Noticias Cidades/Geral
Bancos de MT estão entre os mais atacados do país
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e a Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) no ano passado aponta Mato Grosso como estado com terceira maior incidência de ataques a bancos.
STJ desmembra inquérito e julgará magistrados de Mato Grosso
Os 11 ministros do Superior Tribunal de Justiça decidiram, esta tarde, por unanidade, que a corte vai julgar os desembargadores Evandro Stábile (ex-presidente do TRE), José Luiz de Carvalho e Carlos Alberto da Rocha, que foram denunciados pelo Ministério Público Federal, na Operação Asafe, em Mato Grosso, investigando supostas vendas de sentenças judiciais no Estado. Os demais 33 denunciados, que não têm foro privilegiado, serão julgados justiça estadual mato-grossense.
Juiz recusa ação contra médico acusado de acumular funções
A Justiça não aceitou uma ação por improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra o médico Antônio José Rodrigues, que atua no município de Rio Branco (356 Km a oeste de Cuiabá). Por entender que o profissional trabalha diuturnamente para atender os anseios dos moradores da cidade de 5 mil habitantes, o juiz Anderson Candiotto, rejeitou a ação na qual o MPE alegou que o acúmulo indevido de cargos afronta o princípio da moralidade e pedia o bloqueio dos bens do médico para uma eventual restituição dos valores supostamente recebidos ilegalmente.
Deputado de MT propõe isenção de impostos para medicamentos no país
Remédios comercializados dentro do Brasil podem ficar livres de impostos. Esta foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 155/12 apresentada, hoje, pelo deputado federal Wellington Fagundes (PR) ao Congresso Nacional. A intenção é tornar os medicamentos mais baratos para a população. De acordo com o parlamentar, a redução vai influenciar diretamente na vida e no bolso do consumidor. "Uma pessoa que precisa tomar remédios de uso contínuo e ganha um salário mínimo tem dificuldade em adquirir os medicamentos".
Nortelândia é contemplada com cursos técnicos profissionalizantes para o segundo semestre de 2012
A Secretaria Municipal de Educação de Nortelândia acaba de confirmar que o município foi contemplado com cursos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira.
Embrapa investe em pesquisas com palmeiras nativas
Formação de bancos de germoplasma, propagação e mecanização da produção. Esses são algumas das ações que estão sendo executadas pelo projeto PROPALMA, da Embrapa. O projeto estuda as palmeiras oleíferas macaúba, babaçu, inajá e tucumã, típicas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, visando à produção de óleo e aproveitamento de coprodutos e resíduos. A iniciativa teve início no ano passado, com recursos da Financiadora e Estudos e Projetos (Finep). Coordenadores dos planos de ação do projeto avaliaram o andamento dos trabalhos, na terça-feira (27), em reunião na Embrapa Agroenergia.
Sintep/MT participa de Fórum do MPE e apresenta reivindicações da categoria
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, e o secretário de Finanças, Orlando Francisco, participaram nesta manhã (29) da primeira reunião do ano do Fórum Permanente de Interlocução: MPE e Sociedade. Os sindicalistas levaram ao debate os problemas enfrentados pela categoria em todo o Estado.
Falsos fiscais vendem, por R$ 300, kits do Inmetro que custam R$ 22
O Inmetro divulgou no YouTube um vídeo que adverte a população contra um golpe dado por falsos fiscais do instituto. Em 2011, a ouvidoria do órgão registrou um crescimento de 200% nas denúncias sobre a atuação de golpistas que, em nome do órgão, vão às casas das pessoas e cobram altos preços para substituir produtos certificados como reguladores de botijão de gás.
Projeto de lei prevê mudança na data de fundação da Polícia Militar de MT
Pautado por inúmeras pesquisas históricas e científicas, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, analisa, na próxima semana, o Projeto de Lei (PL) nº 749, que pretende fazer a correção, alteração e reconhecimento da data de criação da Polícia Militar (PM) de Mato Grosso. De acordo com a propositura, apresentada pelo vice-presidente e líder do Governo no Parlamento, deputado Romoaldo Júnior (PMDB), a data oficial é 06 de novembro de 1720 – e não dia 05 de setembro de 1835.
Ameaça de inundação traz medo à Nortelândia
Os moradores da cidade de Nortelândia (253 km a médio-norte da Capital) estão apreensivos ante a possibilidade de inundação do município. De acordo com a Assembleia Legislativa, é grande a chance de novo rompimento do duto da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santana I.