Noticias Cidades/Geral
Polícia Civil adota medidas de combate à criminalidade na região metropolitana
Um planejamento operacional com foco na redução da criminalidade será colocado em prática pela Polícia Judiciária Civil, a partir de 1º de junho. As ações serão executadas por todas as delegacias da Diretoria Metropolitana até 31 de dezembro de 2010 e a meta é baixar os índices de violência na capital e Várzea Grande. O plano foi apresentado aos delegados da Região Metropolitana a semana passada.
Shoppings de Cuiabá estão autorizados a abrir nos feriados
Os shoppings de Cuiabá estão autorizados a abrir nos dias de feriado, conforme permitido em Lei Federal nº 11.603/2007 e autorização da Lei Municipal nº 5.165 de 2008. Com esta iniciativa, os shoppings esperam um aumento de 50% no volume de vendas e de 20% no fluxo de pessoas em relação ao mesmo feriado do ano passado.
Obras visando à Copa 2014 ficam para o ano que vem
O diretor de Infraestrutura da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa), Carlos Brito, frustrou as expectativas daqueles que esperavam que as obras de mobilidade urbana em Cuiabá, visando a Copa do Mundo de 2014, fossem começar em outubro. Segundo ele, não há previsão de quando o conjunto de 31 obras previstas pelo projeto, entre viadutos, trincheiras e pontos de alagamento, começará a ser construído. “Não dá para garantir uma data, dependemos ainda do processo de licitação”, frisou.
Moradores do Jardim Guanabara protestam de forma silenciosa após latrocínio registrado no bairro
Assaltos estão mais violentos na Grande Cuiabá
Cuiabá e Várzea Grande registram 7.517 casos de roubos e furtos, além de 6 casos de latrocínio (roubo seguido de morte) de janeiro a 23 de maio deste ano. Os dados da Polícia Civil mostram que houve uma queda de 14,7% nesses crimes em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 8.819 casos de assaltos a pessoa e residência e 7 latrocínios. Porém, a estatística da Polícia Civil mostra um acréscimo de 23% nos roubos e furtos de veículos nas duas cidades. Os dados de janeiro a abril de 2010 mostram 955 casos, contra 772 ocorrências no mesmo período do ano anterior.
Guarantã comemora 24 anos de emancipação com inaugurações e a presença do governador
No dia em que completa 24 anos de emancipação política administrativa, neste sábado (29.05), o município de Guarantã do Norte (715km ao Norte de Cuiabá) foi contemplada com a visita do governador do Estado, Silval Barbosa. As comemorações, que tiveram início nessa sexta-feira (28.05), deram também oportunidade ao município de mostrar os problemas que existem na cidade, mas ainda a vontade da população de resolvê-los, conforme o prefeito Mercídio Panosso.
Caravana Mais Alimentos vai a Dourados, Ivinhema e Campo Grande, no MS
A Feira Tecnológica Itinerante do Programa Mais Alimentos, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tem agora, como destino certo, o Mato Grosso do Sul (MS). O encontro, que já passou pelos Estados da Bahia e do Ceará, deverá reunir mais de cinco mil agricultores familiares. A primeira etapa da feira será nesta segunda-feira, 31, em Dourados. Depois, na quarta-feira, 2 de junho, a feira segue para o município de Ivinhema, e, na sexta-feira, dia 4, na capital, Campo Grande (veja calendário abaixo). O encerramento do encontro poderá contar com a presença do ministro Guilherme Cassel.
Trabalho da polícia militar é avaliado como regular no Estado
E na visão da população? Como deve ser feito o trabalho desenvolvido pela polícia, principal agente da segurança pública? Essa foi a pergunta que moveu o policial militar Luiz Fernandes Pereira a direcionar seu trabalho de conclusão do curso de Especialização em Segurança Pública da UFMT à comunidade do bairro Tijucal.
Apenas uma meta do PAS é praticada no Estado
Lançado em abril pelo Governo do Estado como plano emergencial, o Programa de Ações de Segurança (PAS) tem 15 pontos considerados prioritários para combater os índices de criminalidade em todo Estado. Até o momento, porém, não existe orçamento previsto, tampouco cronograma para que pelo menos 12 pontos comecem a funcionar. Os estudos e diagnósticos da situação ainda não foram concluídos, a mão-de-obra para operar o planejamento ainda aguarda ser chamada pelo último concurso público e, mesmo assim, a ideia do Governo é fazer com que até o final do ano ele esteja funcionando. E com resultados.
Profissionais aprovam Moção de Repúdio contra prisão de engenheiros na "Operação Jurupari"
Pelo menos 100 profissionais matogrossenses e dirigentes dos Creas da região Centro Oeste (Crea-MS, Crea-MT, Crea-DF e Crea-GO), aprovaram sábado (29) pela manhã, uma "Moção de Repúdio e Agravo" quanto aos maus-tratos, humilhação e à prisão que consideram ilegal sofridos por 43 engenheiros, às 6h da manhã do dia 21 de maio deste ano, durante a "Operação Jurupari".
Florestais convocam debate e entrevista coletiva sobre a "Operação Jurupari"
A pedido da Associação Matogrossense de Engenheiros Florestais (Amef), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), realiza nesta segunda-feira, 31 de Maio, um debate com os engenheiros da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), com o objetivo de esclarecer e se posicionar a respeito da "Operação Jurupari" deflagrada em 21 de maio, pela Polícia Federal, sob determinação do Juiz da 1ª Vara Federal Julier Sebastião da Silva, que resultou na prisão preventiva de um número considerável de profissionais da área tecnológica.