Publicado em Terça - 10 de Janeiro de 2012 | por MARIANNA PERES

Oeste acelera colheita e se prepara para o milho

O oeste mato-grossense é a região com a colheita mais avançada desta safra. Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 1,2% de uma área 936,8 mil hectares está concluída. Nestes primeiros dias do ano novo os trabalhos se concentram em hectares cultivados com sementes de ciclo curto, as chamadas soja superprecoce e precoce. Neste ritmo, em linha com o observado na safra passada – área 8,9% menor que a atual – os produtores já esperam poder plantar o milho segunda safra a partir de hoje. Em todo Estado a colheita atinge 0,4% dos 6,98 milhões de hectares plantados.
Leia mais...

Volume de análises nos minilaboratórios espalhados pelo Estado só aumenta e quanto mais cedo a descoberta, melhor
Volume de análises nos minilaboratórios espalhados pelo Estado só aumenta e quanto mais cedo a descoberta, melhor

Mato Grosso lidera focos da ferrugem

Publicado em Terça - 10 de Janeiro de 2012 | por MARIANNA PERES

Em um intervalo de apenas uma semana após o anúncio do primeiro foco da ferrugem asiática na safra mato-grossense de soja, o Estado já lidera o número de casos da doença fúngica no Brasil, ultrapassando o Paraná no ciclo 2011/12. Até o final da tarde de ontem, o Consórcio Anti-Ferrugem contabilizava 13 casos no Estado ante 11 no Paraná, volume estabilizado desde metade da semana passada. O primeiro foco, ocorrido cerca de 20 dias antes do que foi na safra passado, foi encontrado em uma lavoura comercial de Sinop (503 quilômetros ao norte de Cuiabá).
Leia mais...

RS: Estiagem ameaça safrinha de milho

Publicado em Segunda - 09 de Janeiro de 2012

Dos 11 mil hectares cultivados todo ano em Santa Cruz do Sul, apenas 3 mil já foram plantados. O restante do plantio deveria acontecer na resteva do tabaco. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, o prazo para o plantio é até o dia 20 de janeiro. "Se não houver umidade no solo, o agricultor não vai ter como plantar o milho. Com certeza, os prejuízos serão maiores", afirma o secretário municipal de Agricultura, Ademir Santin.
Leia mais...

Soja: área colhida em Mato Grosso é de 0,4%

Publicado em Segunda - 09 de Janeiro de 2012 | por Alex Fama

Leia mais...

Produtores familiares negociam com governo

Publicado em Segunda - 09 de Janeiro de 2012 | por Gilberto Costa

Leia mais...

Plantio de florestas vai dobrar no MS, apesar da crise

Publicado em Sexta - 06 de Janeiro de 2012

Apesar de atingir a Europa, responsável por 46% da exportação de celulose do Brasil, a atual crise internacional deve postergar, mas não comprometer os investimentos no plantio de florestas em Mato Grosso do Sul e no Brasil.
Leia mais...

CPRH será primeiro órgão ambiental do NE a emitir licença pela internet

Publicado em Sexta - 06 de Janeiro de 2012

A partir de janeiro, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) vai disponibilizar o Licenciamento Ambiental Eletrônico a Distância por meio do portal do órgão na Internet, tornando-se o primeiro órgão ambiental do Nordeste a utilizar o sistema. O objetivo é agilizar os processos de licenciamento ambiental de empreendimentos de pequeno potencial poluidor. Para conferir a novidade, os interessados podem já acessar o portal www.cprh.pe.gov.br.
Leia mais...

Corretora vê safra de soja 11/12 do Brasil abaixo de 70 mi t

Publicado em Sexta - 06 de Janeiro de 2012 | por ROBERTO SAMORA

Uma esperada safra recorde de soja do Brasil na temporada 2011/12 foi descartada por corretores nesta sexta-feira, com alguns deles avaliando que o impacto da seca na região Sul do país já reduziu em até 8 por cento o potencial da colheita brasileira.
Leia mais...

Seca reduz em 11% safra de grãos no Paraná

Publicado em Quinta - 05 de Janeiro de 2012 | por ESTELITA HASS CARAZZAI

A estiagem que atinge a região Sul do país reduziu em 11% a safra de soja, milho e feijão do Paraná, que é o segundo maior produtor de grãos do país.
Leia mais...

Estiagem ameaça rendimento da pecuária no RS

Publicado em Quarta - 04 de Janeiro de 2012

Apesar de ainda não ter impactado o preço dos produtos para o consumidor final, os setores de gado de corte e a cadeia do leite estão preocupados com as consequências da estiagem no Rio Grande do Sul.
Leia mais...