Noticias Politica Brasil
Pedro Taques cobra e Senado prova voto aberto em processos de perda de mandato
O Plenário do Senado, em duas sessões de votação consecutivas, aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 86/2007, que extingue o voto secreto na votação de perda de mandato parlamentar. Antes da inclusão da proposta na pauta, o senador Pedro Taques (PDT-MT) lembrou que a presidência da Casa havia firmado compromisso de apreciar matérias relativas ao voto aberto. O mato-grossense tem reiterado o pedido em Plenário.
Senadores querem garantir investimentos ao Centro-Oeste reativando a Sudeco
Parlamentares da região Centro-Oeste estiveram reunidos na quarta-feira (04.07) com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para tratar da recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).
Grupo de Serra sinaliza apoio ao PSB para derrotar Dilma em 2014
Dispostos a alimentar a guerra PT versus PSB e abater o desafeto Aécio Neves (PSDB-MG), aliados de José Serra já acenam com a possibilidade de apoiar a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), à Presidência em 2014, contra Dilma Rousseff (PT).
Dilma atuou contra Aécio na disputa em BH
A presidente Dilma Rousseff agiu na segunda para se contrapor a articulação do senador Aécio Neves (PSDB-MG), seu virtual rival na eleição de 2014, na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Paulo Maluf cumprimenta a presidente Dilma durante evento de lançamento do Plano Safra em Brasília
Após foto polêmica com Lula, Maluf beija mão de Dilma no DF
Duas semanas depois da foto-aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) foi fotografado beijando a mão da presidente Dilma Roussef em Brasília. O encontro aconteceu durante o evento de lançamento do Plano Safra nesta quarta-feira.
TO: TCE fará inspeção em contratos entre prefeitura e Delta
Os contratos firmados pela prefeitura de Palmas (TO) com a empresa Delta Construções serão inspecionados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A decisão foi tomada por unanimidade, na tarde desta quarta-feira, pelo pleno do TCE, na análise de pedido formulado pelo procurador-geral de Contas, Oziel Pereira dos Santos. O prazo da apreciação é de 30 dias, podendo ser prorrogado.
STJ obriga servidores do Judiciário a manterem 80% do efetivo
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, concedeu nesta quarta-feira liminar que obriga os servidores do Judiciário a manterem um efetivo de, no mínimo, 80% em cada localidade de atuação da Justiça Eleitoral. A medida foi tomada a pedido da União, e tenta evitar que a paralisação dos trabalhadores do Judiciário, que focaram suas ações na Justiça Eleitoral, atrapalhe o andamento das eleições de outubro. Caso não cumpram a determinação, as entidades que representam os trabalhadores da categoria terão de pagar multa diária de R$200 mil.
O candidato do PMDB à Prefeitura do Rio, o atual prefeito Eduardo Paes, em foto de arquivo
MPE impede presença de Paes em inauguração de obras públicas
O Ministério Público Eleitoral (MPE) vetou nesta quarta-feira a participação do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, candidato à reeleição pelo PMDB, em três inaugurações de obras públicas na presença da presidente Dilma Rousseff e do governador do Estado, Sérgio Cabral. Segundo o procurador regional eleitoral Maurício da Rocha Ribeiro, a ação fere a regulação das campanhas eleitorais e caracteriza abuso de poder político, conduta vedada e propaganda eleitoral irregular.
Senado aprova fim do voto secreto para cassação de mandato
O Plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira projeto que determina o voto aberto para cassação de mandatos de senador e deputado federal. Conhecida como a "PEC do voto aberto", a Proposta de Emenda à Constituição ganhou força com a proximidade do julgamento do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO).
MPE e PF investigam cidade com mais eleitores que habitantes
Com mais eleitores que habitantes, União Paulista, no interior de São Paulo, está na mira do Ministério Público Eleitoral (MPE) e da Polícia Federal (PF), que investigam a existência de um suposto esquema de fraude praticada com a transferência em massa de eleitores de outras regiões para aquela localidade. O município possui população de 1,6 mil pessoas, mas conta com 2,1 mil eleitores. Centenas de eleitores estariam em situação irregular e numa checagem preliminar, a Justiça Eleitoral já cassou os títulos de 94 pessoas, que forneceram endereços falsos e agora, com o cancelamento de seus títulos, estão impedidas de votar nas próximas eleições.