Noticias Economia
Emprego com carteira tem alta de 147% neste ano em MT
O saldo de empregados com carteira assinada em Mato Grosso, resultado das demissões e admissões ocorridas nos primeiros cinco meses de 2010, mostra evolução de 147,34% na comparação com igual período do ano passado. Em 2009 eram 7.843 trabalhadores e neste ano o acumulado revela que passa de 19.390 o número de novas vagas abertas no período. Esse desempenho, segundo a Federação da Indústria no Estado de Mato Grosso (Fiemt), indica que cada vez mais os empregos deixam o caráter temporário/sazonal, para adquirir características permanentes e consolidadas.
Maior produtor de soja, algodão e carne bovina, o estado de Mato Grosso também quer ser o maior exportador de aves
MT quer ser também o maior em aves
Mato Grosso cresce em ritmo chinês e um dos segmentos da indústria que mais acompanham essa tendência e tem atraído investidores é a avicultura. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação no Estado de Mato Grosso (Siamt), Wilmar Franzner, a grande procura pelo Estado tem explicação: é devido à grande produção de matéria-prima para ração. Franzner destaca que um dos entraves desse segmento é a falta de mão-de-obra.
Vendas nos shoppings cuiabanos acima da média nacional
Em Cuiabá, as estatísticas mostram que os empresários que possuem lojas em shoppings centers têm razões de sobra para comemorar essa modalidade de comércio. É que as vendas do primeiro quadrimestre nos shoppings cuiabanos foram pelo menos 5% superiores aos índices nacionais divulgados esta semana pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que já vinham sendo comemorados nacionalmente. Em Cuiabá, o Pantanal Shopping registrou incremento de 25% sobre igual período de 2009.
IPVA final zero pode ser pago com desconto de 5% até dia 29
Proprietários de veículos com placas terminadas em zero têm até o dia 29 de junho para fazer o recolhimento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com desconto de 5%, em cota única. Quem preferir, pode pagar integral ou parceladamente, sem o desconto, no dia 30 de junho. Após esse dia, o imposto será recolhido integral com multa.
Petrobras quer gerar mais energia e pode construir térmicas
A Petrobras poderá dobrar nos próximos cinco anos a sua capacidade de geração de energia elétrica como fornecedora de gás natural e também construindo mais usinas termelétricas, informou a diretora de Gás e Energia da estatal, Graça Foster.
Receita faz megaleilão com carros de luxos e espera arrecadar até R$ 15 mi
A Receita Federal vai fazer em Vitória, no próximo dia 24, um megaleilão de mercadorias apreendidas. A disputa será direcionada a empresas.
Consumo de energia cai durante jogo do Brasil e sobe na comemoração
O consumo de energia elétrica do país aumentou em 10,7 mil megawatts (MW) em 24 minutos, logo após o fim da partida entre Brasil e Costa do Marfim, no domingo, pela Copa do Mundo. De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), essa carga equivale ao consumo, no horário de pico, da Grande São Paulo.
Emprego formal tem recorde para maio, afirma ministério
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta segunda-feira (21) pelo Ministério do Trabalho revelam que foram criadas 298 mil vagas de emprego com carteira assinada em maio deste ano.
Demandas e investimentos norteiam Ciclo de Palestras
As aspirações do setor produtivo para o desenvolvimento de Mato Grosso e o cronograma de obras e investimentos do governo do Estado, com a escolha de Cuiabá como uma das 14 subsedes da Copa do Mundo de 2014, formam a tônica das discussões da sexta edição do ciclo de palestras “Cenários econômico e Político”. O evento está marcado para esta terça-feira (22), às 8 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), localizado na Avenida do CPA, 4.193, em Cuiabá.
Inadimplência com cheque, em caminho oposto ao de outros meios, tem em maio o índice mais baixo para o mês, desde 2004
A inadimplência com cheques foi de 1,86% em maio de 2010. É o menor percentual para o quinto mês do ano desde maio de 2004, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos.