Noticias Cidades/Geral
Filemon culpa servidores por fraude e não quer empresa concorrendo
Com dois servidores detidos na Operação Saúde, deflagrada há 21 dias pela Polícia Federal para combater esquema de desvio de verba destinada à compra de remédio pelos municípios, o prefeito de São Félix do Araguaia e 1º vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Filemon Gomes Costa Limoeiro (PPS), nega que os gestores tivessem conhecimento das irregularidades apontadas pela PF e Controladoria Geral da União (CGU). “Ouvimos a degravação e constatamos que era uma jogada entre eles (servidores envolvidos na fraude). Eu não sabia e acredito que os demais também não”, sustenta Filemon.
Riva destaca participação do MPE em defesa do meio ambiente
Na semana do meio ambiente, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) chamou a atenção para as leis existentes em proteção das nascentes e reflorestamento das margens dos rios e rodovias. Ele sugeriu a participação do Ministério Público Estadual no trabalho de conscientização e fiscalização das ações por entender que dificilmente as pessoas aderem às campanhas sem a atuação desse órgão.
"VG Sustentável", "Carbonitos" e "Ecomunicação" vencem concurso de boas práticas
Entre os meses de novembro de 2010 a fevereiro de 2011, a Promotoria de Justiça de Várzea Grande economizou quase R$ 2 mil nas contas de energia elétrica. A redução de gastos foi uma das conquistas obtidas por meio do projeto "VG Sustentável", vencedor do concurso de Boas Práticas realizado pelo Ministério Público Estadual, por intermédio do programa "MP Sustentável".
MPE consegue reverter decisão no TJ e garante transferência de pacientes para tratamento em Cuiabá
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso conseguiu no Tribunal de Justiça restabelecer os efeitos da decisão liminar que garante a transferência dos pacientes que aguardam por cirurgia ortopédica no Hospital Regional de Rondonópolis. A partir de agora, o Estado tem 48 horas para iniciar a transferência dos pacientes para Cuiabá. O tratamento deve ocorrer no prazo de 15 dias.
Famílias de baixa renda recebem a chave da casa própria
Lindinei Alves Miranda (51) que teve a casa destruída pelo fogo, em junho de 2010; e Maria Raimunda Alves (66) que vivia com duas netas menores num barraco de lona agora abrigam a família em moradias dignas. O Governo Municipal construiu as duas casas, sendo uma no Residencial Cidade de Deus e outra no Jardim Carlos Bezerra II.
Barbosa rebate Nascimento e afirma que discussão sobre divisão do MT ficou no passado
Mais uma vez o governador Silval Barbosa rebateu o conterrâneo Leandro Nascimento (Jornalista no Norte Araguaia) que vem mobilizando a divisão de Mato Grosso e disse que divisão é coisa do passado, e que o Estado não precisa mais pensar em redivisão por que o progresso chegou aos quatro cantos do Estado.
MPE notifica distribuidora de bebidas "Scooby Doo" a retirar desenhos infantis da fachada do imóvel
A utilização de linguagem e recursos gráficos e audiovisuais pertencentes ao universo infantil para propaganda de uma distribuidora de bebidas, em Barra do Garças, levou o Ministério Público Estadual a notificar o proprietário do estabelecimento comercial. Segundo a Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude do município, tal prática é vedada pelo Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária e pelo Código de Defesa do Consumidor.
Senai-MT qualifica soldados do Exército de Mato Grosso
Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e o Exército Brasileiro está possibilitando a qualificação de 388 militares em Mato Grosso. Ao todo, são dez cursos para jovens soldados, com o objetivo de proporcionar formação profissional a eles durante o período de serviço militar. A proposta é prepará-los para o mercado, de modo que eles possam trabalhar nestas ocupações após a fase de convocação ou atuem em ações cívico-sociais do Exército.
Trabalhadores de usina em estado de greve
Cerca de 1.300 trabalhadores da Usina Barrálcool, no município de Barra do Bugres, estão em estado de greve desde o dia 25 de maio por não concordar com os termos da negociação com a empresa.
Audiências públicas sobre queimadas serão promovidas nesta semana em Alta Floresta e Guarantã do Norte
Nesta semana, nos dias 7 e 8 de junho, serão promovidas audiência pública ‘Queimadas e suas consequências na Saúde e no Meio Ambiente", nos municípios de Alta Floresta e Guarantã do Norte, respectivamente. Os eventos, que terão início às 19h, fazem parte do programa ‘Mato Grosso Unido contra as Queimadas’ e são promovidos pelo Ministério Público Estadual (MPE), Poder Judiciário e governo do Estado. A iniciativa também conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Assembleia Legislativa.