Noticias Economia
"A maioria das negociações parece insuperável", diz embaixador brasileiro
Para o embaixador André Corrêa do Lago, principal negociador do Brasil na Rio+20, há um "enorme temor" no G-77 (grupo de países em desenvolvimento) sobre o conceito de economia verde. O problema, para ele, é o medo de que recursos do mundo rico só fluam para os países pobres e de renda média que sejam considerados pelos desenvolvidos como praticantes da economia verde – o que exige tecnologia e dinheiro, que os ricos relutam em transferir.
Presidente da Petrobras defende reajuste nos combustíveis
A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, reafirmou a necessidade de a petroleira reajustar o preço dos combustíveis, mas não definiu data para as medida.
Consumo de combustíveis registra aumento em Mato Grosso
O volume consumido de gasolina, etanol e diesel em Mato Grosso apresenta números históricos quando observados os quatro primeiros meses deste ano. No primeiro quadrimestre, somando o consumo dos três combustíveis, foram comercializados 1,03 bilhão de litros, ou seja, 12,6% a mais do que o consumido em 2011, quando foram vendidos 911,5 milhões de litros pelas distribuidoras. Os dados foram divulgados, esta semana, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Repasse de R$ 28 mi amplia oferta de pré-natal em 1.389 cidades
Repasse de parcela única no valor de R$ 28,08 milhões foi autorizado pelo Ministério da Saúde para que 1.389 municípios, de 24 Estados, ampliem oferta de exames de pré-natal e adquiram testes rápidos de gravidez. A previsão é que mais de 557 mil gestantes sejam beneficiadas através dos investimentos.
Com futuro indefinido, Pedrosa não descarta acerto com Yamaha
Vice-campeão do Mundial de MotoGP em 2007 e 2010, Dani Pedrosa ainda tem futuro incerto para próxima temporada. Competindo pela Honda desde 2001, quando disputou a categoria de 125cc, o piloto espanhol ainda não foi procurado pela equipe japonesa para negociar a renovação de contrato e, por isso, não descartou uma possível troca de time no próximo ano.
Plano da Petrobras aumenta investimento em combustível fóssil
A Petrobras divulgou seu novo plano de negócios para o período entre 2012 e 2016, de 236,5 bilhões de dólares, de acordo com comunicado divulgado ao mercado nesta quinta-feira. Em plena realização da Rio+20, conferência da ONU que tem entre seus objetivos encontrar formas de reduzir as emissões de gás carbônico na atmosfera, a Petrobras anunciou aumento nos investimentos em combustível fóssil (petróleo e gás) e reduz na área de biocombustíveis (etanol e biodiesel).
Construção civil cresceu 23,3% entre 2009 e 2010, aponta IBGE
Impulsionado pelo avanço do crédito imobiliário e dos empréstimos do BNDES a grandes obras de infraestrutura, o setor de construção civil obteve bons resultados em 2010, quando o valor das obras e serviços cresceram 23,3% em termos reais.
Para Economist, salários de servidores no Brasil são "roubo" ao contribuinte
Uma reportagem na edição desta semana da revista britânica Economist afirma que altos salários pagos a parte dos funcionários públicos do Brasil são um "roubo ao contribuinte". Os dados sobre a remuneração dos servidores foram revelados recentemente por meio da Lei de Acesso à Informação.
Alteração em "marco" pode elevar em mais de 100% demanda por biodiesel
A demanda nacional por biodiesel no Brasil pode crescer em até 130% a partir da mudança do chamado "marco legal" do biocombustível. O Governo Federal pretende elevar para 10% a adição do biodiesel ao diesel ou dobrar o percentual mínimo de mistura atualmente praticado: 5%. A proposta deve ser anunciada durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) pela União, argumenta o pesquisador Décio Luiz Gazzoni, da Embrapa Soja.
Carne suína: vendas brasileiras superam embargos da Rússia e Argentina
Completando um ano da suspensão temporária do comércio de carne suína Brasil-Rússia nesta sexta-feira (15), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está ultimando ações para resolver o impasse nos embarques provenientes dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso para o mercado russo. Na segunda semana de julho, uma comitiva ministerial brasileira busca uma solução para as suspensões do comércio no mercado russo e das cotas de importação de trigo. Neste período, o Brasil incrementou novas frentes de negociações com os mercados chinês, americano, japonês, entre outros.