Noticias Economia
Estado reduz a pobreza em treze anos
Embora a redução da desigualdade tenha sido inexpressiva em Mato Grosso, o Estado seguiu a tendência nacional de redução do número de pessoas na pobreza de 1995 a 2008. No país todo, 12,8 milhões de pessoas saíram da condição de pobreza absoluta e 12,1 milhões superaram a pobreza extrema.
Com a unificação trazida à prática, os clientes do Unibanco passam a pertencer automaticamente ao Itaú
Convergências entre Itaú e Unibanco causa confusão em clientes
A integração das agências e caixas-eletrônicos do Itaú e Unibanco, que se fundiram no ano passado para formar o maior conglomerado financeiro do país, com 14,5 milhões de clientes, alterou a rotina de funcionamento nos postos de atendimentos em Cuiabá. Na segunda-feira chegou a haver tumulto nas agências, devido à migração dos clientes do Unibanco para o Itaú.
MT foi um dos que menos reduziram a desigualdade
Nem mesmo o franco crescimento econômico mato-grossense tem sido suficiente para reduzir a desigualdade de renda entre ricos e pobres. O fato é evidente nos vários contrastes urbanos, em que condomínios de classe alta fazem divisas com bairros precários, mas agora também parte de números oficiais: segundo o governo federal, Mato Grosso experimentou uma das menores reduções na desigualdade de renda entre 1995 e 2008, a despeito da franca expansão econômica no período.
Vendas no comércio de MT crescem 20%
As vendas contabilizadas pelo comércio varejista, em Mato Grosso, registraram em maio deste ano expansão de 20,2% sobre o volume registrado pelo IBGE no mesmo período do ano passado. Com este percentual, o Estado ocupa a terceira posição no ranking nacional, atrás apenas de Rondônia (42%) e Tocantins (40,1%). O crescimento observado no comércio estadual é o dobro do apurado na média Brasil, de 10,2% para o mesmo período de comparação.
Região Sul supera Sudeste com menor número de pobres, diz Ipea
De 1995 a 2008, a pobreza caiu proporcionalmente mais na região Sul, que, apesar de registrar o menor crescimento médio per capita do PIB nesse período, passou a ocupar o lugar do Sudeste como a região brasileira com o mais baixo percentual de pobres. As conclusões são de estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Aplicada), realizado a partir de dados do Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE.
BNDES estima criação de 72 mil empregos com trem-bala
Pelos estudos do BNDES, o projeto do trem-bala ligando Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro deverá criar 72 mil empregos diretos e indiretos, afirmou o assessor da presidência do órgão, Paulo Lins.
Lucro e previsão de vendas da Intel superam estimativas
A Intel superou as expectativas de Wall Street nesta terça-feira e divulgou uma previsão de vendas melhor que as expectativas, graças à forte demanda de clientes corporativos por computadores pessoais.
EBay é alvo de processo de US$ 3,8 bi por patentes de tecnologia
O eBay está sendo alvo de um processo em valor de US$ 3,8 bilhões movido pela XPRT Ventures, que acusa o serviço de leilões e varejo online de violação de seis patentes, no desenvolvimento de sistemas de pagamentos online como o PayPal.
Trecho do trem-bala poderá ficar pronto para a Copa de 2014
O consórcio que vencer a licitação do trem-bala terá seis anos para fazer o trecho completo, entre Rio, São Paulo e Campinas. Mas, de acordo com o presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo, o vencedor poderá entregar para funcionamento trechos da obra antecipadamente.
Ipea prevê erradicação da miséria em SC e PR em 2012; Em MT, só em 2014
Um estudo divulgado nesta terça-feira (13) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) indica que Santa Catarina e Paraná deverão ser os primeiros Estados do país a erradicar totalmente a miséria, atingindo a marca em 2012.
