Noticias Agronegócios
Ministro do Turismo participa do lançamento das obras do Aquário do Pantanal
O ministro do Turismo, Pedro Novais, participará nesta segunda-feira (23) da solenidade que dará início à construção do Aquário do Pantanal. A assinatura da ordem de serviço da obra será às 18h, na Praça das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS).
Embrapa obtém primeiras plantas transgênicas de cana-de-açúcar
A Embrapa anuncia nesta terça-feira (24), às 10h, durante a solenidade de comemoração dos cinco anos da Embrapa Agroenergia, em Brasília, a obtenção de plantas transgênicas de cana-de-açúcar. São as primeiras plantas transgênicas confirmadas tolerantes à seca com o gene DREB2A. As perdas em cana-de açúcar devido à seca podem variar de 10% a 50 %, dependendo da região de cultivo e da época de plantio.
Sorriso se torna o maior exportador de Mato Grosso
Pela primeira vez, o município de Sorriso (460 quilômetros ao norte de Cuiabá) passa a ser conhecido além das extensas lavouras de soja que produz a cada safra, ao encerrar o primeiro quadrimestre como o maior exportador de Mato Grosso com vendas externas de US$ 263,20 milhões de janeiro a abril.
Agricultura e turismo fortalecem a economia
Piedade completa hoje 171 anos de existência e confirma a disposição nata de fomentar a agricultura e o turismo. A agricultura é a base da economia do município, que conta com o plantio de mais de 150 produtos hortifrutigranjeiros e abastece cerca de 35% da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), sendo responsável por 90% da alcachofra cultivada no Brasil.
Leia mais...
Nova cultivar de trigo garante boa produtividade
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu mais uma variedade de trigo indicada para o estado do Paraná, maior produtor do país do cereal. A BRS Albatroz, lançada neste ano, tem ciclo precoce, alto potencial produtivo e resistência a doenças que causam perda de rendimento e qualidade dos grãos.
Nova Mutum: 10 disputam o título de Rainha da Expomutum
Dez candidatas disputam, neste sábado, na Associação Recreativa de Nova Mutum, o título de rainha Expomutum 2011. O evento, que deve contar com público superior a 2 mil pessoas, marca oficialmente o lançamento da exposição agropecuária, comercial, industrial e de entretenimento do município, que acontece entre os dias 8 e 12 de junho.
Exponop: ações sociais beneficiarão entidades e famílias carentes
A 27ª Exponop também beneficiará famílias carentes de Sinop, por meio de uma ação realizada em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação. A feira será de 04 a 12 de junho, no parque de Exposições da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte). Dia 9, a portaria é aberta a todo público. Dias 8 e 9 o ingresso para o parque de diversões será a doação de um quilo de alimento não perecível. "Esses alimentos serão entregues à secretaria de Assistência Social e serão doados em cestas básicas para famílias carentes do município", explicou o diretor de Relações Públicas da Acrinorte, Aparecido Granja.
Legislação ambiental indefinida começa a causar medo no campo
O setor agrícola brasileiro começa a temer que a falta de definição sobre o conteúdo do novo código florestal e a indefinição sobre a respectiva dada de votação afaste investidores nacional e internacional do país. O segmento canavieiro, em especial o da região Nordeste, que possui grande parte do cultivo em áreas consolidadas, é um dos principais penalizados pela ausência de consenso entre os deputados. A permanência do plantio em área consolidada ainda é ponto de divergência entre os parlamentares.
Reunião internacional debate pecuária
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promove, de 17 a 20 de maio, a 1ª Reunião Global sobre Pecuária Sustentável. O evento será realizado na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), em Brasília, em parceria com o Ministério Holandês de Assuntos Econômicos, Inovação e da Agricultura e a Organização Mundial das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A CNA e a Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) apoiam a iniciativa.
Mudança no texto do novo código florestal penalizará economia pernambucana
Cerca de 40% da cana de açúcar produzida no estado terá de ser erradicada para atender as mudanças realizadas no texto original do novo código florestal. A estimativa foi feita pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) para demonstrar o efeito nocivo das alterações no documento. O código florestal está agendado para ser votado na próxima quara-feira (18). A entidade garante que se aprovada sem reconsiderar as recentes mudanças no relatório, a sustentabilidade econômica e a manutenção de milhares de postos de trabalho no setor agroindustrial canavieiro ficarão comprometidas.