Noticias Economia
Mundo deveria aprender com Brasil a evitar crise de alimentos, diz "Economist"
A revista britânica The Economist traz em sua edição desta semana um editorial e um longo artigo sobre a agricultura no Brasil onde enumera os avanços feitos no cultivo de alimentos no país nas últimas décadas e diz que o mundo “deveria aprender com o Brasil” maneiras de evitar uma crise de alimentos.
Com acomodação da economia, supermercados devem revisar faturamento no ano
O processo de acomodação pelo qual passa a economia doméstica pode levar a Abras (Associação Brasileira dos Supermercados) a reduzir sua previsão para o faturamento do setor em 2010, atualmente estimada em alta de 8%.
"Quem manda na TAM é a família Amaro", diz dono da LAN ao comentar fusão
O gerente geral da companhia chilena LAN Airlines, Ignacio Cueto, declarou nesta quinta-feira que na TAM quem "manda é a família Amaro", e que o acordo de fusão entre ambas, que cria a Latam, prevê um poder de veto em decisões muito pontuais da empresa brasileira.
Lucas R. Verde: geração de empregos cai em julho
Após contratar mais em junho e gerar 462 novos empregos, o mês de julho foi negativo para Lucas do Rio Verde. As demissões superaram as contratações. O saldo foi de 83 funcionários demitidos a mais. Juntas, as empresas e indústrias, dos diferentes setores da economia, empregaram 1.006 pessoas e dispensaram 923, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Obras do Aeroporto Marechal Rondon preocupam Sinduscon/MT que quer a participação de empresas regionais
Empresas de MT garantem que são aptas às obras da Copa
“O elevado nível de exigências para participar das licitações e a condição de emergência das obras, excluem as possibilidades de participação das empresas regionais nas licitações destinadas às obras da Copa 2014”. A avaliação é do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso, Cezário Siqueira Gonçalves.
Todos os cortes sofreram alta, mas alcatra e contra-filé tiveram aumento de 42,89% nos últimos sete meses
Preço da carne sobe mais de 35% desde o inicio do ano
Os preços médios da carne para o consumidor cuiabano, na gôndola dos supermercados, acumulam alta de 35,19% para nove cortes entre os meses de janeiro e agosto deste ano, segundo levantamento realizado ontem pelo Diário junto às principais redes de supermercados da Grande Cuiabá. Todos os cortes pesquisados, sendo sete de carne “de primeira” (filé, contra-filé, picanha, alcatra, coxão mole, coxão duro e patinho) e dois de “segunda” (lagarto e músculo), registraram alta para o consumidor.
Decisão do STJ sobre planos econômicos beneficia bancos, afirma doutor em Processo Civil
Decisão dos ministros da Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre as perdas que os poupadores que tiveram com os planos econômicos Bresser, Verão, Collor I e IIfoi parcialmente favorável aos bancos. O STJ definiu que o prazo para que o consumidor entre na Justiça em busca das diferenças é de cinco anos para ações coletivas e de 20 anos para as individuais.
ICMS pode ser parcelados em até 36 vezes por meio eletrônico
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) informa aos contribuintes do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) que os débitos tributários registrados no Sistema de Conta Corrente Fiscal e vencidos até 31 de maio de 2010 podem ser parcelados em até 36 vezes.
Bancos querem discutir índice para correção da poupança no STF
Os bancos preferem discutir o índice para correção dos planos econômicos que afetaram a poupança nas décadas de 80 e 90 no STF (Supremo Tribunal Federal).