Noticias Economia
Mudanças no setor de telecomunicações debilitam TIM e GVT, dizem analistas
As mudanças de posições anunciadas na semana passada na Oi e na Vivo criaram amplas perspectivas de convergência entre redes de telecomunicações no Brasil, mas debilitaram a TIM Participações e a GVT, que acabaram, por ora, sem uma opção clara de oferta de serviços integrados.
Entrada da Portugal Telecom na Oi ajuda banda larga, diz Telebrás
A entrada da Portugal Telecom na Oi será benéfica para o PNBL (Plano Nacional de Banda Larga), segundo avaliação do presidente da Telebrás, Rogério Santanna.
Queda de 15,7% no confinamento de gado em MT
A intenção do produtor de Mato Grosso em investir no sistema de confinamento de gado registrou uma queda de 15,7% este ano com relação ao ano passado. Em 2009 foram confinados 637.983 animais e este ano caiu para 537.897. Foram identificadas 221 propriedades com estrutura de confinamento em Mato Grosso, sendo que 207 foram contatadas pelo Imea - Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária de MT – e dessas 152 estão confinando e 55 não vão colocar nenhuma cabeça em suas estruturas.
Mato Grosso crescerá acima da média nacional, afirma Gustavo Loyola
Mato Grosso irá crescer acima da média nacional em 2010 e a tendência é que se mantenha essa perspectiva para os próximos anos. Essa afirmação é do ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, que abriu na noite de ontem, (2), a programação do sexto Fórum IEL Gestão Empresarial, com a palestra ‘Perspectivas da Economia Brasileira’. De acordo com o palestrante, a economia do país está estabilizada e nesse cenário ele prevê que o Brasil continuará crescendo em 2010 e também nos próximos quatro anos.
Audiência Pública discute expansão de usinas de geração de energia na Bacia do Alto Paraguai
Foi realizada em Campo Grande, na semana passada, pelo Ministério Público Federal (MPF) de Mato Grosso do Sul a audiência pública “Empreendimentos Hidrelétricos na Bacia do Alto Paraguai (BAP) – a exploração energética e a integridade ecológica do Pantanal”. O evento contou com a participação do Ministério Público Estadual (MPE), MPF-Cuiabá, Ibama-MS, SEMA-MT; SEMAC-MS, EPE- Empresa de Pesquisa Energética, vinculada ao Ministério de Minas e Energia e da pesquisadora Débora Calheiros - representante da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre outras autoridades, ambientalistas, pescadores, pesquisadores e organizações não-governamentais.
Análise do Imea sobre o abate neste primeiro semestre em MT é feito com base em números contabilizados pelo Indea/MT
Abates de bovinos crescem 11% no primeiro semestre em MT
O volume de abates de bovinos, em Mato Grosso, encerrou o primeiro semestre do ano com incremento de 11,11% em relação a igual período do ano passado. Este ano, segundo levantamento do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT), o Estado abateu 2,23 milhões de cabeças, contra 2 milhões no primeiro semestre de 2009, incremento de 223 mil animais no período.
Cáceres: Nelores expostos entram para o ranking nacional
A Grande Cáceres não concentra apenas o maior rebanho bovino do país. O gado da raça Nelore criado na região tem um dos maiores e melhores padrões genéticos do Brasil. Isso ficou comprovado durante o julgamento da raça realizado durante a 45ª Expoagro no dias 23 e 24 de julho.
Lula sanciona lei que cria a Pré-Sal Petróleo S.A
O presidente Lula sancionou nesta segunda-feira, sem vetos, a lei que cria a Pré-Sal Petróleo S.A. (PP-SA). A nova estatal vai gerir a exploração do petróleo na área do pré-sal. O texto deverá ser publicado na próxima terça-feira (amanhã), no "Diário Oficial da União".
Telefónica tenta repatriar US$ 1,8 bi em dividendos da Venezuela
A espanhola Telefónica insistiu nesta segunda-feira em repatriar cerca de US$ 1,8 bilhão em dividendos procedentes de sua filial na Venezuela, após admitir, na semana passada, que diminuíram as expectativas de recuperá-los desde o começo do ano.
Índice aponta alta de 0,53% no custo da construção civil em julho
O custo da construção civil no Estado de São Paulo subiu 0,53% em julho, segundo índice medido pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).