Noticias Politica MT
Desembargadores e juizes afastados por venda de sentença garantem salários
Os desembargadores Evandro Stábile, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, e José Luiz de Carvalho, do Tribunal de Justiça, o advogado e membro do TRE Eduardo Henrique Migueis Jacob e do juiz convocado da 3ª Câmara Criminal do TJ, Círio Miotto foram afastados de suas funções pelo Superior Tribunal de Justiça (STF) sem qualquer prejuízo de seus subsídios. Ou seja: vão receber seus salários integralmente até que haja uma decisão final.
Presidente do TJ se cala sobre decisão do STJ e espera notificação
Diante de mais um escândalo envolvendo o judiciário mato-grossense o presidente do Tribunal de Justiça (TJMT), desembargador José Silvério, preferiu se calar e aguardar a notificação oficial da decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) sobre o afastamento cautelar dos quatro magistrados investigados pela Polícia Federal na Operação Asafe.
Antero quer união de bancada de MT com a de outros estados
Para garantir os interesses de Mato Grosso, o pré-candidato ao Senado, Antero Paes de Barros, defende a unidade da bancada mato-grossense no Senado Federal e que seja firmada uma parceria com outros estados. “Quando estive no Senado, trabalhei exatamente nessa linha, inclusive buscando um entrosamento da bancada com o governo do Estado”, disse o ex-senador.
Abicalil desconhece repúdio à representação contra Julier e Avelar
O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Carlos Abicalil (PT), afirmou desconhecer a existência de uma carta aberta que teria sido elaborada por um grupo de petistas em repúdio a ele por ter assinado pedido de representação contra o juiz federal Julier Sebastião e o procurador da República Mário Lúcio Avelar.
Nancy fala de 14 casos e diz que Stábile era "amigo íntimo" de Célia
Ao pedir o afastamento dos juízes Eduardo Jacob e Círio Miotto e dos desembargadores Evandro Stábile de Mato Grosso, a ministra Nancy Andrighi, que preside as investigações, citou 14 casos onde foi identificada a existência de venda de sentenças. Nancy ressaltou a participação de cada um dos quatro magistrados e se deteve um pouco mais no caso de Stábile, presidente afastado do Tribunal Regional Eleitoral. Ela chegou a dizer, inclusive, que o magistrado é amigo “íntimo” da esposa do desembargador aposentado Tadeu Cury, Célia Cury, apontada no inquérito como uma das principais negociadoras de sentenças.
Processos citados na Operação Jurupari estão suspensos temporariamente
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, disse nesta quarta-feira (16.06) que a suspensão dos 68 processos de licenciamento e exploração florestal investigados pela Polícia Federal na Operação Jurupari, se deu de forma preventiva. “A suspensão tem caráter temporário e foi feita por força de mandado de busca e apreensão”. Os documentos estão em posse da Justiça Federal e, se comprovadas as irregularidades, continuarão suspensos.
Percival Muniz quer divisão de Mato Grosso
O presidente do diretório regional do PPS, deputado estadual Percival Muniz defendeu nesta terna-feira a divisão de Mato Grosso com a criação de dois novos Estados.
Wagner Ramos pede ao governo obras para escola em Nova Olímpia
O governador Silval Barbosa e a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, receberam do deputado Wagner Ramos (PR) uma relação de obras de construção e de reparos para a estrutura física da Escola Estadual João Monteiro Sobrinho, em Nova Olímpia.
Acusada de ser fantasma, assessora de Serys é absolvida
Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) julgaram, nesta quarta-feira (16), improcedentes as acusações contra três funcionários do Senado acusados de serem "fantasmas". A decisão foi unânime. Não cabe recurso da decisão, segundo o Ministério Público, que fez a representação junto ao TCU.
STF indefere recurso e Capital pode sofrer intervenção em MT
A Prefeitura de Cuiabá pode sofrer intervenção do Estado nos próximos dias. A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão monocrática do ministro Marco Aurélio, que indeferiu o recurso extraordinário 228.323 (456) impetrado pelo Palácio Alencastro para reverter a decisão do Tribunal de Justiça, que já havia decretado a intervenção em 1999, durante a gestão do então prefeito Roberto França.
