Noticias Politica MT
Abicalil vence prévias e vai ao Senado junto com Maggi; Serys se cala
Até às 21h10 estava faltando apurar 471 votos de cinco municípios. Petistas votaram neste domingo em urnas espalhadas em 131 das 141 cidades mato-grossenses. Na Capital, Serys conseguiu 77 votos de frente. Votaram em Cuiabá 1.979 filiados e 1.949 foram considerados válidos. Serys chegou a 1.013 votos, enquanto Abicalil ficou com 936. Treze votaram em branco e 17 preferiram anular o voto. Serys ganhou em Várzea Grande e, em Rondonópolis, a senadora conseguiu 200 votos a mais.
Stábile apresenta ao TJ-MT relatório de problemas estruturais do interior
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT), Cláudio Stábile, em visita ao desembargador José Silvério, presidente do Tribunal de Justiça (MT), apresentou o resultado de um trabalho feito em conjunto com as subsecções no interior, que ouviram os advogados e apontaram problemas estruturais nas comarcas, que podem ser resolvidos com simples medidas administrativas. “Nesse ofício consta um relatório de todo o interior do Estado, como alguns problemas de gestão, acúmulo de processos, entre outros”, explicou o advogado.
Empresários ligados do PT em MT são libertados
O desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em Brasília, Olinto Menezes, deferiu nesta domingo (18) recurso interposto pela defesa dos empresários Waldemir Padilha e seu irmão Valdebran Padilha, petista ligado ao grupo do deputado federal Carlos Abicalil. Ambos são acusados de envolvimento em um esquema de desvio de R$ 51 milhões da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e foram presos durante a Operação Hygeia, desencadeada pela Polícia Federal no último dia 7.
Antero ameaça processar Muniz por citações relativas à morte de Dante
Durante a audiência pública sobre regularização fundiária em Ribeirão Cascalheira, neste sábado (17), o ex-senador Antero Paes de Barros(PSDB) pressionou o presidente do PPS, deputado estadual Percival Muniz, sobre a decisão do partido em permanecer apoiando o empresário Mauro Mendes(PSB) e por contas das declrações do líder pepesista responsabilizando ao tucano pela morte do ex-governador Dante de Oliveira.
Vereador deverá ser afastado do cargo por suposta compra de votos em Paranatinga
Em decisão monocrática, o ministro Félix Fischer, do Tribunal Superior Eleitoral, deu provimento ao recurso especial interposto pelo Ministério Público Eleitoral que pedia a reforma da decisão do Tribunal Regional Eleitoral e o restabelecimento da decisão da 1ª instância judicial que cassou o diploma do vereador eleito de Paranatinga (MT) Marcello Dias Pereira. Com a decisão, ele deve ser afastado do cargo.
TRF liberta assessor e sobrinho do deputado Bezerra
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região deferiu liminar em habeas corpus para o assessor e o sobrinho do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), que tiveram a prisão preventiva decretada pelo juiz federal Julier Sebastião da Silva, na noite desta sexta-feira (16). Carlos Miranda, tesoureiro regional do PMDB e José Luis Gomes Bezerra, são acusados de envolvimento em um esquema de desvio de recursos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), e foram presos pela Polícia Federal na Operação Hygeia, deflagrada no dia 7de abril.
Governador eleito do DF diz que ligação com Arruda não inviabiliza escolha
O novo governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), disse neste sábado depois de ser eleito que sua ligação com o ex-governador José Roberto Arruda (sem partido) não inviabiliza a sua escolha para o comando do DF. Arruda foi um dos articuladores da candidatura de Rosso, que derrotou outros três candidatos em primeiro turno nas eleições indiretas realizadas hoje pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Rogério Rosso, do PMDB, é eleito novo governador do DF
O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal Rogério Rosso (PMDB) foi eleito neste sábado novo governador do DF. O peemedebista conseguiu obter 13 votos dos integrantes da Câmara Legislativa e acabou eleito em primeiro turno --já que teve o apoio de mais da metade dos 24 deputados distritais.
Jayme desafia Eder a demitir 300 servidores sob indicação do DEM
O senador Jayme Campos (DEM) ironizou neste sábado (17) a atitude do secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, em solicitar um levantamento com os cargos comissionados do DEM no governo estadual. O líder democrata pediu a Eder que ditasse os nomes dos 300 servidores citados pelo secretário na semana passada. “O Eder tem que dizer quem são essas pessoas. Não fiz qualquer indicação. Sei que os deputados estaduais têm nomeações, mas cada um não fez mais que 20. Então não sei de onde tiraram que temos 300 servidores”, reagiu Jayme, durante o megaleilão da Estância Bahia, em Água Boa.