião para não me colocarem como interesseiro”, ressalta o parlamentar.
Combate à hanseníase vai unir Assembleia e governo
Uma parceria para tirar Mato Grosso da atual condição de líder nacional de casos de hanseníase – em números relativos – começou a tomar forma entre a Assembleia Legislativa e o governo. Em números absolutos, o estado também está próximo do topo da estatística: ocupa o 5º lugar entre os que mais notificaram a doença em 2009. Ele só ficou atrás de Pará, Maranhão, Pernambuco e Bahia, segundo dados da Superintendência de Vigilância em Saúde.
Os diretores do Dnit, Luiz Pagot e Nilton de Britto; no detalhe, o empresário Luis Carlos Félix
Empreiteiro acusa Pagot e Britto de "esquema" no DNIT
O empresário Luis Francisco Félix, o Kaxito, acusou hoje o diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte), Luiz Antônio Pagot, e o superintendente da autarquia em Mato Grosso, Nilton de Britto, de arquitetarem um "esquema" contra a sua construtora, a Conspav Pavimentação Ltda., responsável pelas obras do Rodoanel em Cuiabá.
Riva e Sérgio buscam consenso e chapa única para AL
A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa não promete grandes emoções e os deputados José Riva (PP) e Sérgio Ricardo (PR) já trabalham para garantir o consenso na formação de uma chapa única, evitando disputa acirrada entre os parlamentares.
Após presidir Câmara, Deucimar Silva, num acordo de cúpula, vai renunciar ao mandato para assumir vaga na AL
Deucimar renuncia ao mandato de vereador para se tornar deputado
Mais um suplente, além de Luizinho Magalhães (PP), Ondanir Bortolini, o Nininho, e Emanuel Pinheiro (ambos do PR), vai ocupar cadeira de deputado estadual já a partir do próximo mês. Trata-se do ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Deucimar Silva. Ele está no terceiro mandato. Em reunião com a cúpula do PP, ele recebeu garantia de que haverá esquema de rodízio entre titulares e suplentes. A dúvida agora é saber quem será o primeiro a pedir licença. Os progressistas conquistaram 5 cadeiras na Assembleia, com a reeleição de Airton Rondina, o Português, e Antonio Azambuja, com retorno de José Riva e de Walter Rabello e com estreia de Ezequiel da Fonseca. As mudanças vão refletir também na bancada do PP na Câmara de Cuiabá.
DEM, PP e PR disputam vice-presidência do Senado
O Democratas (DEM), o Partido da República (PR) e o Partido Progressita (PP), todos com cinco senadores, vão ter que chegar, necessariamente, a um consenso, no final de semana, para ver quem terá o direito de indicar um nome para o cargo de segundo vice-presidente do Senado Federal.
Silval deposita "esperança" em Dilma para renegociação da dívida de MT
O governo de Mato Grosso vive expectativa de a presidente Dilma Roussef (PT) facilitar a renegociação da dívida do Estado com a União, hoje em patamares de R$ 5 bilhões e desembolso médio anual de quase R$ 1 bilhão, pago apenas para a amortização dos juros e correções.