Noticias Politica MT
Silval anuncia que não será candidato em 2014; obra do VLT inicia dia 2 de agosto
O governador Silval Barbosa (PMDB) revelou nesta terça-feira que irá concluir integralmente o segundo mandato no palácio Paiaguás ficando no cargo até dezembro de 2014. "Assumi para cumprir um mandato de vice e o povo me deu uma oportunidade que não posso desperdiçar. Por isso, quero ficar até o último dia", disse em entrevista ao programa Chamada Geral (95,9 Mega FM).
Percival elogia pacto pela Dignidade Eleitoral em Rondonópolis
O deputado Percival Muniz (PPS) elogiou da tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão matutina dessa quarta-feira, dia 4, o Pacto Dignidade Eleitoral, que foi firmado entre o Ministério Público e os candidatos a prefeito e a vice de Rondonópolis. Para Muniz, o pacto é um marco na eleição do município, que beneficiará a democracia e a população, pois conseguirá analisar com mais clareza e sem "tumultos" as propostas. Além de criar um clima favorável para o debate, destaca ele, o pacto será, também, um instrumento de combate à corrupção eleitoral que servirá de exemplo para o todo país.
Câmara concentra sessões na 4ª e libera vereadores para campanha
O presidente da Câmara de Cuiabá Julio Pinheiro (PTB) vai sugerir nesta quinta (5) que as 2 sessões ordinárias sejam realizadas as quartas, durante a corrida eleitoral, para que os parlamentares possam cuidar das suas candidaturas. Ele argumenta que, da foram como está, com sessões às terças e quintas pela manhã, é impossível alavancar à reeleição e realizar um bom trabalho no Legislativo. “Começa de manhã e vai até a hora que der”, sugere Pinheiro.
Presidente não se envolverá com eleição municipal e enfraquece base
Os candidatos petistas e também da base aliada do governo federal que esperavam se "apoiar" na figura da presidente da República, Dilma Rousseff, para vencer as disputas em outubro receberam um "duro golpe" que pode enfraquecer algumas candidaturas. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou que Dilma não pretende se envolver na campanha dos candidatos da base aliada nas eleições municipais.
CCJ aprova por 23x0 parecer de Taques pela cassação de Torres
Está mais do que aberto o caminho para a cassação do senador goiano Demóstenes Torres (sem partido) por quebra de decoro parlamentar devido às suas ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou por 23 votos a zero o relatório do senador Pedro Taques (PDT-MT) que atestou a legalidade do processo de cassação do senador goiano.
Leitão participa da inauguração da Embrapa de Floresta
Indicado como representante oficial da Câmara, da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) irá participar nesta sexta-feira (06) da inauguração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Agrossilvipastoril, denominada na região como Embrapa de Floresta.
Ministério Público tem 5 pré-candidatos a procurador-geral
Pelo menos cinco nomes já são mencionados nos corredores do Ministério Público Estadual (MPE) para disputarem a sucessão de Marcelo Ferra no cargo de procurador-geral de Justiça. Três procuradores e dois promotores de Justiça estão no páreo, mas, dos cinco postulantes, apenas um representa o anseio por continuidade da situação – o que promete acirrar o pleito em dezembro de maneira inédita.
“Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama” passa a integrar calendário oficial do Estado
O governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), sancionou no dia 19 de junho deste ano, a Lei n° 9.757, de autoria do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (AL), deputado Emanuel Pinheiro (PR), que institui a campanha de prevenção ao câncer de mama, denominada de “Outubro Rosa”. Com a aprovação da AL e sanção do governador ficou instituído o dia 26 de outubro como “Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama”.
PMDB pode "encolher"; nos pólos, só tem Juarez em condições favoráveis
O PMDB do governador Silval Barbosa, hoje à frente de 17 prefeituras, corre risco de ficar ainda menor nas eleições deste ano, especialmente nas cidades pólos. A situação mais tranquila é de Juarez Costa, que vai à reeleição em Sinop e larga com ampla vantagem nas intenções de voto, embora enfrente um grupo político forte, com o candidato oposicionista Dilceu Dal Bosco (DEM), apoiado pelo ex-prefeito e deputado federal Nilson Leitão (PSDB), que lançou a esposa Renata de vice, e ainda tem no palanque o empresário Roberto Dorner (PSD). Juarez, que massifica a campanha de "tocador de obras", tem respaldo das máquinas municipal, do Estado e do governo federal, pois atraiu o PT da presidente Dilma Rousseff. Juarez é tido pelos peemedebistas como liderança emergente e, se reconquistar o mandato, pode se tornar até opção para projeto majoritário em 2014.