Noticias Agronegócios
Aprosoja comemora aprovação do Código Florestal
Após vários debates, os senadores aprovaram na noite desta terça (06/12), no plenário do Senado, o projeto do novo Código Florestal (PLC 30/2011), substitutivo de autoria dos senadores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Jorge Viana (PT-AC) para o texto do então deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), aprovado na Câmara dos Deputados em maio deste ano. Foram 59 votos a favor e sete votos contrários ao texto-base. Com relação às emendas apresentadas, 78 ao todo, Viana acatou 26 e o plenário rejeitou quatro destaques ao texto.
AgRural aponta plantio de soja perto do fim e problemas pontuais
O plantio de soja da safra 2011/12 no Brasil avançou para 93 por cento da área projetada de 25 milhões de hectares, um índice à frente da média histórica para a época (89 por cento), apesar de a semana passada ter sido marcada por chuvas mal distribuídas em boa parte das regiões produtoras, informou nesta segunda-feira a Agência Rural.O plantio avançou sete pontos percentuais até a última sexta-feira, na comparação com a semana anterior, e a irregularidade nas precipitações chega a preocupar produtores de algumas áreas isoladas, embora a consultoria não veja problemas significativos por enquanto.
Adidos agrícolas reúnem-se em Brasília
A 2ª Semana de Coordenação dos Adidos vai reunir no Brasil os oito adidos agrícolas que trabalham em embaixadas do Brasil no exterior, em regiões consideradas estratégicas para o comércio agropecuário. Os encontros começaram no último dia 2 de dezembro, com reuniões em São Paulo, e seguem durante toda esta semana, em Brasilia. O objetivo é promover uma reciclagem sobre as diretrizes e prioridades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Também serão discutidas as pendências técnicas e administrativas e será organizado o Plano de Trabalho para 2012.
Inscrições para desafio de produtividade terminam dia 15
Estão abertas as inscrições para desafio máxima produtividade de soja para safra 2011/12. Sojicultores de todo país podem se inscrever no site do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) no endereço eletrônico http://www.desafiosoja.com.br. O desafio é voltado à produtores e técnicos e tem como objetivo estimular a adoção de novas práticas e tecnologias agrícolas, buscando o aumento de produtividade com sustentabilidade da produção de soja.
Mais de 18 mil pessoas visitam mostra do café
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Museu do Café, do Governo do Estado de São Paulo, promovem desde agosto deste ano a exposição Qui si beve caff. A mostra apresenta a paixão pelo café de brasileiros e italianos. A Itália é o terceiro maior mercado importador do café brasileiro.
Melhoramento genético é desafio para produção de pinhão-manso
Terminou nesta quarta-feira (30), em Brasília, o II Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão-manso, promovido pela Embrapa Agroenergia, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Associação Brasileira de Produtores de Pinhão-manso (ABPPM). Na quinta-feira (01), as discussões sobre a cultura continuam no Wokshop Pan-Americano de Sustentabilidade nos Plantios de Pinhão-manso.
Análise: tecnologia reforça potencial de safra recorde
Com agricultores bem capitalizados, os investimentos nas lavouras de grãos e oleaginosas do Brasil atingiram níveis sem precedentes, garantindo um potencial de produção na safra 2011/12 que o Brasil nunca teve, segundo especialistas. As vendas de fertilizantes registram volumes recordes, o uso de agroquímicos está em níveis elevados, assim como o plantio de sementes transgênicas ou convencionais com alta tecnologia.
Agronegócio movimenta US$ 7,9 mi em feira
Os 15 empresários brasileiros que participaram da exposição Food Hospitality China 2011 (FHC), realizada entre os dias 16 e 18 de novembro, em Xangai, fecharam negócios no valor de US$ 2,4 milhões durante o evento. Para os próximos doze meses, ainda como resultado da feira, a expectativa é que ainda sejam negociados US$ 5,5 milhões. As empresas que participaram do encontro tiveram a oportunidade de fortalecer a imagem de produtos brasileiros no mercado chinês, por meio de degustações de produtos nacionais, a exemplo da caipirinha, churrasco, pão de queijo, cafés, vinhos e espumantes.