Publicado em Quarta - 11 de Janeiro de 2012

Mapa vai inspecionar frigoríficos paraguaios

Leia mais...

Pesquisa mostra que taxa de anuidade média de cartão de crédito é R$ 52

Publicado em Quarta - 11 de Janeiro de 2012

A taxa média de anuidade dos cartões de crédito nacionais cobrada no Brasil é de R$ 51,85, de acordo com estudo da consultoria Accenture divulgado nesta quarta-feira (11).
Leia mais...

CDL Cuiabá avalia benefícios de desvantagens de feriados nacionais e locais

Publicado em Quarta - 11 de Janeiro de 2012

O prefeito Francisco Galindo baixou decreto que estabelece 19 datas comemorativas em 2012. Entre os feriados municipais estão o aniversário de Cuiabá, dia 8 de abril e 20 de novembro (terça-feira), o Dia da Consciência Negra. "Há a impressão de que se não tivessem os feriadões iríamos vender mais. Entretanto, o potencial de consumo se mantém com ou sem feriados na maioria dos segmentos", avalia Célio Fernandes, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá). "Se a pessoa precisa comprar algo e a loja está fechada, ela vai no dia seguinte. Se o comerciante deixou de vender no dia do feriado, no outro dia vai vender mais do que em um dia comum. Mas tem aquela venda relacionada ao impulso de comprar. Esta, geralmente, não é recuperada, pois a vontade de comprar tende a passar.
Leia mais...

Produtor indica queda de 90% na colheita do Pequi

Publicado em Terça - 10 de Janeiro de 2012

Com a falta de chuva, a redução na produção do Pequi pode chegar até 90% no Estado, informa o  o produtor rural, Duílio Maiolino Filho. A planta nativa do cerrado é utilizado para reflorestar áreas degradadas na Baixada Cuiabana. A pesquisadora da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Lozenil Carvalho Frutuoso, que estuda há mais de 10 anos, o comportamento de espécies frutíferas oriundas da região Centro-Oeste, lembra que fruto do pequi pode germinar entre 25 dias a 12 meses, considerado de difícil germinação é multiplicado no viveiro de mudas nativas da Empaer.
Leia mais...

Várzea Grande: IPTU terá taxa de limpeza para donos de terrenos sujos

Publicado em Terça - 10 de Janeiro de 2012

Proprietários de terrenos que foram limpos em 2011 pela prefeitura de Várzea Grande terão que pagar uma taxa pela limpeza e esse valor será incluído no Imposto Predial e Territorial Urbano deste ano. O secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Sampaio, disse por meio de assessoria que o valor a ser cobrado vai depender de uma série de fatores. Entre eles, o tamanho do terreno e principalmente da quantidade de entulho que foi retirado. A cobrança será realizada por metro quadrado.
Leia mais...

Governo apura perdas a produtores

Publicado em Terça - 10 de Janeiro de 2012

Os ministérios da Agricultura e da Fazenda vão apurar os prejuízos da quebra de safra causada por secas e enchentes no país para colocar em prática mecanismos de proteção aos produtores, como a prorrogação de dívidas rurais e o pagamento de indenizações para quem contratou o seguro rural.
Leia mais...

Analistas estimam redução de 0,5 ponto percentual

Publicado em Terça - 10 de Janeiro de 2012

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam por uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os próximos dias 17 e 18. Atualmente, a taxa está em 11% ao ano. Para o fim de 2012, a expectativa é 9,50% ao ano, há quatro semanas.
Leia mais...

Nova modalidade de empresa em vigor

Publicado em Terça - 10 de Janeiro de 2012

Passou a vigorar a partir desta semana a Lei Nº 12.441. A legislação cria a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli). A nova modalidade permite que uma empresa seja constituída por uma única pessoa titular do capital social.
Leia mais...

Material escolar traz alta carga

Publicado em Terça - 10 de Janeiro de 2012

Leia mais...

IPCA consolida aposta em Selic de 10%

Publicado em Terça - 10 de Janeiro de 2012 | por Márcio Rodrigues

Se até o começo da semana passada o mercado titubeava em relação a um segundo corte da taxa Selic, em março, visto que a redução de 0,5 ponto porcentual em janeiro é dada como certa, o cumprimento da meta de inflação em 2011 e as consecutivas melhoras do IPCA diário da Fundação Getúlio Vargas, como a verificada ontem, seguem retirando prêmios da curva a termo de juros futuros. Com isso, os agentes voltaram a enxergar o juro básico em 10% no fim do primeiro trimestre, aguardando apenas a sinalização do Banco Central, após a reunião de março, sobre os passos futuros.
Leia mais...