Noticias Cidades/Geral
Em 1ª votação, Assembleia aprova o mapeamento completo dos municípios
A Assembleia Legislativa aprovou em primeira votação o projeto de lei que cria condições para o mapeamento urbano de todos os municípios mato-grossenses. O trabalho envolve cadastramento imobiliário das áreas totais e as edificadas nas regiões urbanas e rurais, e de suas vias públicas. Também deve ser feito o levantamento da ocupação pela população. O prazo para conclusão do mapeamento é de três anos.
Proeg apresenta propostas de mudanças na graduação da Unemat
A Pró-reitoria de Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso realizou nesta quarta-feira (25) reunião com os assessores pedagógicos dos campi da instituição para apresentar as propostas de mudanças na graduação. Além da pró-reitora Ana Di Renzo, o vice-reitor Dionei José da Silva e o pró-reitor de Administração, Valter Danzer também participaram das discussões.
AL realiza sessão especial pelo Dia do Procurador Público do Estado
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza hoje (26.05), a partir das 19horas, uma sessão especial pelo Dia do Procurador Público do Estado, comemorado no dia 21 de maio. A solenidade que acontecerá no Plenário das Deliberações Renê Barbour, foi requerida pelo presidente da Casa de Leis, deputado José Riva e pelo deputado Alexandre César.
Ministério inclui 3 municípios do Nortão em ação contra desmatamentos
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, incluiu quatro municípios mato-grossenses na lista prioritária para desenvolvimento de ações de combate ao desmatamento. A decisão está publicada, por meio de portaria, no Diário Oficial da União, que circulou ontem. Os municípios em questão são Tapurah, Claudia e Santa Carmem, no No--rtão, e Alto Boa Vista,
Sinop: prefeito afirma que agronegócio local não deve temer operação
O prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), afirmou que nenhum setor do agronegócio do município tem o que temer com a ação desencadeada pelos Ministérios do Meio Ambiente e Justiça contra o desmatamento na região Norte do Estado. Segundo ele, o município está correto em tudo e não pode ficar pagando o preço destas "megas operações" que desembarcam por aqui e "acabam denegrindo a imagem do município que vem atendendo corretamente o que diz o Código Ambiental", ressaltou, em entrevista ao Só Notícias.
Laudos periciais são aguardados
Os laudos periciais são fundamentais para esclarecer a dinâmica da ação policial que terminou com a morte dos investigadores João Osni, conhecido como "João Caveira", Edson Leite, e do vendedor Gilson Alves da Silva. A operação também deixou ferido Maxuel Pereira. O titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Antônio Garcia, explica que as testemunhas estão sendo ouvidas, mas os esclarecimentos mais importantes ocorrerão com a apresentação do documento da perícia.
Sindicato Rural oferece curso de fabricação de produtos de higiene e limpeza
O sindicato Rural de Porto Alegre do Norte (Sirpan) e o Senar/MT ofereceram na semana passada o curso de fabricação de produtos de higiene e limpeza para a comunidade porta alegrense na escola estadual Gilvan de Souza.
Reestruturação da Empaer será discutida no Colégio de Líderes
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso (Sinterp) farão uma explanação sobre a proposta de reestruturação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), na reunião do Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa, em data a ser definida.
Indígenas mobilizam-se para questionar lei do zoneamento em MT
Diversos grupos indígenas confirmaram presença em Cuiabá para participar na próxima sexta-feira, 27 de maio, do seminário que vai discutir os riscos e as consequências da aprovação do Projeto de Lei do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Mato Grosso (ZSEE). O evento pretende subsidiar os vários segmentos da sociedade com informações técnicas sobre a proposta sancionada pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, que adotou critérios políticos para atender interesses ruralistas, reduzindo drasticamente áreas destinadas à preservação dos recursos hídricos, terras indígenas e unidades de conservação.
Advocacia-Geral pede ao CNMP definição de limites para atuação de procuradores que ameaçam agentes técnicos do Estado
A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou, nesta quarta-feira (25), no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Pedido de Providências para que o órgão se manifeste sobre abusos pontuais de alguns Procuradores da República contra agentes de Estado.