Noticias Economia
Setor rural de MT deve pagar 32% a mais de impostos em 2012
O setor produtivo de Mato Grosso fez as contas e chegou à conclusão que mesmo diante dos acordos celebrados com o governo de Mato Grosso sobre o pacote de tributos para o segmento, os impostos que incidem sobre as cadeias vão impactar em uma despesa 32% superior neste ano, na comparação com 2011. Desde o final do ano passado, representantes de ambos os lados têm se envolvido em debates para chegar a um consenso sobre o chamado "tarifaço". A mobilização pelos ruralistas começou depois que o estado publicou uma série de portarias pelas quais previa revisar a cobrança de impostos e benefícios. O argumento era de uma inviabilização do setor do agronegócio.
Geração de energia para o Sistema Interligado Nacional cresce quase 6%
A carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 3,2% em fevereiro, em comparação a janeiro do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta terça (6) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em relação a janeiro, houve expansão de 5,7% na energia gerada, acumulando aumento de 2,9% no período de doze meses encerrado no mês passado.
Anfavea: exportação em valores sobe 9,9% em fevereiro
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou hoje que as exportações do setor automobilístico, em valores, somaram US$ 1,263 bilhão em fevereiro deste ano, uma alta de 9,9% em relação ao mês de janeiro e um crescimento de 8,1% na comparação com fevereiro de 2011. Os valores consideram as exportações de autoveículos e máquinas agrícolas.
Montadoras da China e Coreia assinam protocolo para fábrica no ES
As montadoras Ssangyong (Coreia do Sul), Haima e Changan (ambas da China) assinaram nesta segunda-feira um protocolo de intenções com o governo do Espírito Santo para instalação de uma fábrica conjunta para montagem de cinco modelos de veículos no Brasil.
Bovespa perde linha dos 67 mil pontos; dólar tem alta modesta
De olho na valorização de 3% dos últimos dois pregões, quando o Ibovespa se aproximou dos 68 mil pontos, e na revisão para baixo da meta de crescimento da China em 2012, investidores embolsam lucros na Bolsa brasileira nesta segunda-feira.
Quem fala sobre juros é o Tombini, diz Dilma
A presidente Dilma Rousseff desautorizou na manhã de hoje, em Hannover, na Alemanha, toda e qualquer declaração sobre política monetária que não seja feita pelo presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini. A bronca foi dada quando a chefe de Estado foi questionada sobre as declarações feitas pelo secretário especial de Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia. No domingo, o ministro havia afirmado que o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziria os juros.
IPCA para 2012 segue em 5,24%, aponta Focus
Analistas do mercado financeiro não alteraram a previsão de aumento da inflação em 2012, mas aumentaram pela terceira vez seguida a expectativa para 2013. Pesquisa semanal divulgada hoje pelo Banco Central (BC) mostra que a mediana das estimativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano seguiu em 5,24% pela segunda semana consecutiva. Há um mês, estava em 5,29%, segundo a pesquisa Focus realizada com cerca de 80 analistas do mercado todas as semanas.
Cai o Índice de Confiança da Construção
O Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 8,4% no trimestre finalizado em fevereiro, ante mesmo período do ano anterior, informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Banco Central (BC). O desempenho é menos negativo do apurado pelo índice no trimestre encerrado em janeiro, quando caiu 8,7%.
