Noticias Agronegócios
Produção de soja é alta na terra do café
PR - Com uma área de 2.340 ha plantados no município e uma produção estimada em 3.000 kg/ha, os produtores de soja em Altonia (PR) estão mais do que satisfeito com a produção alcançada esse ano.
Leia mais...
Começa colheita da super safra de grãos nos Cerrados do Piauí
Nos Cerrados piauienses foram plantados nesta safra cerca de 400 mil hectares. Centenas de máquinas de última geração roncaram cedo na manhã de domingo (20), na Serra do Quilombo, no município de Bom Jesus, a 635 quilômetros de Teresina, marcando o início da colheita de grãos, principalmente soja, em vasta região dos Cerrados piauienses.
ACRIMAT: a real situação das pastagens de MT
Cuiabá (MT), 23 de março de 2011 – A Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso – apresenta amanhã (24), às 14h, durante coletiva com a imprensa, o levantamento realizado com 495 pecuaristas sobre a real situação das pastagens em Mato Grosso.
Sema e Empaer realizam curso de agroecologia em Sinop
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizam, nos dias 24 e 25 de março, o curso de Agroecologia, no município de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá). O evento tem como objetivo a capacitação de técnicos em sistemas agroecológicos, incentivando o desenvolvimento de práticas agrossilvipastoris com a aplicação na agricultura familiar. O curso será realizado no Centro de Pesquisa da Empaer.
Cultivo controlado assegura ata com maior qualidade
Produção alia quantidade e qualidade, preservando o meio ambiente com menor uso de agrotóxico na cultura. Limoeiro do Norte. O equilíbrio entre o menor uso de meios químicos e a maior presença de ferramentas biológicas, aliado a pesquisas, tem proporcionado o sucesso na produção qualificada de ata na Chapada do Apodi, neste Município.
ACRIMAT: Nordeste de MT pede socorro
Cuiabá (MT), 21 de março de 2011 – A cena desoladora de um pequeno rebanho de vacas e bezerros na estrada de chão da BR 158 - que dá acesso ao município de Vila Rica, distante da capital de Mato Grosso, Cuiabá, 1.300 quilômetros, chamou a atenção de quem passava. A imagem era de um verdadeiro holocausto. A equipe da Associação dos Criadores de Mato Grosso - Acrimat - que estava na região Nordeste do estado, apostava que nenhuma delas chegaria ao seu destino, que era uma pastagem a 200 quilômetros da cidade. A velha frase ‘era só couro e osso’ cai como uma luva para a descrição dessa situação.
União Européia verifica rastreabilidade pecuária em Mato Grosso
Uma missão da União Europeia (UE) chega a Mato Grosso, esta semana, para verificar in loco a rastreabilidade do rebanho bovino.
Recursos da Conab fomentam agricultura familiar e incrementa merenda escolar de Santo Afonso
A prefeitura municipal de Santo Afonso conseguiu viabilizar recursos federais da ordem de R$ 195 mil reais, através da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) que vai fomentar a agricultura familiar.
Justiça Estadual de Canarana Movimenta Agronegócio
A Justiça Estadual de Canarama realiza leilão no dia 22 de março, às 9:00 horas da manhã no Fórum do município.
Alagoas garante sementes para entressafra do feijão
O governador Teotonio Vilela Filho e o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, firmaram nesta quarta-feira (16) um termo de parceria que vai garantir o fornecimento de sementes de feijão, que vai garantir o plantio na entresafra, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Atualmente, o programa de distribuição de sementes do governo do Estado, em parceria com a Conab, beneficia mais de 70 mil agricultores alagoanos. O secretário de Estado de Agricultura, Jorge Dantas, adiantou que o ministro Wagner Rossi garantiu que não haverá cortes de verba para a compra das sementes. Outro assunto tratado na reunião foi o apoio do ministério ao Programa Barriga Cheia. O programa consiste em uma parceria entre o governo do Estado, as usinas de cana de açúcar e prefeituras da região canavieira, onde as usinas cedem algumas áreas no período de entressafra da cana para que os agricultores familiares plantem milho e feijão. O programa Barriga Cheia já tem a participação da Federação dos Trabalhadores (Fetag), do Governo de Alagoas e da iniciativa privada.