Publicado em Sábado - 26 de Novembro de 2011

Governo tem 60 dias para definir concessões elétricas

Preocupado com a inércia do governo, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o Ministério de Minas e Energia (MME) apresente um plano de ação, até meados de janeiro do ano que vem, sobre o modelo que será adotado para as concessões do setor elétrico que vencem a partir de 2015.
Leia mais...

Famílias recebem casas em Tantará da Serra

Publicado em Sábado - 26 de Novembro de 2011

Duzentas e setenta e oito famílias de Tangará da Serra (239 km a médio-norte de Cuiabá) receberam uma casa própria, com a inauguração do Residencial Mané Garrincha, ocorrida neste sábado (26). O governador Silval Barbosa entregou as chaves das casas para os primeiros moradores presentes à cerimônia e destacou que, neste momento, estão sendo construídas cerca de 20 mil casas no Estado, destinadas a famílias de baixa renda. “Nossa meta para 2012 é construir mais 20 mil unidades”, afirmou Silval
Leia mais...

Governo cria pacote para ter PIB de 5%

Publicado em Sábado - 26 de Novembro de 2011 | por Lu Aiko Otta

O governo montou um pacote de investimentos para colocar na rua em 2012, dentro de sua estratégia para alcançar uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5%, apesar da crise internacional. Novas concessões de rodovias, os leilões dos aeroportos, investimentos da Petrobrás, a segunda etapa do programa Minha Casa Minha Vida e o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) fazem parte do cardápio.

Leia mais...

Empresas estudam usar gás natural

Publicado em Sexta - 25 de Novembro de 2011 | por Fabiana Reis,

Cinco indústrias localizadas em Cuiabá e Várzea Grande estão prestes a fechar contrato com a distribuidora de gás natural GNC Brasil para utilizar o insumo para geração elétrica. As informações são do engenheiro Francisco Jammal de Almeida, ao informar que está sendo concluída a minuta que define os equipamentos utilizados, volume demandado, valores, entre outros itens. A distribuidora calcula investimentos de R$ 3,5 milhões para que as unidades passem a usar o gás natural como fonte energética.
Leia mais...

Cerveja renasce com sobrenome Heineken e mira alta no share

Publicado em Sexta - 25 de Novembro de 2011 | por MARIANNA PERES

A fábrica da Kaiser, em Cuiabá, já está envasando a nova versão da cerveja e começa no início do próximo mês a distribuir o produto para Mato Grosso, Rondônia e parte do Acre. Ontem, após quase dois anos da aquisição da marca Kaiser, a Heineken do Brasil relançou a cerveja que traz agora, como maior apelo, a sua assinatura contida em todo o processo de produção da Kaiser. Os mesmos padrões de qualidade que tornaram a holandesa Heineken reconhecida mundialmente são empregados no processo da Kaiser nas oito fábricas espalhadas pelo Brasil.
Leia mais...

Governador do Amapá visita União Avícola e elogia programa de desenvolvimento econômico implantado em Nova Marilândia

Publicado em Sexta - 25 de Novembro de 2011 | por Edivaldo de Sá

A comitiva de autoridades do Estado do Amapá cumpriu uma agenda em Nova Marilândia, que incluiu visita as indústrias de frango, ração e biodiesel, bem como conheceu toda a cadeia produtiva da avicultura, atividade iniciada em 2000 que alavancou o desenvolvimento econômico e social da cidade, abrindo centenas de novas oportunidades de empregos para a população.
Leia mais...

DIs recalibram preços para corte de 0,5 ponto da Selic

Publicado em Sexta - 25 de Novembro de 2011 | por Márcio Rodrigues

Ao falar, novamente, sobre ajuste moderado das taxas de juros, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, realinhou as expectativas do mercado futuro, trazendo a maioria das apostas de volta à possibilidade de corte de 0,5 ponto porcentual da Selic no próximo encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), nos dias 29 e 30 de novembro. Assim, os DIs mais curtos acumularam prêmios no pregão de hoje, enquanto as taxas intermediárias e longas voltaram a cair, visto que a provável moderação do afrouxamento monetário tende a exigir ajustes menos intensos no futuro. Além disso, o quadro externo continuou incerto, ainda que as bolsas europeias tenham retomado o sinal de alta após do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, afirmar que a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, não é contra os eurobônus, mas questiona o momento.
Leia mais...

Bolsa de NY fecha com queda na pior semana em dois meses

Publicado em Sexta - 25 de Novembro de 2011

Os índices acionários dos Estados Unidos fecharam a sexta-feira com a sétima queda seguida, encerrando a pior semana em dois meses em meio às preocupações sobre a crise da dívida europeia. O Dow Jones, principal indicador das bolsas dos Estados Unidos, perdeu 0,23%, a 11.231 pontos. O Standard & Poor"s recuou 0,27%, a 1.158 pontos, enquanto que o indicador tecnológico Nasdaq teve baixa de 0,75%, a 2.441 pontos.
Leia mais...

Brasil discute biocombustíveis em Londres

Publicado em Sexta - 25 de Novembro de 2011

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participam de dois importantes eventos do setor sucroalcooleiro em Londres na semana que vem. O novo diretor do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, e o coordenador-geral de Açúcar e Álcool, Cid Caldas, integram a delegação brasileira que participa das discussões do 20º Seminário da Organização Internacional do Açúcar (OIA), de 29 e 30 de novembro. “As reuniões da organização tornaram-se o principal encontro do setor açucareiro e agora também do setor de etanol, devido à importância que o biocombustível vem garantindo no mundo todo”, o diretor Gerardo Fontelles.
Leia mais...
Avicultura teve o maior incremento da pecuária: 33% em 2009
Avicultura teve o maior incremento da pecuária: 33% em 2009

Verticalização contrapôs

Publicado em Quinta - 24 de Novembro de 2011 | por MARIANNA PERES

A expansão do segmento industrial, em Mato Grosso, no ano de 2009, foi determinante para a economia. Pela primeira vez em anos, a performance do Produto Interno Bruto (PIB) revelou o peso deste segmento que cresceu o suficiente para anular a queda da atividade agropecuária e ainda manter o Estado dentro da série histórica de expansão do PIB sempre acima da média nacional. A indústria funcionou como uma espécie de “carta na manga” do Estado contra a crise mundial de liquidez. Conforme dados do estudo Contas Regionais do Brasil, divulgado ontem pelo IBGE, o PIB mato-grossense cresceu 2,4% ante a retração de 0,3% do Brasil.
Leia mais...