Noticias Agronegócios
Lei de regulamentação de orgânicos é atualizada
Os produtores de orgânicos devem ficar atentos ao novo regulamento técnico para os sistemas de produção animal e vegetal. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira, 7 de outubro, a Instrução Normativa nº 46 que irá substituir a norma nº 64 de 18 de dezembro de 2008, responsável pela regulamentação da produção orgânica animal e vegetal no Brasil.
Arroz terá redução de área plantada em Mato Grosso, aponta IBGE
O levantamento da produção agrícola para a safra 2011/2012 divulgado nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o arroz pode ter redução de 27% na área plantada. O documento prevê 168 mil hectares plantados contra 205 mil na safra anterior.
Panaftosa: Paraguai confirma procedimentos
O diretor do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai (Senacsa, sigla em espanhol), Primo Feltes Bagnoli, garantiu que o país vem adotando todos os procedimentos previstos no manual do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa) para controlar o foco da doença notificado no dia 19 de setembro, no Departamento de São Pedro. A região afetada – utilizada principalmente para engorda e terminação de gado - é uma das mais importantes para a pecuária nacional e conta com um rebanho aproximado de 1,4 milhão de cabeças.
Oferta e demanda de milho estão equilibradas em MT
Este é o mais baixo volume registrado em solo mato-grossenses nas últimas duas safras. Em 2010, o estoque nesta época do ano era de 2,3 milhões (t) e no ano anterior estava estimado em 3,2 milhões (t).
Agricultura sustentável depende de tecnologia
Para o Brasil alcançar os altos índices da produção agropecuária que possui atualmente e atender à crescente demanda mundial por alimentos, aumentou os investimentos na aquisição de insumos, principalmente os defensivos agrícolas – sem os quais não é possível produzir em grande escala. O uso deste insumo e suas implicações, assim como a importância do agronegócio mato-grossense para o Brasil e o mundo, foram os temas centrais discutidos nesta terça-feira (04/10) durante o workshop sobre agricultura sustentável “Mato Grosso - Fatos e Mitos”, promovido pelo Sistema Famato com o apoio da Andef, Cearpa, Aprosoja e Crea-MT.
ADM ampliará unidade de processamento de soja em SC
A multinacional ADM, a maior exportadora de farelo de soja do Brasil, ampliará em 50 por cento a capacidade de esmagamento da oleaginosa na unidade de Santa Catarina, num momento em que se prepara para inaugurar em 2012 uma fábrica de biodiesel anexa, disse o diretor de Processamento da empresa no Brasil.
Embrapa promove mais um módulo da capacitação de técnicos da cadeia produtiva do leite em Mato Grosso
Começa nesta terça-feira, dia 4, em Várzea Grande (MT), o terceiro módulo da Capacitação Continuada de Técnicos da Cadeia Produtiva do Leite promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-MT). O curso terá duração de três dias e reunirá cerca de 80 técnicos de todo o estado.
Acrismat pede a Conab levantamento sobre milho
A Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) em parceira com a Conab no estudo e levantamento da demanda de milho na suinocultura do Estado. O objetivo é estabelecer a quantidade de grãos que os suinocultores necessitam este ano.
Cafeicultores têm melhoria em linhas de crédito
O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou, nessa quinta-feira, 29 de setembro, alterações nas linhas de crédito do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). Uma das medidas é o aumento do prazo para a contratação da linha de crédito destinada à recomposição de dividas e a outra envolve o reembolso do financiamento para estocagem do café. As mudanças pretendem beneficiar um número maior de cafeicultores.
Café: Brasil ganha direção da OIC
Robério Silva é o novo diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC) com mandato de cinco anos (2011 a 2016). A eleição ocorreu na 107ª sessão do Conselho Internacional do Café, em 29 de setembro de 2011, em Londres (Inglaterra). Os outros dois países que buscavam representação na direção da OIC eram o México e a Índia. No dia de ontem, o representante indiano, Krishna Rau, abandonou a disputa e apoiou oficialmente o diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura.
