Noticias Politica MT
Desembargadores e juizes afastados por venda de sentença garantem salários
Os desembargadores Evandro Stábile, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, e José Luiz de Carvalho, do Tribunal de Justiça, o advogado e membro do TRE Eduardo Henrique Migueis Jacob e do juiz convocado da 3ª Câmara Criminal do TJ, Círio Miotto foram afastados de suas funções pelo Superior Tribunal de Justiça (STF) sem qualquer prejuízo de seus subsídios. Ou seja: vão receber seus salários integralmente até que haja uma decisão final.
Presidente do TJ se cala sobre decisão do STJ e espera notificação
Diante de mais um escândalo envolvendo o judiciário mato-grossense o presidente do Tribunal de Justiça (TJMT), desembargador José Silvério, preferiu se calar e aguardar a notificação oficial da decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) sobre o afastamento cautelar dos quatro magistrados investigados pela Polícia Federal na Operação Asafe.
Antero quer união de bancada de MT com a de outros estados
Para garantir os interesses de Mato Grosso, o pré-candidato ao Senado, Antero Paes de Barros, defende a unidade da bancada mato-grossense no Senado Federal e que seja firmada uma parceria com outros estados. “Quando estive no Senado, trabalhei exatamente nessa linha, inclusive buscando um entrosamento da bancada com o governo do Estado”, disse o ex-senador.
Abicalil desconhece repúdio à representação contra Julier e Avelar
O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Carlos Abicalil (PT), afirmou desconhecer a existência de uma carta aberta que teria sido elaborada por um grupo de petistas em repúdio a ele por ter assinado pedido de representação contra o juiz federal Julier Sebastião e o procurador da República Mário Lúcio Avelar.
Nancy fala de 14 casos e diz que Stábile era "amigo íntimo" de Célia
Ao pedir o afastamento dos juízes Eduardo Jacob e Círio Miotto e dos desembargadores Evandro Stábile de Mato Grosso, a ministra Nancy Andrighi, que preside as investigações, citou 14 casos onde foi identificada a existência de venda de sentenças. Nancy ressaltou a participação de cada um dos quatro magistrados e se deteve um pouco mais no caso de Stábile, presidente afastado do Tribunal Regional Eleitoral. Ela chegou a dizer, inclusive, que o magistrado é amigo “íntimo” da esposa do desembargador aposentado Tadeu Cury, Célia Cury, apontada no inquérito como uma das principais negociadoras de sentenças.
Processos citados na Operação Jurupari estão suspensos temporariamente
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, disse nesta quarta-feira (16.06) que a suspensão dos 68 processos de licenciamento e exploração florestal investigados pela Polícia Federal na Operação Jurupari, se deu de forma preventiva. “A suspensão tem caráter temporário e foi feita por força de mandado de busca e apreensão”. Os documentos estão em posse da Justiça Federal e, se comprovadas as irregularidades, continuarão suspensos.
Percival Muniz quer divisão de Mato Grosso
O presidente do diretório regional do PPS, deputado estadual Percival Muniz defendeu nesta terna-feira a divisão de Mato Grosso com a criação de dois novos Estados.
Wagner Ramos pede ao governo obras para escola em Nova Olímpia
O governador Silval Barbosa e a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, receberam do deputado Wagner Ramos (PR) uma relação de obras de construção e de reparos para a estrutura física da Escola Estadual João Monteiro Sobrinho, em Nova Olímpia.
Mesmo morando nos EUA, Solange Morelli teria recebido salários do gabinete da senadora Serys
Acusada de ser fantasma, assessora de Serys é absolvida
Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) julgaram, nesta quarta-feira (16), improcedentes as acusações contra três funcionários do Senado acusados de serem "fantasmas". A decisão foi unânime. Não cabe recurso da decisão, segundo o Ministério Público, que fez a representação junto ao TCU.
STF indefere recurso e Capital pode sofrer intervenção em MT
A Prefeitura de Cuiabá pode sofrer intervenção do Estado nos próximos dias. A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão monocrática do ministro Marco Aurélio, que indeferiu o recurso extraordinário 228.323 (456) impetrado pelo Palácio Alencastro para reverter a decisão do Tribunal de Justiça, que já havia decretado a intervenção em 1999, durante a gestão do então prefeito Roberto França.