Noticias Economia
Produtores querem ampliar em 27% a produção anual de leite em MT
Campeão brasileiro na produção de grãos e detentor do maior rebanho bovino do Brasil, Mato Grosso ainda precisa superar uma série de desafios para se tornar, em um prazo de até dez anos, o principal produtor de leite do país. A meta é ousada e consiste em atacar as principais carências que partem desde a falta de assistência técnica, tecnificação do setor, profissionalização, além de manter a sucessão familiar nos negócios.
Selic deixou vantajosa a poupança
A redução da taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual pode tornar a caderneta de poupança um rendimento mais interessante do que os fundos de renda fixa. A conclusão é de estudo divulgado ontem pela Associação Nacional de Executivo de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Na última quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou que a Selic passou para 9% ao ano.
Meta de livre com vacinação deve ser atingida em 2012
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, disse ontem que o Brasil deve alcançar até dezembro de 2012 a meta de ser um país livre da febre aftosa por meio de vacinação. Segundo ele, o prazo definido anteriormente pelo governo era 2013.
IPVA com 3% de desconto somente até hoje
Vence nesta sexta-feira (20) o prazo para o pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2012, em cota única, com desconto de 3%, para veículos de placas de finais 6 e 7. De 21 a 30 de abril, o contribuinte poderá optar pelo recolhimento integral ou parcelado (em até três vezes), mas sem desconto. No caso da opção pelo parcelamento, a primeira cota deverá ser quitada até dia 30 de abril. Após o dia 30, o IPVA deverá ser pago integral com acréscimos legais (correção monetária, juros e multas). Quem pagou o IPVA finais 6 e 7 à vista, até o dia 10 de janeiro, teve desconto de 5%.
MT lidera ranking de desmatamento
O desmatamento da Amazônia Legal em março atingiu 53 quilômetros quadrados, área 15% maior que a de março de 2011, quando foram desmatados 46 quilômetros quadrados. Os dados são do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Cerca de 60% do desmatamento ocorreu em Mato Grosso. O Pará está em segundo lugar, com 25% e Rondônia em terceiro, com 9%.
Nova Mutum: seminário de compras governamentais reúnem gestores de 5 cidades
Os dirigentes dos municípios de Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, São José do Rio Claro, Nobres e Santa Rita do Trivelato estão reunidos, hoje, em Nova Mutum, aonde participam do evento Fomenta Mato Grosso - Seminário de Compras Governamentais. O objetivo é a geração de oportunidade para pequenas empresas e melhores fornecedores para o setor público.
MT soma 4,17 milhões de acessos
Concorrência entre as operadoras de telefonia móvel é responsável pela curva ascendente no número de aparelhos celulares em operação em Mato Grosso e no país. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgados nesta terça-feira (17) comprovam a afirmação. Em março, o Estado somou 4,173 milhões de acessos, aumento de 1,5% sobre o volume de fevereiro, quando totalizou 4,109 milhões. Em percentual pode parecer pouco, mas significa o acréscimo de 64 mil novos usuários em 1 mês.
Seguro-desemprego poderá ser condicionado a curso profissional
O governo publicou hoje um decreto no "Diário Oficial da União" condicionando o recebimento do seguro-desemprego à matrícula em um curso de qualificação profissional nos casos em que o benefício é solicitado pela terceira vez em um prazo de 10 anos.
Santander muda avaliação e reduz juros para pequenos empresários
O Santander Brasil anunciou nesta terça-feira mudanças na sistema de avaliação de risco de clientes pequenos empresários, que permitirá redução de juros nas linhas de financiamento direcionadas a esse público.
Criação de empregos diminui 25,8% em março
O Brasil gerou no mês de março 111.746 empregos formais segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgado nesta segunda-feira (16). O saldo foi resultado de 1,88 milhão de admissões e 1,76 milhão de demissões. Na comparação com o mês de fevereiro, houve uma redução no saldo de empregos de 25,8%. Na comparação com março de 2011, houve uma elevação de 20,5%.
