Noticias Cidades/Geral
Violência deixa mais 5 mortos na Síria
Tropas do governo sírio atiraram e mataram quatro civis em disparos de artilharia e confrontos com soldados desertores neste domingo, colocando em teste o vigor do cessar-fogo, enquanto uma equipe de 30 monitores da Organização das Nações Unidas (ONU) deverá chegar a Damasco nas próximas horas. Um miliciano do governo foi morto por opositores na província de Hama, o que eleva pelo menos a cinco o total de mortos neste domingo. O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, grupo da oposição com sede em Londres, afirma que o exército bombardeou dois bairros de Homs, onde pelo menos três civis foram mortos. Desde que entrou em vigor em 12 de abril o cessar-fogo negociado pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, 32 pessoas foram mortas na Síria, segundo uma contagem do Observatório.
Lucas: inscrições em 9 cursos de qualificação para jovens começam amanhã
O programa Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã, que visa a qualificação profissional de jovens, será lançado amanhã, às 9h. Serão oferecidas 500 vagas em 9 cursos de capacitação: Administração (45 vagas), Agroextrativista (20 vagas), Construção e Reparos (180 vagas), Metalmecânica (50 vagas), Madeira e Móveis (50 vagas), Serviços Domiciliares (25 vagas), Beleza e Estética (25 vagas), Informática e Telefonia (55 vagas) e Turismo e Hospitalidade (50 vagas). Outras informações 65 3549 8300.
MST deve bloquear BR-163 em Sorriso amanhã
Integrantes do Movimento Sem Terra prometem bloquear a BR-163, nesta segunda-feira de manhã, a cinco quilômetros de Sorriso, sentido Sinop. O coordenador estadual do MST, Edilson Almeida, explicou, ao Só Notícias, ser cobrada as documentações relativas aos lotes dos assentamentos Santa Rosa, de Sorriso; Dois de Outubro e Kenon, de Cláudia; Renasncer e Olga Pablo Menusa, de União do Sul (130 de km Sinop), além do financiamento de créditos. 700 famílias devem participar da mobilização.
Acidentes em minas chinesas matam 15 trabalhadores neste fim de semana
Acidentes ocorridos em três minas chinesas mataram neste fim de semana quinze pessoas, enquanto pelo menos dez trabalhadores ainda permanecem sob os escombros, segundo a agência "Xinhua".
Direitos humanos face à dramaticidade da vida
O valor universal dos direitos humanos vem juridicamente reconhecido desde a Carta da ONU de 1945, em cujo Preâmbulo os "Povos das Nações Unidas" reafirmam sua "fé nos direitos fundamentais do homem...", e na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Na Constituição brasileira de1988, duas disposições destacam-se no tema: o art. 5º, caput, pelo qual se garante a inviolabilidade do direito à vida, e o art. 227, pelo qual "é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, com absoluta prioridade, o direito á vida...", além de colocá-la "a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão". Esse, o mandamento constitucional dirigido a todos (família, sociedade e Estado). Então, qual é o problema, afinal, dos direitos humanos?
Morre conselheiro estadual da Ordem dos Advogados em MT Jurandir de Souza Freire
A seccional matogrossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acaba de comunicar neste domingo (15) o falecimento, ocorrido na noite de ontem, do conselheiro estadual Jurandir de Souza Freire.
Quase 400 presos escapam de prisão após ataque talibã no Paquistão
Pelo menos 384 presos, boa parte deles talibãs, escaparam de uma prisão do Paquistão após um ataque realizado neste domingo, 15, por cerca de cem insurgentes armados, informou à Agência Efe uma fonte policial.
Novo líder da Coreia do Norte faz primeiro discurso televisionado
O novo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, fez seu primeiro discurso público televisionado neste domingo (15) durante as comemorações do centenário do nascimento do fundador do regime comunista, e conclamou por uma "vitória final" após o desfile militar na capital do país.